Capítulo 8: 8-13
8. Então eles estarão entre os Gentios. Eles serão levados para o cativeiro e ali, hão-de ser como um vaso em que não se tem prazer; um vaso sujo, imundo, infecto, desprezível, odiado, não usado. É uma alusão a uma apodrecida, rota garrafa feita de pele.
9. Eles subiram à Assíria. À procura de socorro. Um burro selvagem, andando sozinho. À semelhança desse animal, cioso da sua liberdade e que não suporta nenhum rival. Efraim tem amantes contratados. Subsidiou os estados pagãos vizinhos.
10. Por causa da carga do rei dos príncipes. As extorções do rei Assírio e dos príncipes das províncias.
11. Muitos altares para pecar. Embora não pareça que os judeus na Babilónia tenham sido obrigados a adorar os ídolos do país, excepto no caso mencionado por Daniel, no entanto, foi bem diferente com os Israelitas na Assíria e nos outros países da sua dispersão. Porquanto eles tinham erigido muitos altares para pecar quando estavam na sua própria terra, foram obrigados a continuar um sistema semelhante de idolatria, contra a sua vontade, na terra do seu cativeiro. Assim, eles sentiram e viram a depravação da sua idolatria, sem poder para se ajudarem a si mesmos.
13. Eles sacrificam carne. O Bispo Newcome traduz assim: "Sacrificam presentes designados para mim e comem carne." Eles oferecem aos seus ídolos as coisas que pertencem a Jeová; ou, fingindo oferecer ao Senhor, comem e bebem com idolatria; e, portanto, o Senhor não os aceitará. Eles voltarão para o Egipto. Muitos deles voltaram para o Egipto após a conquista da Palestina por Salmaneser e muitos, após a ruína de Jerusalém por Nabucodonosor; mas eles tinham, de facto, voltado ao Egipto através do estabelecimento do culto dos bezerros de ouro, o qual era em imitação ao egípcio Ápis.
Sem comentários:
Enviar um comentário