sábado, 31 de julho de 2010

REFLECTING GOD

PROMESSAS, PROMESSAS!
Neemias 1:8-11

Neemias não só conhecia a Deus, como conhecia as Escrituras. No Deuteronómio ele aprendeu que o Exílio judeu não foi um acidente.  
Não foi uma falha da parte de Deus; foi o desígnio de Deus.

Deus havia resgatado Israel da escravidão do Egipto, como tinha prometido (Deuteronómio 9:29).  Deus dera a Israel a Terra Prometida (Deuteronómio 30:1-10).  Mas Moisés tinha advertido que a infidelidade a Deus faria com que Israel perdesse a terra (Deut. 4:25-31).

Neemias reconheceu o julgamento de Deus como justo.  Mas ele também lembrou ao Senhor da misericórdia prometida aos sobreviventes.  "De lá buscarás ao Senhor teu Deus, e O acharás, quando O buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Deuteronómio 4:29).

Como Neemias confiava neste Deus, ele não precisava temer 
"este homem" (Neemias 1:11). Na verdade, ele era o rei da Pérsia, Arataxerxes I. Na verdade, ele havia ordenado a paragem da reconstrução de Jerusalém (Esdras 4:21).   No entanto, ele era apenas um homem, e o Senhor era Deus.

Neemias tinha orado por vários dias; era hora de agir.  Assim, ele concluiu sua oração: "Concede que seja bem sucedido hoje o teu servo, e dá-lhe mercê perante este homem" (Neemias 1:11).
- George Lyons
__________

Palavras de promessa, de paz, de repreensão – / São todas palavras de vida e amor.

"Father, Speak Your Word Again", de Ken Bible
_________

Porque quantas são as promessas de Deus tantas têm n’Ele o sim; porquanto também por Ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio (2 Coríntios 10).
_______

sexta-feira, 30 de julho de 2010

REFLECTING GOD

UMA ALIANÇA DE AMOR
Neemias 1:5-7

Neemias 1:5-11 é a primeira e a mais extensa de nove orações de Neemias, registadas no livro. As outras estão em 2:4, 4:4-5, 5:19, 6:14, 13:14, 22, 29 e 31. Que podemos aprender com a sua oração que possa encorajar-nos quando oramos?

Neemias orava a partir de uma profunda compreensão de Deus. Algumas pessoas bem-intencionadas, mas equivocadas, dizem que tudo o que importa é conhecer a Deus, não ter conhecimento acerca de Deus. Neemias não poderia ter orado como fez sem conhecer o carácter e a história de Deus. Grande e temível. Disponível 24 / 7. Leal e amoroso.

A palavra hebraica traduzida por "amor" em "aliança de amor" aqui é hesed (HI-sed). Pode significar a lealdade, bondade, fidelidade devotada, a misericórdia ou graça. Tal "amor" é mais do que um xarope de sentimentalismo. Como hesed, "amor" não é um sentimento, é um acto livre e gracioso. Ele move-se além da chamada do dever, para auxiliar mesmo àqueles que não merecem.

Neemias sabia que ele vinha de uma família de pecadores, desobedientes e pessoas negligentes. Mas ele também sabia que Deus se lembrava da sua “aliança de amor". Pode-se contar com o Deus que cumpre suas promessas não só para nos ouvir, mas para agir em resposta às nossas orações.
- George Lyons
_____________
Já O provei ser verdadeiro; / O que Ele diz, Ele faz.
"He Never Has Failed Me Yet" por W. J. Henry
__________
“Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado” (Êxodo 34:6,7).
________

quinta-feira, 29 de julho de 2010

REFLECTING GOD

INCONSOLÁVEL
Neemias 1:1-4

Aconteceu durante o mês hebreu de Kislev (Novembro-Dezembro) de 445 AC na “cidadela de Susa”, residência de inverno dos reis Persas, 60 milhas a sudoeste da actual Teerão, Irão, a Neemias, um descendente de judeus de classe alta deportados pelos babilónios por volta de 600 AC, e um confidente de Artaxerxes I, rei persa (Neemias 1:11).

O que aconteceu? Notícias de "grande tribulação e desgraça", entre o remanescente judaico em Jerusalém tocaram uma corda sensível em Neemias. Uma empatia inspirada por Deus rompeu através do conforto do seu estatuto de favorecido. E ele já não podia fazer nada. Sua primeira reacção foi chorar e prantear e jejuar e orar por dias.

Já aconteceu o mesmo connosco? Ficámos desolados com o que quebra o coração de Deus? Ou nos protegemos de notícias que poderão vir a forçar-nos a olhar para além de nós mesmos, para as necessidades dos outros? Que fazemos quando vemos imagens de crianças famintas no noticiário da noite? Leu sobre "limpeza étnica"? Ouviu relatos da perseguição de irmãos e irmãs cristãos em esquinas remotas do nosso mundo?
- George Lyons
___________
De almas morrendo de fome, da violência da dor,/O teu coração nunca conheceu recuo.
"Where Cross the Crowded Ways of Life", de Frank Mason North
_________

Vá em frente! Pergunte a Deus porque Ele não faz algo para remediar o sofrimento no nosso mundo, a menos que tenha medo de que Ele lhe dirija a mesma pergunta.
_______

quarta-feira, 28 de julho de 2010

REFLECTING GOD

O MUNDO ESTÁ A VER
1 Pedro 2:9-12

Já reparou como os cristãos são retratados na televisão e no cinema? Um personagem marcado como um crente nascido de novo é, muitas vezes, retratado como um tolo hipócrita, dogmático e "politicamente incorrecto".

Isto, realmente, nada tem de novo. Os inimigos de Deus sempre tentaram desacreditá-Lo difamando Seus filhos. Através dos séculos, o mundo secular tem vigiado cada movimento, examinado cada palavra, e andado à procura de qualquer evidência que pudesse ser usada contra a causa de Cristo. Mas aí reside a nossa vantagem. Precária, sim, mas uma vantagem, não obstante.

Devemos tomar Cristo por nosso exemplo, como os cristãos da Igreja Primitiva fizeram com sucesso. Os gentios frequentemente acusavam os cristãos, aos governantes pagãos, de serem insurrectos. Regularmente eram acusados de ser ateus porque rejeitavam os deuses pagãos. Quando uma praga se abatia e famílias pagãs abandonavam os seus entes queridos afligidos, os cristãos serviam aos enfermos e moribundos. Quando os gentios deixavam seus mortos por sepultar, depois de uma batalha, ou atiravam à rua os seus feridos, os seguidores de Jesus corriam para aliviar o sofrimento.

Levou muito tempo, mas, eventualmente, o amor de Cristo venceu. Isso não mudou de modo nenhum - a fórmula ainda hoje funciona.
- Frank Duracher
__________

Tudo por Jesus! Tudo por Jesus! / Todas as faculdades do meu resgatado ser: / Todos os meus pensamentos e palavras e obras, / Todos os meus dias e todas as minhas horas.
"All for Jesus", de Mary D. James
________

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mateus 5:16).
______

terça-feira, 27 de julho de 2010

REFLECTING GOD

PARA TODOS VEREM

1 Pedro 1:13-16

Eu gostava de ter sido um soldado da marinha dos Estados Unidos.  
Eu até o desejava antes, quando eu era um garoto magricela; mas quanto mais os meninos na aula de ginástica me depenicavam por ser o nanico, mais eu concluía que nunca teria a ocasião de fazer isso na Marinha.

O uniforme deles é elegante não obstante.  
Há qualquer coisa em um fuzileiro naval trazendo uma daquelas roupas de cor azul; ele ou ela tem um ar garboso envergando o uniforme.  Imagino que eles se comportam em conformidade.

Tão atractivo quanto todos os uniformes militares parecem, a verdadeira medida do carácter de uma pessoa é evidente mesmo quando ele ou ela está fora do uniforme.

O apóstolo Pedro pode ter tido isto em mente quando ele exortou os cristãos da Ásia Menor a se esforçarem para viver vidas santas, tendo Deus como seu modelo.  
Este conceito de Deus é o oposto das divindades pagãs.  Os deuses da Grécia e de Roma eram exemplos abomináveis de impureza, excesso sexual e perversão.  Pedro afirma, ao contrário, que o nosso Pai Celestial é um Deus de amor, misericórdia e graça.

Deus é santo, e exige que todos os Seus seguidores sejam como Ele.  A santificação não é algo para ser vestido e despido como um uniforme.

É um sagrado estilo de vida.
- Frank Duracher
____________

Quero que o meu coração Seu trono seja, / Para que um mundo espectador possa ver / Sua semelhança resplandecendo em mim.
"I
Want
to Be Like Jesus", de Thomas O. Chisholm

__________
Santidade não é tanto algo que possuímos, como é algo que nos possui.
________

segunda-feira, 26 de julho de 2010

REFLECTING GOD

RAPAZ DE LAMA
2 Coríntios 6:14 - 7:01

Nunca vou esquecer um incidente da minha infância. 
Eu tinha descido a rua para brincar com um amigo.  No seu quintal havia um buraco enorme de lama.  Havia frangos ciscando à volta do quintal. O meu amigo e eu decidimos perseguir uma dessas galinhas.  Ela levou-nos de cima abaixo, à volta e a toda a sorte de obstáculos, naquele pátio.   Aventurou-se em uma prancha de madeira que se estendia até ao meio sobre o buraco de lama.

Era a nossa sorte, pensámos, esquecendo-nos de que as galinhas podem voar (mais ou menos).  
Apanhámo-nos na prancha, com nada, senão lama, por baixo.  O meu amigo repô-la sobre terra seca.  Eu caí dentro do buraco. O seu pai teve de me puxar para fora.  Eu estava coberto de lama.

Minha mãe veio buscar-me, e ralhou comigo na longa caminhada para casa.  
No nosso quintal, ela tirou-me os calções e me banhou antes de poder entrar em casa. A água estava terrivelmente fria!  Ela tinha acabado de encerar o chão.  Eu não teria permissão de entrar até que estivesse limpo.

Eu não a culpo. Devemos purificar-nos a nós mesmos para fazermos o céu o nosso lar.  
A lama e o lodo do desejo mundano devem ser lavados inteiramente. Caso contrário, ficamos desqualificados para entrar lá.
- Frank Duracher
____________


Vê se há em mim algum caminho mau; / Purifica-me de todo pecado, e põe-me em liberdade.
"Cleanse
Me
", de J. Edwin Orr
__________

Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado (Salmo 51:2).
________

domingo, 25 de julho de 2010

REFLECTING GOD

ESPERANÇA EM MEIO A UM DILÚVIO

     
Esdras 9:10-15

O cenário que eu testemunhei como um natural de Nova Orleães provocou calafrios na minha espinha.  O furacão Katrina acabara de deixar a minha cidade natal debaixo da água - em algumas áreas, água tão profundas como de 8 a 10 pés.

Eu parei numa ponte, com vista sobre o que normalmente é uma via importante para a baixa da cidade. Havia água por toda a parte.  O gravador de fita na minha cabeça repetia para mim algo que a minha avó me dizia muitas vezes: "A nossa cidade está abaixo do nível do mar, e um dia um dilúvio poderia inundar-nos - dadas as condições adequadas".

O meu pesadelo tornara-se agora realidade.

Devido à identificação da cidade com o pecado e a libertinagem, seria fácil para alguém concluir que se tratava do retorno de um Deus vingativo.  
Mas eu não concordo com isso.  Verdade, o nosso Pai Celestial é justo, mas Ele também é um Deus de graça, amor e misericórdia.

Dei testemunho de evidência disso num tema de esperança proferido mesmo antes de as águas diluviais se abaterem. É uma dissertação que ainda sinto cada vez que eu volto a casa para ver o progresso lento da reconstrução em curso.

A nossa esperança em Cristo prova-se maior do que qualquer circunstância, qualquer problema e, até mesmo, qualquer pecado. Ela mantém-nos as cabeças acima da água e ajuda-nos a seguir em frente.
- Frank Duracher
___________

Acima do oceano infinito da vida, em que rolam ondas poderosas, / Estabeleci a minha esperança em Jesus, bendita Âncora da minha alma.
"I’ve Anchored in Jesus", de Lewis E. Jones
_________
Para o filho de Deus, a esperança é eterna!
________

sábado, 24 de julho de 2010

REFLECTING GOD

NÃO HÁ NECESSIDADE DE MÉDICO

Esdras 9:6 b-9

É maravilhoso saber que o nosso Deus está connosco, especialmente em nossas horas mais sombrias.  
Ele está connosco também nos bons momentos, mas a natureza humana tem uma tendência para permanecer cega a isso.

Jesus observou: "Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes" (Mateus 9:12). Também é verdade que os que nunca são acusados têm pouca necessidade de um advogado.  
Alguém que está falido não precisa de procurar os serviços de um consultor de investimentos financeiros.

Os filhos de Israel estavam debaixo da escravidão, mas o Senhor estava lá entre eles.
Sua presença era exactamente o de que eles precisavam.  Ele era-lhes fiel e os libertou.

Ele ainda faz o mesmo.  
Para aqueles que estão doentes, vem a cura. Livramento vem para aqueles que clamam por misericórdia.  As riquezas da sua graça estão disponíveis para quem quer que esteja espiritualmente carente.

"Mas Deus prova o seu próprio amor para connosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8).  
Ele tem estado ali sempre, mesmo quando éramos escravos do pecado.

E Ele nunca vai nos deixar.
- Frank Duracher
____________


Ele nunca me deixa sozinha; sussurra, /Ó tipo assim: "Eu nunca te deixarei." / Jesus é meu.
"Constantly Abiding" por Anne S. Murphy
__________

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão (Gálatas 5:1).
________

sexta-feira, 23 de julho de 2010

REFLECTING GOD

PROSTRADO DIANTE DE UM DEUS SANTO
Esdras 9:1-6a

Um homem foi ao seu pastor com um problema. O problema era a respeito de sua vida de oração. Não havia muito a dizer disso.

Não é que o homem não andasse a tentar. Ele havia elaborado uma lista de pedidos de oração que em pouco tempo se tornara num par de páginas extensas. E agora ele estava a perguntar ao seu pastor porque parecia como se as suas preces "não conseguiam passar do tecto".

"Coloque a lista de lado", foi o conselho rápido do pastor. "Em vez de dizer a Deus o que você quer, tente apenas derramar diante d’Ele o seu coração, e deixe-O comunicar em resposta".

À primeira, o homem ficou furioso, mas depois ele esfriou e decidiu dar à sugestão do pastor uma chance.

Era um homem completamente diferente, uma semana mais tarde, enquanto informava ao seu pastor quanto ele se sentia abençoado agora que a sua estratégia de oração havia sido redireccionada para a adoração e o louvor.

"Uma vez liberto do meu orgulho, comecei a chegar ao trono de Deus", disse o homem ao seu pastor.

Isso funcionará para você também.
- Frank Duracher
_________

O dia está a chegar / Em que cada joelho se dobrará, / Todos os nossos corações O confessarão / Rei da Glória já. "At the Name of Jesus", de Caroline M. Noel
________

Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemo-nos diante do Senhor que nos criou (Salmo 95:6).
________

quinta-feira, 22 de julho de 2010

REFLECTING GOD


PONHA-A NO CORAÇÃO
           Deuteronómio 32:44-52
        Um dos primeiros coros cantados na Escola Dominical que me lembro de ter aprendido vem da Escritura.
«A Tua palavra escondi no meu coração, para eu não pecar contra Ti» (Salmo 119:11).
      É um refrão simples, com uma verdade profunda e eterna. Na verdade, esta é a essência da salvação: confessa o teu pecado e conserva o teu coração limpo, apegando-te à Palavra de Deus. Não há outro caminho para a vida eterna.
      Jesus transmitiu esta verdade quando disse: "Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21). Mesmo se você desviar as frases ao redor, ela ainda soa verdadeira: "Onde estiver o vosso coração, lá encontrareis o vosso tesouro."
      O que mais importa para você? Quem ou o que reivindica o primeiro lugar no seu coração?
      Se a obediência a Deus traz vida, então a escolha é óbvia. Escolha a vida!
- Frank Duracher
_______

      Ajuda-me a andar correctamente -/Mais por fé, menos por vista. / Conduz-me na luz celestial, / Ensina-me o Teu caminho! "Teach Me Thy Way, O Lord", por B. Mansell Ramsey
_______

      
JOY = Jesus em primeiro lugar, a tua pessoa em último lugar, e os outros no meio.
Em Inglês Joy quer dizer «alegria»; assim J representa Jesus, O, others (outros) Y, yourself (a tua pessoa).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

REFLECTING GOD

VIVENDO NO MEIO
Esdras 6:13-18
       Eles tinham passado da adoração por fé no princípio à adoração em vitória no final. No início e no final tudo parecia muito claro. No meio, as coisas pareciam mais confusas e incertas. No meio, houve inimigos: os seus vizinhos, um rei, os seus próprios temores e até mesmo o egoísmo. E no meio, Deus usou todas essas exactas circunstâncias e pessoas de acordo com o Seu plano e sabedoria.
       Eles começaram e terminaram lembrando que Deus é bom e fiel. Os começos e os fins são a parte mais fácil. É o meio que parece mais complicado e obscuro. Vivemos a maior parte de nossas vidas no meio. Podemos nos lembrar do passado do nosso começo com Cristo, para nos encorajar, e podemos olhar para a frente, para a vitória em Cristo que nos foi prometida. Ainda assim, temos de viver no meio entre esses dois tempos e a maioria de nós precisa de toda a ajuda que nos possa ser concedida.
       Louvado seja Deus, que oferece essa ajuda e incentivo de muitas fontes. Precisamos manter nossos olhos abertos e ver Deus em e por trás de muitas das partes “médias” comuns da vida.
 - Gary Asperschlager
_____________


     Aquieta-te, ó minh’ alma, o teu Deus Se comprometeu / A conduzir o futuro, como tem feito com o passado. / Tua esperança, tua confiança nada deixa abalar; / Tudo que é agora misterioso será brilhante no fim. Be Still My Soul", de Katharina von Schlegel
______________

      Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Filipenses 1:6).
__________________

terça-feira, 20 de julho de 2010

REFLECTING GOD

E DEUS FEZ O DIABO PAGAR A CONTA!"
  Esdras 6:6-12
      Mais uma vez os inimigos de Israel tentaram interferir com o que Deus queria que eles fizessem. Os israelitas tinham recebido ordem por meio dos profetas para retomar a construção. Para seu crédito, eles obedeceram. Previsivelmente, os seus inimigos voltaram à táctica que tinha funcionado pela última vez com Artaxerxes. Desta vez, o tiro saiu-lhes pela culatra. Não só Deus colocou no coração do rei Dario deixá-los continuar, como Ciro havia ordenado, mas agora também ordenou Dario que seus inimigos fornecessem os recursos necessários para terminá-lo. Em vez de parar a obra, os inimigos deviam fornecer a matéria-prima para o acabamento.
       Assim como José proclamou a seus irmãos quando o venderam como escravo: "Vocês pretenderam fazer-me mal, mas Deus o tornou em bem" (Génesis 50:20). Pode ter sido no momento em que eles mais temiam que Deus os houvesse abandonado que deram o passo de fé, em resposta à mensagem do profeta. Era então que Deus podia usá-los melhor.
      Não podemos entender a Sua economia nestas coisas, ou como funciona o tempo d’Ele, mas temos que confiar que Ele trabalha, e isto é melhor.
- Gary Asperschlager
____________
      Quando a nossa força falhou antes que o dia chegasse ao meio, / Quando chegámos ao fim dos nossos recursos acumuladas, / A contribuição total do nosso Pai apenas começou.
"He Giveth More Grace" por Annie Johnson Flint
_________
      Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera... (Efésios 3:20).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

REFLECTING GOD

A FÉ TRIUNFA SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS
        Esdras 4:7, 17-24
      Parecia que tudo estava seguindo o seu caminho. Ciro os tinha enviado, e mesmo abastecido, para que eles fossem e reconstruíssem o Templo. Eles tinham-no dedicado a Deus, com culto e sacrifício. Mesmo antes de uma colheita, tinham sacrificado e comemorado a provisão de Deus, em preparação para esta missão. Com um começo tão grande, como poderia falhar este projecto? No entanto, aqui no meio estava uma barreira na estrada.
      Deus havia inspirado Ciro para apoiá-los. Por que Deus não poderia fazer o mesmo com o seu novo governante, Artaxerxes? Como podia Deus deixar que estas outras pessoas e nações interferissem? Nenhuma resposta lhes foi dada.
      Muitas vezes há lutas e obstáculos para os quais não nos é dada nenhuma resposta. Nós apenas temos a promessa de que "Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." (Filipenses 1:6). Isso não significa que não haverá quaisquer curvas e contra-curvas ao longo do caminho, ou quaisquer períodos de espera. O tempo de Deus não é o nosso tempo. Nós, seres humanos, temos uma dificuldade com isso. Só precisamos de lembrar que os tempos de desafio e os eventos não são a palavra final.
- Gary Asperschlager
_________
      Quando a escuridão parece esconder-Lhe o rosto,/Eu descanso em Sua graça imutável./Em cada rajada violenta e tempestuosa,/A minha âncora agarra-se além do véu.
"The Solid Rock", de Edward Mote
________
       O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pedro 3:9).

domingo, 18 de julho de 2010

REFLECTING GOD

IGNORANDO VOZES DO MEDO
Esdras 4:1-5

        Depois de tentar, a partir de dentro, impedir a construção do Templo, através de ligação com os falsos israelitas, os inimigos aplicaram pressão do exterior.  
Alguns programas de TV  “realidade” dependem do facto de que todos estamos com medo de alguma coisa. Para alguns, é o perigo de queda ou das alturas.  Para outros, é o medo de coisas que se arrastam, os rastejantes. Os inimigos de Israel dispuseram-se a investir no medo. Podia ser o medo de fracassar, de não alcançar a sua meta grandiosa.
       Enquanto escrevo, decorre a semana das corridas de bandeirolas da liga principal de beisebol.
Alguns dos jogos são difíceis de ver devido à tensão de tanto cavalgar em cada declive e cada batida. Fico maravilhado com a forma como os jogadores podem ignorar o facto de ficarem atrás no placar e, em vez disso, concentrar-se no que fazer agora. Para chegar aos profissionais, tem-se que realmente acreditar na famosa declaração de Yogi Berra: "Ainda não acabou até acabar".
       Esse é um desafio para todos os esforços cristãos. Muitas vezes parece impossível. 
Há sempre "conselheiros", a incentivarem tal pensamento negativo. Precisamos de reconhecer a ameaça e manter o foco no que é fundamental em nossa fé e no nosso Deus.
- Gary Asperschlager
___________

          Firme nas promessas que não podem falhar! / Quando assaltam as tempestades ululantes de dúvida e medo, / Pela Palavra de Deus viva vou prevalecer, / Firme nas promessas de Deus. "Standing on the Promises", de R. Kelso Carter
___________

        O receio do homem lhe arma laços, mas o que confia no Senhor está seguro (Provérbios 29:25).
____________

sábado, 17 de julho de 2010

REFLECTING GOD

UM FUNDAMENTO VERDADEIRO PARA O CULTO
      Esdras 3:7-13
Quando viram a fundação do novo Templo, alguns gritaram de alegria e outros choraram (v.12). Eles certamente expressaram a gama de emoções que podem vir com a adoração. Há muitas razões para expressar alegria, e há muitas razões para chorar. Mas quais foram as razões para alegria e choro neste caso? Foi o que viram diferentes gerações na fundação do Templo. A geração jovem, que nunca tinha visto o templo de Salomão alegrou-se porque, finalmente, estavam em Israel, e o templo começava a ser reconstruído. Aqueles que tinham bastante mais idade choraram porque se lembravam de quanto mais glorioso o Templo de Salomão tinha sido. Em ambos os casos, o seu motivo de alegria ou de tristeza não era uma boa base para a verdadeira adoração.

 Em ambos os casos, eles concentraram a atenção na base física de um templo físico. O verdadeiro fundamento para o culto realmente vem expresso na sua canção: "Ele é bom; o Seu amor dura para sempre sobre Israel" (v.11). O fundamento para a nossa adoração a Deus deve ser essa verdade espiritual, e não a base física dum edifício. Se a nossa atenção estiver focada na coisa errada, então, como eles, podemos, apenas, chorar como alegrar.
- Gary Asperschlager
___________


A minha esperança está edificada sobre nada menos/Do que o sangue e a justiça de Jesus./Eu não ouso confiar na mais doce ilusão,/Mas inteiramente descansar no Nome de Jesus. "The Solid Rock", de Edward Mote.
________

 Eu não preciso de outro argumento; eu não preciso de outro fundamento. É suficiente que Jesus morreu, e que Ele morreu por mim (Lidie H. Edmunds).
____
     
    Deus Abençoe os Aniversariantes!
03 - Ana Silva Brás
04 - Isabel Vieira Lima (Dina)
08 - João Silva Faustino
11 - Amadeu Monteiro
12 - Manuela Amorim
13 - Miguel Ângelo S. Santos
23 - José Coimbra Vieira (Zezé)
31 - Rui S. Santos
    "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles..." Eclesiastes 12:1
 

sexta-feira, 16 de julho de 2010

REFLECTING GOD

APRESENTANDO SACRIFÍCIOS POR FÉ

Esdras 3:1-6

Segundo alguns comentários, este texto de Esdras indica que os judeus tinham chegado de volta a Israel apenas cerca de três meses atrás, quando eles ofereceram estes sacrifícios. Se bem que a Festa dos Tabernáculos fosse uma festa de colheita, eu acho pouco provável que eles tivessem tido tempo para plantar, cultivar, e colher qualquer tipo de cultura para ser usada para estas ofertas. A minha impressão é que eles estavam a oferecer sacrifícios pela fé das coisas que tinham trazido consigo.

Alguns de nós temos dificuldade de fazer sacrifícios quando já temos as bênçãos de Deus aqui nas nossas mãos. Eles ofereceram os recursos que tinham, para agradecer a Deus pelas bênçãos de uma safra que ainda não tinha acontecido. Também é importante ver que eles ofereceram estes sacrifícios antes de reconstruírem o Templo, ou mesmo a sua fundação. Eles anteciparam o seu trabalho para o Senhor (reconstrução do Templo), com o culto do Senhor (oferta dos seus sacrifícios). Este foi um acto de fé da parte deles. É fácil ter fé após o facto. O desafio para a maioria de nós é andar pela fé, onde ainda não podemos ver.
- Gary Asperschlager


Mas nunca podemos provar / As delícias do seu amor / Até tudo no altar termos colocado; / Porque o favor que Ele mostra / E a alegria que Ele dá / São para aqueles que confiam e obedecem. "Trust and Obey", por John H. Sammis.
_________
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o vais encontrar novamente (Eclesiastes 11:1).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

REFLECTING GOD

A REGRA 80/20
   Esdras 2:68-70
Todos se estabeleceram na terra, mas apenas alguns contribuiram. A maioria das pessoas sabe da generalização chamada a "regra 80/20". Ela diz coisas como "80 por cento do trabalho é feito por 20 por cento do povo" ou "20 por cento das pessoas dão 80 por cento dos recursos." Ela nos lembra da ocasião em que Jesus curou 10 leprosos, mas apenas um voltou para agradecer.

Essa é a vulnerabilidade de uma oferta voluntária. As pessoas são livres para dar ou não dar. Todos os israelitas foram beneficiados pelo regresso e reinstalação em suas casas, mas apenas algumas pessoas deram para a casa de Deus. O profeta Ageu confrontou-os com o facto de terem reconstruído suas casas, mas não terem reconstruído a casa de Deus (Ageu 1:4).

Eu acho que poderíamos dizer que Deus não é um negociador muito bom. Ele "paga" com bênçãos pessoas que não fazem nenhum trabalho. Mas esse foi o argumento de Jesus na parábola dos trabalhadores que foram contratados tarde - todos eles tiveram o mesmo salário (Mateus 20:1-16). Nós podemos ser muito gratos por Deus não ser contido quando se trata de distribuir Suas bênçãos, mas esse conhecimento deve também impedir-nos de presumir que estamos na Sua graça.

- Gary Asperschlager

Há uma vastidão na misericórdia de Deus/Como a vastidão do mar;/Há uma bondade na Sua justiça,/Que é mais do que liberdade. "There’s a Wideness in God’s Mercy", de Frederick W. Faber


Deus está sempre a dar e a perdoar, e nós sempre a receber e a esquecer.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para O Céu

CONCLUSÃO
      E vós, ó escarnecedores, ouvi a Palavra do Senhor. Embora zombando da piedade e dos que a praticam; embora troçando de Cristo e dos Seus ensinamentos, a vós também Ele dirige o Seu amável convite desejando abrigar-vos debaixo das asas da Sua misericórdia. Em suma, fazendo vós parte dos primeiros da lista negra, tudo se poderá modificar pela conversão, e sereis purificados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de Deus (1 Coríntios 6:10-11).
      E vós todos os que sois indiferentes e julgais trilhar o bom caminho, deixai essa indiferença e sede bons cristãos. Arrependei-vos e zelai pelo bem da vossa alma. E se bem que até agora fostes uma ofensa para Cristo, sereis de ora em diante a alegria do Seu coração (Apocalipse 3:16-20).
      E agora, darei testemunho da mercê que vos foi feita. «Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida para que vivas» (Deuteronómio 30:19). Só posso pedir-vos e avisar-vos. Não vos posso obrigar a serdes felizes. Se pudesse, fazia-o. Que resposta poderei levar ao meu Mestre? Deixai-me aplicar as palavras que o servo de Abraão dirigiu à família de Nabor: «Agora, pois, se vós haveis de manifestar beneficência e verdade a meu senhor fazei-mo saber» (Génesis 24:29). Ouçamos agora a feliz resposta de Rebeca: «E disseram: Chamemos a donzela e perguntemos-lhe. E chamaram a Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei» (Génesis 24:57-58). Oh! se eu pudesse ouvir semelhante resposta da vossa boca! Mas porque hei-de arrancar-vos, eu que tanto me preocupo com a vossa salvação? Defendendo apaixonadamente a misericórdia, porque insisto agora tanto na vossa obstinação e na vossa miséria espiritual? Sede vós os juízes. Não pensais que é terrível essa condenação, continuando a pecar, depois de tantos convites para mudar de vida? Sem dúvida que Tiro e Sidon, Sodoma e Gomorra serão muito menos culpadas! (Mateus 11:22-24).
      Caros amigos, se tendes amor às vossas almas, não rejeiteis estas ofertas de misericórdia. Se o Deus que vos criou tem autoridade sobre vós, porque não obedeceis ao que vós ordena? se não desprezais a graça e não fechais as portas à misericórdia, arrependei-vos e convertei-vos. Não consintais que para vós os céus estejam abertos em vão. Que não seja em vão que o Senhor Jesus vos abre o Seu celeiro e vos pede para comprardes sem dinheiro e sem preço. Que não seja em vão que por vós se interessam o Seu Espírito Santo e os Seus ministros, deixando-vos agora sem vos convencer e em face desta sentença: «Já o fole se queimou, o chumbo se consumiu com o fogo; em vão vai fundindo o fundidor. Prata rejeitada lhes chamarão, porque o Senhor os rejeitou» (Jeremias 6:29-30).
      «Pai amantíssimo, toma o meu coração que é tão duro, devido à minha fraqueza. Não termines ainda, embora eu já tenha terminado. Uma só palavra e tudo farás. Ó tu que tens a chave de David, que abres e ninguém fecha, abre este coração, como fizeste a Lídia, e que entre o Rei da Glória e que torne esta alma Sua cativa. Que o tentador não o impeça mais. Que não o afaste  daqui, que não tire os olhos destas linhas, até se resolver a abandonar o pecado e a aceitar a vida nas Tuas condições de renúncia. Em Teu nome, ó Deus, comecei este trabalho; em Teu nome o acabo. Não sejam horas perdidas todas as que nele gastei; não seja trabalho perdido o que originou tantas canseiras. Senhor, toma conta do coração deste leitor e manda-lhe o Teu Espírito, como outrora fizeste com o eunuco que, na sua carruagem, ia lendo a Tua Palavra; ordenando a Filipe que se aproximasse dele para o instruir. E embora eu não o venha a saber nesta vida, peço-te, Senhor, que no último dia possa ter a alegria de ver que algumas almas se converteram através desta leitura, e que outras digam que por estas persuasões foram ganhas para Ti. Amém. Amém». E o leitor diga comigo: Amém.
-Joseph Alleine (Fim).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para O Céu

CONCLUSÃO
      «Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem, preço, vinho e leite. Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim, ouvi e a vossa alma viverá, porque farei convosco um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de David» (Isaías 55:1-3).
      Todo aquele que sofrer de qualquer doença, ou se sentir possuído dum espírito mau, seja ele o do orgulho, do prazer, ou da inveja, aproxime-se deste Médico. Venha o doente à presença d'Aquele que cura toda a espécie de doenças entre o povo (Mateus 4:23-24).
      Em toda e qualquer outra dificuldade, chegai-vos a Cristo que, como bom Capitão, tudo levará a bom porto. Ele será o protector contra as sanções da lei,libertando os fracos e os oprimidos das mãos da justiça. Em suma, é um santuário aberto, um refúgio seguro.Fora com o pecado! Recorrei a Cristo, senão o vingador do sangue será o vencedor e tudo levará na sua ira devoradora!
      Que todo o pecador cego e ignorante venha comprar remédio para a sua cegueira! Nada de desculpas! Se assim continuar, estará perdido para sempre. Aceite, porém, a Cristo por seu Profeta e terá a luz indispensável. Peça-lhe inteligência, estude a Sua Palavra, sofra as injúrias, humilhe-se diante de Deus e Ele ensinar-lhe-á os Seus caminhos, que conduzem à salvação. Mas se não O seguir, se ficar com o seu talento, será condenado, como servo mau e negligente (Mateus 25:24-26).
      Ó pecador, corre para a fonte da vida. Volta ao Senhor e Ele terá misericórdia de ti. Tu que outrora tinhas a boca contaminada com toda a espécie de pecados e blasfémias, ficarás branco como a neve, se te entregares inteiramente a Cristo. Para te purificares, não te entregues à libertinagem nem a adultérios; oferece o teu corpo a Cristo, como vaso de santidade e de pureza. «Embora sejam vermelhos os teus pecados, tornar-se-ão brancos como a neve; embora rubros como o carmesim, ficarão como a branca lã» (Lucas 7:47; Isaías 1:18; 4:7).
      Quando deixais vós de beber em excesso, ó ébrios? Afastai-vos das bebidas alcoólicas. Se bem que tenhais  rolado na imundície dos vossos pecados, entregai-vos agora a Cristo, para viverdes sóbria, justa e piamente. Abraçai a Sua justiça; aceitai o Seu domínio, e a despeito da vossa primitiva impureza, não tardareis ma purificar-vos (Apocalipse 1:5).
- Joseph Alleine (continua)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para O Céu

