segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VIVER EM SANTIDADE

A vida de santidade é, certamente, a aspiração de todos os crentes cristãos. Mas viver em santidade não é uma questão de tentativas humanas. Amiúde, ouvimos testemunhos de irmãos que afirmam procurarem viver segundo a vontade de Deus; de outros mais que afirmam viverem vidas diferentes dos não crentes, portanto, estes olhem para a diferença que há entre uns e outros na forma como vivem neste mundo; e outros, ainda, exortam aos irmãos a procurarem andar nos caminhos do Senhor para poderem provar ao mundo que é melhor ser cristão do que não ser. Bem, vejo que há muito idealismo em tudo isto, mas se formos realistas, descobrimos que, no fundo, é um humanismo que domina em todos estes bonitos propósitos. Viver em santidade não é viver diferente dos outros, diferente do mundo. Viver em santidade é não sermos mais nós que vivemos, mas Cristo que vive em nós.
Quero dizer que há uma faceta da santidade muito necessária, mas que é apenas a metade do caminho para um viver santo, evangélico, bíblico. Nós somos, sem nenhuma sombra de dúvida, convidados, exortados, instados, a viver em santidade e justiça todos os dias da nossa vida e, assim, servir ao Senhor. Somos conclamados a operar a nossa salvação com tremor e temor. O apóstolo Paulo nos desafia com a paixão que o Espírito Santo lhe pôs no coração a apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional e a não nos conformarmos com este mundo, mas a nos transformarmos pela renovação do nosso entendimento. Mas nunca somos entregues à nossa sorte para procurarmos viver, às expensas de nós mesmos, a exigente vida de santidade. Quem tentou e não caiu em completa frustração? Quem se entregou inteiramente a Deus, em sacrifício vivo, no altar da consagração e esperou pacientemente ali, até que caísse fogo santo sobre ele, vindo do céu e, uma vez consumido o sacrifício no altar, não se levantou do altar morto para o mundo, morto para a carne, morto para o diabo, para viver em novidade de vida, na virtude da vida ressurecta do Senhor Jesus, à semelhança do Senhor que vivia não para Si mesmo, mas para o Pai, não para fazer a Sua vontade, mas a do Pai?
A vida santa requer de ti, meu irmão, que entronizes a Cristo como Senhor no teu coração. É Ele que faz, ou melhor, que fez as despesas para que vivas uma vida de santidade. Sua obra na Cruz do Calvário garante para todos os que crerem, não só o perdão, como também a santificação. O preço que Ele pagou inclui não só o resgate das treevas, mas a instalção no reino da luz. A vida santa requer que separes de todo o uso profano, mundano, o teu ser total e o consagres inteiramente ao teu Deus. Tens que, com a tua própria boca, declarar ao diabo que já não és mais propriedade dele e de o demonstrar com a tua auto-entrega a Deus, no altar. O Senhor ensinou: "Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça..." Deitai fora os deuses estranhos, os ídolos de ouro, de prata, de barro, de pau, de metal, de carne e osso, quaisquer que sejam seus formatos, símbolos do domínio demoníaco, e purificai-vos. Isto qualquer um pode fazer, se o quizer fazer. Deus te requererá sempre o fazeres aquilo que está ao teu alcance. Mas aquilo que não podes fazer, tens de deixar com Ele o fazê-lo. E o que não podes fazer é, a despeito de toda a azáfama em tentativa de ser obediente e tirar o "lixo" da casa do teu coração, do teu "templo", santificar a casa e torná-la apta para receber o Espírito de Santidade, que deseja dele fazer o Seu templo, a Sua morada. É Ele mesmo que vem com fogo purificador, incendeia todos os cantos e santifica a casa. Apossa-se de tudo o que és e consagraste, "espírito e alma e corpo", destrona o usurpador e este não terá mais domínio sobre a tua vontade, sobre as tuas emoções, sobre a tua mente, uma vez que o velho homem, no qual ele morava e sobre o qual exercia domínio quanto bastava para não servires a Deus em santidade e justiça, agora está morto. E, renascido para a vida e revestido do novo homem, vive na virtude de Cristo.
Meus irmão, separa-te de todo o pecado, de tudo o que em ti queira ao reino de Cristo se opor, entrega-te em consagração total (espírito, alma e corpo) ao Senhor, aguarda em oração no altar e o Espírito Santo virá inaugurar em mais uma criatura de Deus, a vida gloriosa de Cristo. Viverás à imitação de Cristo, porque fiel é Aquele que prometeu, o Qual o fará.

Minha Esperança Portugal - Reunião Coimbra

Amados colegas e irmãos em Cristo.
Paz em Jesus.

Alguns de vós, estiveram presentes, na passada terça-feira, no encontro de apresentação do projecto Minha Esperança. Foi um enorme gozo podermos desfrutar da presença do Dr. Bill Conard, Vice-Presidente da Associação Billy Graham. Agradecemos também à Igreja Assembleia de Deus de Coimbra e ao seu Pastor, o irmão João Pedro Carvalho, a amável hospitalidade.

Para os que ainda não sabem, a Associação Evangelística Billy Graham (AEBG) tem estado a promover com as igrejas locais em vários países este projecto de evangelização denominado A Minha Esperança (My Hope). A Minha Esperança é um esforço evangelístico, para que cada crente do país alcance os seus amigos, familiares e vizinhos com o Evangelho da esperança em Jesus Cristo, convidando-os a vir a sua casa para assistir a três programas evangelísticos de televisão, ajudando-os a crescer no Senhor e a tornarem-se parte da igreja local. Neste projecto, que envolve muita formação prévia, a mensagem de Jesus Cristo é transmitida pela televisão em três noites consecutivas através de uma rede de alcance nacional e em horário nobre.

Ficou assente, pelos líderes presentes, que este é um projecto a acolher e que vem responder a uma necessidade específica. Os Pastores e líderes disseram também que sentem uma enorme necessidade de reacender nas suas comunidades uma paixão maior pela evangelização dos perdidos, os que ainda não conhecem o amor de Deus. Foi manifesto de forma inequívoca o desejo de uma maior comunhão e unidade entre os líderes para orarem juntos e sonharem juntos os desafios do ministério dado às Igrejas da região. Também falámos da necessidade de contextualizar estas oportunidades e recursos que nos chegam mas, pareceu a todos, que o Projecto Minha Esperança, combina muitíssimo bem a necessidade de um evangelismo pessoal com o uso de meios de mass media como a TV. Além disso, foi dito que a estratégia dos grupos familiares, já conhecida e praticada por muitas igrejas é muito adequada à nossa realidade, embora não ignoremos que existem resistências à abertura dos lares pelos portugueses. Foi dito que este projecto poderá galvanizar as nossas igrejas a definitivamente usarem esta estratégia de grupos em casas, sem prejuízo das suas celebrações habituais.

As questões financeiras foram também afloradas e o Dr. Bill Conard expressou que a AEBG fará uma proposta de orçamento provisória e dispoê-se a colaborar com 50 a 60% dos encargos. O restante será levantado entre as igrejas aderentes com duas ofertas de amor a enviar à coordenação do projecto em Portugal, e a venda dos pacotes de materiais da Operação Mateus. A AEBG também esclareceu que fará uma parceria formal com uma organização evangélica com estatuto jurídico a qual assumirá a gestão financeira do projecto.

O Dr. Bill Conard apreciou imenso a atitude e disposição dos irmãos presentes e levou para os EUA a informação de que os Pastores e as Igrejas representadas gostariam de ver o projecto Minha Esperança em Portugal.

Ficou então definido que a Direcção da AEP deverá pronunciar-se sobre o envio de uma carta formal à AEBG para os convidar a desenvolverem este projecto entre as Igrejas Portuguesas. A Direcção da AEP, caso assim o entenda, ficará com a responsabilidade de indicar uma equipa de trabalho que seja representativa das diferentes famílias denominacionais. Essa equipa a definir, será a responsável pelo projecto Minha Esperança submetendo-se à liderança da AEBG.

Para já, informamos os irmãos que lançaremos, em breve, uma página na internet do Minha Esperança Portugal com artigos e informações úteis sobre a necessidade de nos mobilizarmos para a oração e o evangelismo pessoal. Quem quiser poderá consultar o site www.minhaesperanca.com.br e obter informações do projecto realizado no Brasil e que resultou em 300.000 decisões por Cristo.

Em Cristo e para Sua Glória,

Pr. Paulo Pascoal
Presidente da Mevic – Missão Evangélica Intercultural

MEVIC – Missão Evangélica Intercultural
Av. D. António Correia de Sá, 38 - Cv Dtº
2745-242 QUELUZ - PORTUGAL
Tel. /Fax: +351-21 430 2510
www.mevic.pt