segunda-feira, 11 de julho de 2011

Daniel, O Profeta

CAPÍTULO 12 
         A conclusão adequada para as grandes revoluções previstas neste capítulo e nos seguintes é a ressurreição geral, da qual o início deste capítulo (se for entendido literalmente) dá alguma indicação, 1-3. Daniel é, então, ordenado a encerrar as palavras e selar o livro até ao tempo do fim, 4; e é informado dos três grandes períodos simbólicos de um tempo, tempos e metade de um tempo, 1.290 dias e 1.335 dias, 4-12; no final do último dos quais Daniel terá o seu descanso e estará no seu quinhão, 13. Os comentadores geralmente pensam que o 
término do último período é a época da primeira ressurreição. Ver Apocalipse 20: 4-5.      
         1. Naquele tempo se levantará Miguel. Miguel, o arcanjo, como já foi observado, sempre foi considerado o guardião do povo judeu. Todo aquele que for achado escrito no livro. Todos aquele que, na verdade, temem, amam e obedecem ao Senhor.             
         2. Muitos dos que dormem no pó da terra. Esta profecia tem sido relacionada com a restauração futura dos Judeus  [Esta restauração já teve lugar, em 1947. Em relação à vida do autor, é um acontecimento futuro, pois ele terminou a escrita do seu comentário em 1826 e morreu a 26 de Agosto de 1832, n.t.]. Será também verdade no que se refere ao estado da humanidade no julgamento geral. 
         3. Os que forem sábios. Os que são totalmente instruídos na palavra e na doutrina de Cristo resplandecerão - serão eminentemente distinguidos na Igreja Cristã pela santidade de suas vidas e pela pureza do seu credo. E os que converterem a muitos para a justiça. Aqueles que, pregando Cristo crucificado entre os seus irmãos, forem os meios para a conversão deles à fé cristã, serão como as estrelas - astros resplandecentes no reino do evangelho de Jesus Cristo.
         4. Cerra as palavras e sela o livro. Quando um profeta recebia uma revelação a respeito de algo que se encontrava a uma distância considerável no tempo, ele fechava o seu livro, não compartilhava a sua revelação por algum tempo. Daniel foi ordenado a fazer isto, capítulo 8:26. Ver também Isaías 29:10-11; Apocalipse 22:10. Entre os antigos, aqueles que, no decorrer de sua leitura, marcavam os lugares a respeito dos quais ainda tinham dúvidas, a fim de mantê-los na lembrança, para poderem voltar a eles depois como não tendo sido plenamente entendidos, dizia-se que "selavam". Muitos correrão de uma parte para outra. Muitos se esforçarão para achar o sentido, e a ciência se multiplicará por estes meios, embora o significado não venha a ser plenamente conhecido até que os eventos tomem lugar. Então o selo será partido e o sentido se tornará claro. Este parece ser o sentido deste versículo, embora um outro lhe tenha sido atribuído, ou seja: "Muitos correrão de uma parte para outra, pregando o Evangelho de Cristo e, assim, o conhecimento religioso e a verdadeira sabedoria serão incrementados". Isto é verdadeiro em si mesmo, mas não é o significado das palavras do profeta.

Sem comentários: