domingo, 12 de abril de 2009

ECOS DA RESSURREIÇÃO


O cristianismo é diferente de todas as religiões deste mundo. Estas são fundadas sobre homens que já morreram, os quais permanecem mortos ou que hão de morrer, enquanto o cristianismo é fundado sobre o Cristo que morreu, ressuscitou e vive para sempre.
“O Cristianismo começa onde a religião termina – com a ressurreição” (William McFee).
O apóstolo Paulo compreendeu a importância da ressurreição do Senhor. Quando escreveu a seu filho na fé, Timóteo, ele disse: “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de David, segundo o meu evangelho” (2 Timóteo 2:8). O tempo em que está o verbo “lembrar-se” indica algo constante. Timóteo era para ter isso sempre em mente, em primeiro plano, queria Paulo; nunca devia se esquecer deste facto importantíssimo.
Nós também nunca devemos nos esquecer desta verdade que é um facto fundamental da fé evangélica.
Sigamos com atenção os cinco seguintes significados da ressurreição para a Igreja Primitiva e tomemos estes significados para nós hoje.

1. A ressurreição significa que a morte não reinará mais.
Os discípulos pensaram que a morte de Jesus era o fim. Descobriram que era o princípio. A última palavra não foi “morreu”. A última palavra foi “ressuscitou”. Nem podemos compreender bem o que a morte significava antes da ressurreição do Senhor. Mas quando a ressurreição aconteceu, a morte perdeu a batalha (1 Coríntios 15:55). Quando morre um cristão, sabe que a morte não é o fim. O grande pregador Moody disse certa vez: “Algum dia vocês lerão que eu morri. Não o creiam, pois estarei então mais vivo do que nunca”. Uma menina cruzava sozinha um cemitério, cantando. Alguém perguntou-lhe se tinha medo. Ela respondeu: “Não, só o cruzo para chegar à casa”.
2. A ressurreição significa um companheirismo contínuo com Jesus.
Os discípulos pensaram que já não O veriam mais. As mulheres acharam que não falariam de novo com Ele. Mas Ele lhes apareceu, como havia dito antes da Sua crucificação -“Voltarei para vós” – e cumpriu a Sua promessa. Desde então, todos os Seus seguidores têm comunhão com Ele. Ele vive para sempre. Jesus Cristo é mais do que o Cristo Rei de Almada ou do Rio de Janeiro. Ele é uma Presença Divina. E, porque vive, temos comunhão com Ele, na oração. Ele é o melhor amigo, mesmo no sofrimento. Um cristão, ouvindo dois cavalheiros que negavam a ressurreição, interrompeu-os para lhes dizer: “Perdoem-me a interrupção, mas estou certo de que Cristo ressuscitou dos mortos porque esta manhã, durante cerca de uma hora, estive a falar com Ele”.
3. A ressurreição provou que Jesus é Salvador e Senhor.
Jesus afirmou, repetidas vezes, que Ele ressuscitaria. Deste modo, quem teria aceitado Sua afirmação de ser Ele o Messias, se Ele não tivesse ressuscitado? Nem Seus discípulos. Nem ninguém mais. Mas quando Ele se levantou dentre os mortos, os Seus seguidores receberam a prova final de que Ele era o Salvador, o Redentor (João 20:28).
Vivemos numa idade científica e materialista, hoje. Muita gente é tentada a duvidar destas grandes verdades da fé. Mas nenhum acontecimento na história tem sido melhor comprovado. Há muitos factos que comprovam a conclusão de que Jesus é o Senhor. Ele apareceu inúmeras vezes depois da Sua morte. A atitude dos Seus discípulos sofreu uma grande mudança quando Ele apareceu a eles. A conversão de Saulo em Paulo, no caminho para Damasco. As muitas evidência de aprovação divina que se seguiram à ressurreição.
4. A ressurreição prova que Deus faz que o bem triunfe.
A ressurreição anunciou que um novo poder estava no mundo. Um poder maior que aquele que pregou Jesus na cruz. Mais forte do que as trevas, o ódio, os demónios, a morte e o próprio Satanás. O mundo actual está cheio de tensões, guerras frias, tecnologias de toda a sorte. Recursos para muitas necessidades. Soluções para muitos problemas. Por isso, muitos acham que não precisam de Deus. Decidem: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos”. Infelizmente, alguns cristãos deixam-se levar por esta presunção maligna e já não dão a Deus o lugar que Ele merece e requer em suas vidas (Mateus 6:33). Mas os cristãos maduros e firmados na Palavra de Deus sabem que Deus vencerá as forças do mal. Ele destrói todas as causas da maldade. A justiça e a rectidão triunfarão. Deus vencerá e o mal perecerá. A esperança da ressurreição guarda-nos do desalento, do tédio e da inactividade. Porque Ele vive, nos unimos ao Cristo ressuscitado e esperamos os triunfos da ressurreição.
5. A ressurreição significa que podemos obter vida nova.
A ressurreição deu aos discípulos a segurança de que há vida para além da morte.
Deu-lhes também um poder novo para os ajudar nesta vida. Podiam já morrer vitoriosamente. Mas também podiam viver vitoriosamente. O Cristo ressuscitado produz seguidores ressuscitados. Transformou-os de discípulos cobardes em apóstolos indómitos. Paulo escreveu que Deus “nos ressuscitou juntamente com Cristo Jesus” (Efésios 2:6). Meu irmão, meu amigo, não é necessário que cedas ante a vida e gemas perante as circunstâncias. Não há razão para ninguém se sentir inferior nem derrotado. O poder da ressurreição pode dar-nos um testemunho vital e dinâmico na nossa vida. A vida ressuscitada pode fazer de nós conquistadores. O poder que destruiu a morte, naquele primeiro dia da semana, está ao nosso alcance para vencer o pecado, a fraqueza e a tentação, todos os dias de todas as semanas.

Foi confiado no poder de Sua ressurreição que Jesus garantiu, horas antes de sair para o Jardim de Getsêmane, naquela quinta-feira quando foi preso e levado ao julgamento de Caifás e Pilatos, do qual saiu para ser crucificado:
“Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus” … e “ … vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus” (Lucas 22:15,16,18). E “Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

É dever de todo o cristão gozar do privilégio dado por Cristo de viver vida vitoriosa, santa e irrepreensível, na virtude da vida ressurrecta do Senhor.
Está o leitor dedicado a este propósito? Renove o seu voto a Deus. Diga-lhe: “Renova-me, Senhor…”
Comprometa-se com Cristo, se nunca o fez. Convide-O: “Vem ao meu coração, ó Cristo, tenho nele lugar para Ti” (Apocalipse 3:20).

Sem comentários: