sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

REFLECTING GOD

PAZ REAL
Lucas 2:13-15

Minha sobrinha adolescente Rosa gosta de enviar-me pesquisas do MySpace. Quase todas as pesquisas contêm a pergunta: "O que você mais deseja na vida?" Eu sempre dou a mesma resposta: a paz. Eu não quero dizer a paz global que os participantes em manifestações de protesto, muitas vezes declaram desejar. Quero dizer, ao invés, paz no meu coração e nas minhas relações, a paz que não depende das circunstâncias.

Depois de muitos anos de desejar e procurar esta paz duradoura da mente, eu vim a entender que manter Deus no Seu lugar próprio é o único caminho para alcançar a verdadeira paz. Quando eu me concentro em mim e nas minhas necessidades, começo a me sentir desprezada e importunada a respeito de como os outros me vêem e me tratam. Mas quando movo a minha atenção de volta para Deus, ou, como o meu pai costumava dizer, "mantenho uma perspectiva de eternidade," recupero a paz de espírito que desejo.

O versículo chave de hoje muitas vezes aparece como um cumprimento em cartões de Natal, mas é muito mais do que um sentimento. Esta escritura, na verdade, equivale a uma fórmula para a paz que desejamos. Quando damos a Deus toda a glória, reina a paz em nossos corações e vidas aqui na terra.
Marsha Turner-Shear
_______________

Estrelas matutinas, 

Em hinos de louvor,
Aos anjos e homens proclamai,
De Deus o eterno amor.
E paz na terra aos homens.

"Pequena Vila de Belém" por Phillips Brooks
_____________

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).

____________

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

REFLECTING GOD

O NASCIMENTO DUM SALVADOR
Lucas 2:11-12

Embora eu tivesse sido criada em um lar cristão forte por pais que eram pilares da nossa igreja local, passei a minha vida de adulta-jovem acreditando que a Bíblia não tinham relevância no mundo de hoje. Agora, 30 anos depois, estou impressionada com a intemporalidade da nossa presente leitura escriturística. "Hoje," o anjo disse aos pastores, e esta palavra ainda soa verdadeira. Hoje, a vinda de Cristo continua tão relevante para mim e para ti como foi para os pastores mais de 2.000 anos atrás.

O anjo continuou dizendo, "vos nasceu o Salvador." Este Salvador não tinha vindo apenas para os sacerdotes e os fariseus, os líderes religiosos da época. Ele tinha chegado a estes humildes pastores, assim como Ele veio para ti e para mim.

"Ele é Cristo o Senhor," continuou o anjo. Jesus era realmente o Cristo, o Libertador há muito aguardado do Seu povo. Ele ainda é o nosso Senhor e o Soberano do nosso conturbado mundo de hoje.

Hoje
- graças ao nosso Deus misericordioso, eu aprendi a apreciar o imediatismo e a relevância deste Salvador na minha própria vida. Que o mesmo seja verdade para cada um de nós, ao celebrarmos esta quadra do Seu nascimento.
Marsha Turner-Shear
______________

Um anjo proclamou o primeiro Natal
A uns pobres pastores nos campos
Enquanto eles estavam deitados ...
Natal, Natal! É-nos nascido o Rei de Israel!

"The First Noel", Cântico Tradicional Inglês
_____________

O bebé na manjedoura é muito mais do que um objecto para suspiros ternos. Ele é o Filho de Deus, que deve ser aceito como governante - ou confrontado como rival (John G. Stackhouse Jr.).
____________

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

REFLECTING GOD

NÃO TEMAIS
Lucas 2:8-10

Como mensageiros de Deus, os anjos falam por Ele. Sempre que lermos na Bíblia palavras atribuídas a um anjo, podemos seguramente assumir que Deus é o Autor.

O anjo do Senhor que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento de Cristo mostrou a terna compreensão que Deus tem da natureza humana, dizendo aos pastores: "Não tenhais medo." Deus sabe o quanto somos vulneráveis ao medo e quão paralisantes os nossos medos podem ser. Assim, Ele repete esta admoestação de não temermos 365 vezes em toda a Sua Palavra - uma vez por cada dia do ano!

Muitas vezes tememos exactamente a coisa de que nós precisamos. A criança teme a agulha que contém medicamento para fazer-lhe bem. Os adultos temem o fracasso, no entanto, poucas experiências nos ensinam mais do que falhar e tentar novamente. O anjo do Senhor sabia que os pastores também haviam de temer exactamente aquilo de que eles precisavam - a intervenção surpreendente e sobrenatural de Deus no mundo que Ele havia criado.

O medo enfraquece-nos, mas vencer o medo fortalece-nos. Como os pastores, devemos escutar e responder à instrução que nos dá Deus de "não temermos." Cada vez que agirmos superando o nosso medo ao invés de desistirmos perante ele, ganhamos coragem e aumenta a nossa .
Marsha Turner-Shear

_______________

Aconteça o que acontecer, não te espantes;
Deus cuidará de ti.

"God Will Take Care of You", por Civilla D. Martin

______________

Coragem é contagiosa. Quando um valente assume uma posição corajosa, os espinhos dos outros sãoenrigecidos (Billy Graham).

_____________ 

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

REFLECTING GOD

A ORIGEM HUMILDE DO SALVADOR EXALTADO
Lucas 2:6-7

Embora Lucas tenha usado apenas algumas frases para descrever o nascimento de Cristo, uma leitura cuidadosa da escritura de hoje irá revelar o significado profundo deste relato bem conhecido.

Como milhões de mulheres antes e depois, "Maria deu à luz seu primogénito, um rapaz." A partir desta frase simples, sabemos que Maria teve outros filhos, mas também podemos inferir o significado de Jesus ser o seu primogénito. Ainda mais importante foi o conhecimento que ela tinha de que Ele era literalmente o único de sua espécie (inteiramente divino e inteiramente humano).

A frase seguinte de Lucas também parece sem importância: "Ela envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura." No entanto, neste simples acto, podemos ver uma demonstração da humildade e da fé de Maria. Ela, sem dúvida, teria preferido um berço feito por seu marido-carpinteiro como a primeira cama do seu bebé, mas humildemente aceitou a provisão de Deus duma manjedoura.

Nesta época de Natal, vamos colher da história familiar do nascimento de Cristo uma percepção mais ampla da graça de Deus, da fé de Maria e do profundo sacrifício de Cristo. Mas não vamos parar por aí. Que possamos também aplicar esta mesma graça, fé e sacrifício à nossa própria caminhada diária com Cristo.
Marsha Turner-Shear

______________

Oh, o nascimento para sempre bendito,
Quando a Virgem, cheia de graça,
Do Espírito Santo concebendo,
Carrega o Salvador da nossa raça.

"Of the Father's Love Begotten" por Aurelius C. Prudentius

______________

Quantos celebram o nascimento de Cristo! Quão poucos, os Seus preceitos! (Benjamin Franklin).

_____________

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

REFLECTING GOD

LEMBRE-SE DE QUEM O PÔS LÁ
Lucas 1:51-55

Assim como Moisés e David, antes dela, e incontáveis outros depois dela, Maria deve ter-se perguntado: "Quem sou eu, para que fosse escolhida para fazer a obra de Deus?" No versículo chave de hoje, Maria lembra-nos de que Deus "levanta os humildes." Em Sua soberania, deu Deus importância aos visivelmente humildes, ao escolher uma mulher comum para ser a mãe do Messias.

O carácter de Deus não mudou nos séculos seguintes. Nós, Seu povo, com frequência nos encontramos em posições de poder ou prestígio terrenos que podíamos nunca ter imaginado alcançar por nós próprios. Talvez isso lhe tenha acontecido. Se Deus o colocou em uma posição de liderança ou de honra, siga o exemplo de Maria. Nunca se esqueça daquele que ali o colocou. Dê-Lhe toda a glória e honra, e lute contra as tentativas do inimigo de o convencer de que alcançou grandes coisas em sua própria capacidade.

Todo líder faria bem em colocar o versículo chave de hoje em um lugar de destaque e em lê-lo diariamente. Lembremo-nos de que Aquele mesmo que "exalta os humildes" também "depõe de seus tronos os poderosos". Maria sabia-o; nunca o esqueçamos.
Marsha Turner-Shear

________________

Servos de Deus, anunciai o vosso Mestre,
E publicai no exterior Seu nome maravilhoso.

"Ye Servants of God," por Charles Wesley

______________

Não é grande coisa ser humilde quando se é humilhado; mas ser humilde quando se é elogiado é uma grande e rara realização (Bernardo de Claraval).

_____________

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

REFLECTING GOD

AQUELE QUE PODE FAZER A DIFERENÇA
Salmo 98:1-9

Assistir a noticiários de televisão pode tornar-se um vício.  Cada dia traz uma outra história sobre as últimas manobras políticas em Washington e em todo o mundo.  A maioria das histórias simplesmente relembra os recentes acontecimentos em vez de relatar notícias,  mas nós nos penduramos em cada palavra dos repórteres, esperando por um novo apontamento.

Os líderes cristãos incentivam a participação política, aconselhando-nos a escrever os nossos oficiais eleitos, a assinar petições, ou realizar outros actos para combater ou apoiar um projecto de lei específico. Os cristãos devem certamente estar cientes dos problemas políticos, e temos de tomar uma posição contra a tirania e o mal.

No entanto, a escritura de hoje lembra-nos que a nossa segurança está em Deus, não com os políticos. Todo político é um ser humano imperfeito, incapaz de se salvar a si mesmo, e muito menos a alguém mais. Felizmente, não estamos nas mãos dos políticos.

O Salmo 98 termina com um lembrete de que Deus é quem julga o mundo, e Ele é um Juiz justo e imparcial. Temos a promessa da misericórdia de Deus se Lhe tivermos temor, não no sentido de medo, mas no sentido de respeito ao Seu poder e à Sua majestade. Apesar das notícias diárias que são relatadas, não temos de temer a instabilidade política; precisamos apenas de reverenciar o Senhor e confiar n’Ele.
Marsha Turner-Shear
_____________

Castelo Forte é nosso Deus,
Um baluarte que nunca falha;
Nosso Ajudador,  Ele,  em meio ao dilúvio
Dos males fatais prevalecentes.

"A Mighty Fortress Is Our God" por Martinho Lutero
_______________
Ele julgará o mundo com justiça e os povos com equidade  (Salmo 98:9
).
__________