Capítulo 11: 8-12
8. Como hei-de desistir de ti? Veja as notas sobre o capº. 6: 4, onde temos palavras semelhantes por causa de um sentimento parecido. Está comovido dentro de mim o meu coração. A Justiça exige a tua punição; a Misericórdia advoga pela tua vida. Conforme a tua resposta, Justiça resolve destruir, ou Misericórdia, salvar. O meu coração está oprimido e eu, cansado de me arrepender – de, com tanta frequência, mudar o meu propósito. Tudo isto, apesar de expresso à maneira dos homens, mostra quanto misericordioso, compassivo e relutante a punir o Deus dos céus é.
9. Não executarei. Aqui está a questão desse conflito na mente divina. A Misericórdia triunfa sobre o Juízo; Efraim será poupado. Ele é Deus, e não homem. Ele não pode ser afectado por caprichos humanos. Eles agora estão contritos e imploram por misericórdia; Ele não os castigará, como o homem faria, por delitos passados, quando eles caíram em Sua mão.
10. Andarão após o Senhor. Eles perceberão as operações da Sua providência, quando ele rugir como um leão. Quando Ele levantar a Sua voz majestosa, Ciro fará o seu decreto. O povo tremerá - ficará em um estado de excitação, todos a correr, para se valer da oportunidade de voltar para a sua própria terra.
11. Eles tremerão como um pássaro. Aqueles que estão no Egipto também serão chamados dali e se apressarão para cá, como um pássaro. Os que estiverem na Assíria também serão chamados de volta e fugirão, como pombas, para os seus postigos.
12. Efraim me cercou com mentiras. Acho que este versículo não se une bem com o anterior; diz respeito a outro assunto e devia introduzir o capítulo seguinte, como no Hebraico. Judá ainda domina com Deus. Há uma alusão aqui a Génesis 32: 24, onde a Jacó, depois de ter lutado com o Anjo, foi mudado o nome para Israel, um que "domina com Deus." Essa glória os Israelitas a haviam perdido por sua idolatria; mas Judá ainda conservava o verdadeiro culto e, sozinho, merecia o nome de Israel.
Sem comentários:
Enviar um comentário