CONCLUSÃO
      Que generosidade extraordinária!Ninguém é excluído! «Quem quiser tome de graça da água da vida» (Apocalipse 22:17). «Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai os insensatos e vivei» (Provérbios 9:5-6). «Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei» (Mateus 11:28-29). «O que vem a mim de maneira nenhuma o deitarei fora» (João 6:37). Como Ele lamenta quem recusa tais ofertas.! «»Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e tu não quiseste» (Mateus 23:37). «Eis-me aqui, estendi as minhas mãos todo o dia a um povo rebelde» (Isaías 65:1-2). Por que não te lanças agora nos braços do Seu infinito amor?
      Ó pecadores, ouvi-me! Jesus Cristo, através de Seus ministros, quer libertar-vos duma prisão e suplica-vos que, para a vossa eterna felicidade deveis sair dela. Se vos encontrásseis num palácio ou ainda num paraíso, não admirava que não acedêsseis prontamente ao Seu convite. Mas não! É para saírdes duma prisão para a liberdade e das trevas para a luz. O Seu jugo é suave, as Suas leis a tua própria libertação. Que tens ainda que dizer contra os santos caminhos de Deus, ó pecador, se é justo que a Ele, e só a Ele, demos crédito? Não vês que esses nos trazem, paz, doçura, alegria e uma felicidade que durará para sempre (Provérbios 3:17; 1 Pedro 1:8; Salmo 119:103, etc.).
      Caros amigos, estou prestes a deixar-vos, e não sei como separar-me de vós. Antes porém, de concluir a minha tarefa queria ver-vos a fazer uma aliança com Cristo. Como? Deixar-vos como vos encontrei? Depois de tanto ler, não vos resolveis a abandonar o pecado e a seguir a Cristo? Que hei-de fazer mais por vós? Terá sido inútil todo o meu trabalho? Tantos argumentos que empreguei, tanto tempo gasto para vos legar ao caminho do bem, e agora tudo isso terá sido em vão? Mas o meu trabalho pouco importa. O principal é ter em vista os desígnios de Deus e não resistir ao Espírito Santo. Em seguida, pensar no arrependimento e na conversão.
       Pois bem! Embora chamando-vos, não me ouvísseis, mais uma vez levanto a minha voz como trombeta a chamar nas praças da cidade: «Está tudo terminado». Mas ainda mais uma vez dirijo estas palavras aos pecadores indiferentes: «Ó terra, terra, terra, ouve a palavra do Senhor» (Jeremias 22:29). Se não quereis morrer, prestai atenção aos últimos chamamentos da misericórdia. Em nome de Deus, ouvi: «Agora, pois,, filhos, ouvi-me. Ouvi a correcção, não a rejeiteis e sede sábios» (Provérbios 8:32-33).
- Joseph Alleine (continua).

domingo, 11 de julho de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

CONCLUSÃO
      Mas será tudo isto verdade? Poderás realmente escolher entre a vida e a morte? O que é que te impede então de seres feliz? Nada te pode impedir, senão a tua própria negligência ou recusa. Lembras o que o eunuco dizia a Filipe: «Olha, ali está água. Que é que me impede de ser baptizado?» Assim eu te posso dizer: «Olha, aqui tens a Cristo; aqui a misericórdia e o perdão. O que é que te impede de conseguires a salvação? Só tu o podes impedir». A um dos mártires, que orava, pouco antes de morrer, foi apresentada dentro duma caixa uma proposta de perdão, mas em termos inconvenientes. Repara, todavia, que agora o perdão te é oferecido em termos honrosos. Ó pecador, queres perecer com o perdão a teu lado? Entrega-te então a Cristo, renuncia ao pecado e a ti mesmo, toma a cruz e vencerás. Cristo é teu; o perdão, a paz, a vida, a bem-aventurança teus são. Não será uma oferta admirável? E então, por que hesitas? Tens ainda qualquer dúvida? Acaso não sabes que Deus é superior ao pecado, e a glória à vaidade? Não vês que o pecado é contra ti? Quando deixas de ser indolente e de apresentar tantas desculpas? Não penses em adiar para amanhã! Essa resolução só poderá levar-te à perdição eterna.
      O Espírito Santo interessa-se por ti, mas não para sempre. Não sentiste o bafo quente da Palavra de Deus, como a dizer-te que deves abandonar o pecado e voltar-te para Deus? Não sentiste uma voz interior a avisar-te do risco que corre a tua vida, se assim continuares até ao fim? Serás como o jovem Samuel que não reconheceu a voz do Senhor, quando Este o chamou repetidas vezes? Repara que aquela voz interior é um chamamento, uma oferta, um convite do Espírito. Aproveita a maré e não rejeites a visita do Senhor.
      O Senhor Jesus abre os braços para te receber. Com que ternura te pede e te chama! A igreja até fica em êxtase, quando ouve a Sua voz: «É a voz do meu Amado». E tu não a queres ouvir? É a voz potente que abate os cedros, faz as montanhas pular como um vitelo, sacode os desertos, divide as chamas do fogo., Mas, também não é para ti como o trovão do Sinai. É uma voz suave e meiga. Não como a do Monte Ebal, de maldição e terror, mas como a do Monte Gerizim, uma voz de bênção e prenúncio de boas notícias. Também não é a voz da trombeta a anunciar a guerra, mas uma mensagem de paz, do Rei da Paz. Posso dizer-te, ó pecador, como Marta a sua irmã: «O Mestre está aí, e chama-te». Como Maria, levanta-te e vai ao Seu encontro. Que amável convite! Olha como Ele Se dirige à multidão: «Se alguém tem sede, venha a mim e beba» (João 7:37).
- Joseph Alleine (continua)

sábado, 10 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para O Céu

CONCLUSÃO

      E agora, queridos amigos, dizei-me o que pensais. Que ides fazer? Continuar no caminho errado da perdição, ou converter-vos, seguindo a lei da vida eterna? Quanto tempo te demoras ainda em Sodoma? Por quanto tempo hesitas entre duas opiniões? Por quem te decides: por Cristo ou por Barrabás? A bem-aventurança eterna ou o fogo do Inferno? Este perverso e maldito mundo ou o Paraíso de Deus? Que comparação entre o Abana ou o Farfar de Damasco e as fontes do Eden? Que comparação entre o charco lamacento do pecado e a água da vida, clara como o cristal, que dimana do trono de Deus e do Cordeiro? Será o mundo mais poderoso que Cristo? Acompanhar-vos-á à eternidade? Prazeres, bens, honras, riquezas, tudo isto descerá convosco à sepultura? Pensai então naquilo que vos acompanhará para sempre! Porque hesitais ainda? Deixar-vos-ei assim indecisos? Neste caso, estaríeis perdidos para sempre. Mas não é isso digno dum bom cristão. Quanto tempo permanecereis nos vossos desejos vãos e nas vossas intenções infrutíferas? Quando tomareis uma resolução firme, inabalável, decisiva? Não vedes como Satanás procura convencer-vos a adiar essa resolução? Oh! quanto tempo ele vos trouxe iludidos no caminho da perdição!
      Pois bem, não adieis a resposta. Preciso já do vosso consentimento. Se não vos decidis hoje, agora mesmo, enquanto o Senhor lida convosco e vos está a convidar, que será depois, quando desaparecerem estas impressões e estiverdes já endurecidos pela falsidade do pecado? Quereis dar-me a mão? Quereis abrir a porta e dar entrada a Jesus? Quereis dar o vosso nome à Sua santa aliança? Que resolveis? Se demorais ainda, está perdido o meu trabalho, que para nada servirá, já que de nada serviu. «Agora é o tempo aceitável, o dia da salvação; hoje, se ouvirdes a Sua voz». Por que não contais o dia de hoje como data a partir da qual, adquirireis a vossa felicidade? Porque arriscar mais um dia nesta terrível e perigosa situação? Que seria, se Deus hoje mesmo viesse pedir-vos contas? Oh! pudésseis neste dia conhecer o que pertence à vossa paz, antes que se esconda aos vossos olhos! Este é o vosso dia, e só há um. Outros já tiveram ou têm o seu,  e receberam a respectiva sentença. Agora pertence-vos a vós. Lembrai-vos que a vossa conduta se reflecte na vida eterna. Duma boa escolha depende a vossa felicidade, e para sempre. Uma situação definida, portanto.
- Joseph Alleine (continua)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para O Céu

Motivos Para a Conversão
  (Continuação)
5. Deus oferece-nos todas as graças de que necessitamos para atingirmos o nosso objectivo.
      «Estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção» (Provérbios 1:24). Embora mergulhado no abismo da mais profunda miséria, de que dificilmente poderás sair, Cristo oferece-te o Seu valioso auxílio, estendendo-te a mão. Se recusas, é a tua perdição. E de quem é a culpa? «Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa» (Apocalipse 3:20). És pobre, miserável, cego e nu? Cristo põe à tua disposição riquezas sem fim para a tua pobreza, vestuário para a tua nudez, cura para a tua cegueira. Oferece-te a Sua justiça, a Sua graça. «Aconselho-te a comprares-me ouro, para que sejas rico; vestuário, para que te cubras, unguento para os olhos a fim de que possas ver». E dirás ainda: «São impossíveis tais condições, porque não tenho com que comprar?» Mas tu bem sabes que esta compra se faz sem dinheiro e sem preços. Basta pedir e procurar com todo o coração. Deus ordena-te que O conheças e que O temas. Talvez respondas: «Sim, mas o meu coração está endurecido por causa do temor de Deus». Mas olha que é Deus quem se oferece para te iluminar a inteligência e ensinar o Seu santo temor. De modo que, se os homens vivem na ignorância e na indiferença, é porque não compreendem ou não querem compreender os Seus caminhos. «Se clamares por entendimento, e como a prata o procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus» (Provérbios 2:3-5). Não achas que é uma oferta convidativa? «Convertei-vos pela minha repreensão: eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu Espírito» (Provérbios 1:23). Embora sozinhos nada possamos fazer, tudo podemos naquele Espírito que nos conforta e que nos oferece o Seu auxílio. Deus quer que sejamos limpos e puros. Dirás que não é fácil, mas olha que é Deus quem se prontifica a purificar-te, de sorte que, se continuares na tua imundície, é só mercê da tua própria obstinação. «Purifiquei-te e tu não te purificaste» (Ezequiel 24:13). «Ó Jerusalém não te purificarás? Até quando ainda?» (Jeremias 13:27). Deus convida-te a seres puro e a entregares-te a Ele. Aceita essa oferta, e que Ele faça em ti e por ti, aquilo que tu não és capaz.
- Joseph Alleine

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um Caminho Seguro Para o Céu

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO
     (Continuação)
4. As condições da misericórdia serão as melhores possíveis.
      Deus desceu até aos pecadores, o mais que Lhe foi possível. Não sendo Ele o autor do pecado, nem podendo manchar a glória da Sua santidade, como Lhe foi então possível descer tão baixo, senão por um desígnio especial?
      Deus a ninguém impõe coisas impossíveis, como condição de vida. Duas coisas eram necessárias em conformidade com a primeira aliança: primeiro, que satisfizéssemos plenamente os requisitos da justiça, por ofensas passadas; segundo, que pessoalmente, com toda a perfeição, e para sempre, cumpríssemos toda a lei. Pelo pecado tornamos a salvação impossível através de qualquer destes caminhos. Mas a graça de Deus providenciou no sentido de não insistir na satisfação, pois Ele mesmo se encarregou de ir mais longe do que pensávamos. «E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação: isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação» (2 Coríntios 5:18-19). Ele próprio declara ter recebido um resgate e que apenas espera que aceitemos os Seu Filho - nossa justiça e nossa redenção. Se formos a Cristo e fizermos tudo para Lhe agradar, certamente que nos receberá de braços abertos.
      Ó pecador! Considera a condescendência do teu Deus! Deixa-me dizer-te o que o servo de Naamã disse ao seu senhor: «Meu pai, se o profeta te pedisse para fazeres alguma coisa grande, não lhe terias obedecido? Com  muito mais razão te diz: Lava-te e sê puro!» Se Deus te pedisse algo de terrível, severo e rigoroso para escapares à condenação eterna, não estarias disposto a isso? Supõe que te rogava que passasses a tua existência numa selva medonha e escura, ou ainda morresses à fome. Não aceitarias de bom grado estas condições, consideradas indispensáveis para conseguires a redenção eterna? Mais ainda: se Deus te dissesse que para tal precisarias de arder numa fornalha durante milhões de séculos, ou então serias atormentado no Inferno, porventura não preferirias aquela modalidade? Pois bem! Tudo isto não passa dum minúsculo grão de areia no imenso mar da eternidade. Se o teu Criador ofendido te suplicasse apenas durante um ano e em seguida te convidasse a segui-Lo, a abandonar o pecado, a aceitar a Cristo, a servi-Lo mais alguns anos na renúncia, ou então o suplício duraria uma eternidade, porventura hesitarias na oferta, discutindo as condições e não te resolvendo a aceitar a proposta? Ó pecador, converte-te, e viverás. Porque perecer, quando é tão fácil conservar a vida, tão fácil a salvação perante tão inaudita misericórdia? Mesmo que o Senhor fizesse sentir o peso da Sua severidade, ainda assim não terias desculpa. Mas já que o Senhor do Céu, tanto se humilhou e tanto condescendeu, que motivos encontras para não Lhe obedeceres?
      Objecção: Apesar de todas as vantagens da nova aliança, não consigo arrepender-me e crer, e assim cumprir com essas condições.
      Resposta: Sim, só pela graça de Deus serás capaz de cumprir. Mas ouve o que se segue. 
- Joseph Alleine (continua).

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um Caminho Seguro Para o Céu

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO
      (continuação)
3. Deus conceder-te-á excepcionais privilégios já nesta vida.
      Embora a plenitude da tua bem-aventurança já te esteja reservada no outro mundo, Deus não te abandona neste, com graças infinitas: remir-te-á da tua escravidão; salvar-te-á das garras do leão; a serpente amolgar-te-á o calcanhar, mas acabarás por dominá-la, pisando-lhe a cabeça; libertar-te-á da influência do mundo, de maneira que a prosperidade não te destruirá, nem a adversidade te separará de Deus. Depois vai libertar-te do poder da morte e o rei do terror passará a ser para ti um mensageiro de paz. Desaparecerá a maldição da cruz e o metal da tua alma purificar-se-á num cadinho que a curará de seus males. Será Deus que te soltará das prisões da lei, modificando a maldição e tornando-a em bênção, porque é Ele que tem a chave do Céu e do Inferno, fecha e ninguém abre, sim, fecha essas portas, como outrora a boca dos leões, para evitar que venhas a ser subjugado pela segunda morte.
      Além disso, não só te salvará da miséria e da infelicidade, mas, ainda te dotará de inefáveis e excepcionais prerrogativas. Dar-se-á a ti, para ser mais de perto teu Amigo e teu Pai. Mais ainda: teu Sol, teu Escudo. Numa palavra: teu Deus. E que mais precisas? Não basta o ser o teu Deus? Sim, basta, porque Ele assim o quer! Toda a princesa espera do seu príncipe que se porte como tal, que lhe permita viver em conformidade com a sua posição e ter um dote satisfatório. Quem tem um rei como pai e amigo, espera que, como tal venha a proceder. Ai! mas os reis e monarcas da terra quão longe estão de poderem comparar-se a Deus! Assim como a glória, e o poder deles, são infinitamente superados pelos de Deus, assim Deus os excede também na concessão dos Seus favores. Graça e Glória, tudo vos concederá, tratando-vos como filhos e filhas, fazendo-vos herdeiros das suas promessas e estabelecendo a Sua eterna aliança convosco. Ele vos justificará de tudo o que a lei, a consciência e Satanás vos sobrecarregaram. Ele vos dará livre acesso à Sua presença, aceitando as vossas orações. Habitará em vós, em constante união convosco. Tudo o que Lhe pertence estará ao vosso dispor. A Sua bênção ficará convosco. Os vossos inimigos passarão a servir-vos e tudo contribuirá para o vosso bem.
- Joseph Alleine

terça-feira, 6 de julho de 2010

Um Caminho Seguro Para o Céu

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO
       (Continuação)
2. Para ti as portas do Céu abrem-se de par em par.
      E isto por tua causa, a fim de que tu tenhas entrada no reino do Céu. É Cristo que pessoalmente te convida e te chama a tomares posse desta terra prometida que, se bem considerares, tal como a terra prometida do Evangelho, se estende para além do Jordão e daquelas graciosas montanhas. Eis o Paraíso de Deus, banhado por admiráveis torrentes de glória! Levanta-te e percorre-o em toda a sua extensão. Admira-o à tua vontade e considera o que te está reservado pelo Senhor, se te voltares para Ele. Se, como Paulo, te perguntar: «Acreditas nos profetas?», e tu responderes afirmativamente, fica sabendo que te ficará a pertencer tudo o que se diz da cidade de Deus. Vê bem: tudo para ti, mas com a condição de a partir deste momento te entregares ao Senhor.
      Que riqueza de cidade! As fundações são de pedras preciosas, as portas de pérolas, iluminadas pela luz da glória, e o templo é o próprio Deus. Crês, ou não? Se crês, prepara-te para entrar nessa cidade, cujas portas já se encontram abertas de par em par. Ó loucos pecadores, será que ides recusar tão grato convite? O Senhor leva-te ao alto do monte, mostra-te dali o reino do Céu e toda a Sua glória e diz-te somente: «Tudo isto de darei, se prostrado me adorares, se te submeteres à minha misericórdia, aceitando o meu Filho e servindo-me em justiça e santidade». «Ó loucos e tardios de coração em crer!» Procurais servir ao mundo, desprezando a glória eterna? Por que não entras no paraíso, quando a espada de fogo que outrora te impedia de entrares, agora te indica o caminho? Mas irás dizer que sou injusto ao considerar-te infiel e descrente? Que queres, então, que pense de ti? Se és descrente, não darás crédito àquilo que eu te digo! Se acreditas na suma felicidade da vida eterna, farás o possível por adquiri-la.
      Mas repara bem no que te está reservado: um reino de bem-aventurança, de glória, de justiça e de paz, reino eterno que para ti jamais terá fim. Ali residirás e reinarás para sempre, e o Senhor sentar-te-á num trono de glória e coroar-te-á a fronte com o diadema real; e a coroa não será de espinhos, porque o pecado e o sofrimento acabaram, nem de ouro, porque será muito mais valiosa, será, sim, uma coroa de vida, de justiça, de glória, e brilharás então como o sol no firmamento de teu Pai. Olha agora para a tua carne indigna desprezível: cinza, pó, e nada mais. Que serás então? Mais brilhante que as estrelas! Em suma, serás semelhante aos anjos de Deus e contemplarás a Sua face em justiça. Ainda não acreditas? Se ainda não, devo declarar-te na presença de Deus, que não passas dum infiel.
      Mas se acreditas, qual será o motivo? A tua felicidade? A esperança de renunciar a lucros pecaminosos e a prazeres proibidos? O desejo de calcar aos pés a estima do mundo, de não ouvir lisonjas e fugir aos laços do mesmo mundo? Contentares-te com a crítica de que possas ser alvo e com as dificuldades materiais, se forem caminho para te levar ao Céu? Seguires a Cristo, renunciando a ti mesmo, mortificando-te e desprezando a carne? Se assim for, serás herdeiro do reino do Céu, e para sempre.
      Não será uma estupenda oferta? E não será justo que seja condenado aquele que voluntária e conscientemente rejeita tal oferta? E tu? Ainda não crês na Palavra de Deus? Não te afastas do mundo para pensares na vida eterna? Deixa pelo menos falar a consciência, que decidirá da escolha, e por certo irá pela melhor: a eterna felicidade.
- Joseph Alleine

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para o Céu

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO
    (continuação)
1. Ouve o convite afável do Deus que te criou.
      É a Sua natureza que, suave e misericordiosamente, te convida. Que bondade infinita a de Deus! Que compaixão sem limites! Que clemência sem par! Assim como a terra é inferior ao céu, assim são os nossos caminhos e pensamentos comparados com os de Deus! «Tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, piedoso, sofredor e grande em benignidade e em verdade» (Salmo 86:15). Eis um grande argumento para persuadir os pecadores! Voltai-vos para o Senhor,  porque é bom e misericordioso e não se ira com facilidade, é um motivo que nos incita à conversão. Se não houvesse esperança de misericórdia, o caso seria diferente. Mas, jamais vassalo algum teve um tão bom e paciente príncipe, como tu tens. «Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade?» (Miqueias 7:18). Que mais quereis, ó pecadores? «Tornai para mim e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos» (Malaquias 3:7). Se vos  voltardes  para  Ele,      «tornará a apiedar-se de vós, subjugará as vossas iniquidades, e lançará todos os vossos pecados nas profundezas do mar» (Miqueias 7:19). Não é por falta de pensamentos elevados que se perdem os pecadores; é sim por desprezarem a justiça de Deus, julgando encontrar misericórdia fora dos caminhos divinos. Esquecem-se de que as Suas misericórdias estão para além de tudo o que se possa imaginar, quer na qualidade, quer na quantidade (Neemias 9:19), pois são muitas, graciosas, seguras e eternas. Vê lá o que te está reservado, se também tu te quiseres converter! Que dizes? O Senhor abandonou o Seu terror e levantou um trono de graça. Mantém o ceptro de oiro para te salvar. Porventura seria desperdício um transgressor que, perante um rei generoso, quisesse fazer com ele uma aliança, e de joelhos lhe pedisse perdão das suas ofensas? Pois calcula o que não será com Deus, que «guarda a beneficência em milhares, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado» (Êxodo 34:7). Lê ainda o que se diz em Neemias 9:17, sobre a bondade divina.
      São convidativos os chamamentos e as promessas de Cristo a encorajar a alma. Como te chama insistentemente, e como espera por ti! «Volta, ó rebelde Israel, e não farei cair a minha ira sobre ti, porque benigno sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconheço a tua iniquidade. Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; Voltai e eu curarei as vossas rebeliões. Tu te maculaste com muitos amantes, mas ainda assim, torna para mim, diz o Senhor» (Jeremias 3). «Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?» (Ezequiel 33:11). «Se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, guardar os meus estatutos e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou, viverá. Reconsidera e converte-te de todas as tuas transgressões, e certamente não morrerás. Lançai de vós todas as vosas transgressões e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois por que razão morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus. Convertei-vos, pois, e vivei» (Ezequiel 18).
      Que palavras tão ternas estás a ouvir da boca do Senhor! Nada que se comparem com as dos homens, não é verdade? Qual é o rei que perdoa a um traidor? Tens a misericórdia e o perdão à tua espera! Será que vais recusá-los? Nem pensar nisso! Oxalá que hoje mesmo ouças a voz do Senhor!
- Joseph Alleine