segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VIVER EM SANTIDADE

A vida de santidade é, certamente, a aspiração de todos os crentes cristãos. Mas viver em santidade não é uma questão de tentativas humanas. Amiúde, ouvimos testemunhos de irmãos que afirmam procurarem viver segundo a vontade de Deus; de outros mais que afirmam viverem vidas diferentes dos não crentes, portanto, estes olhem para a diferença que há entre uns e outros na forma como vivem neste mundo; e outros, ainda, exortam aos irmãos a procurarem andar nos caminhos do Senhor para poderem provar ao mundo que é melhor ser cristão do que não ser. Bem, vejo que há muito idealismo em tudo isto, mas se formos realistas, descobrimos que, no fundo, é um humanismo que domina em todos estes bonitos propósitos. Viver em santidade não é viver diferente dos outros, diferente do mundo. Viver em santidade é não sermos mais nós que vivemos, mas Cristo que vive em nós.
Quero dizer que há uma faceta da santidade muito necessária, mas que é apenas a metade do caminho para um viver santo, evangélico, bíblico. Nós somos, sem nenhuma sombra de dúvida, convidados, exortados, instados, a viver em santidade e justiça todos os dias da nossa vida e, assim, servir ao Senhor. Somos conclamados a operar a nossa salvação com tremor e temor. O apóstolo Paulo nos desafia com a paixão que o Espírito Santo lhe pôs no coração a apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional e a não nos conformarmos com este mundo, mas a nos transformarmos pela renovação do nosso entendimento. Mas nunca somos entregues à nossa sorte para procurarmos viver, às expensas de nós mesmos, a exigente vida de santidade. Quem tentou e não caiu em completa frustração? Quem se entregou inteiramente a Deus, em sacrifício vivo, no altar da consagração e esperou pacientemente ali, até que caísse fogo santo sobre ele, vindo do céu e, uma vez consumido o sacrifício no altar, não se levantou do altar morto para o mundo, morto para a carne, morto para o diabo, para viver em novidade de vida, na virtude da vida ressurecta do Senhor Jesus, à semelhança do Senhor que vivia não para Si mesmo, mas para o Pai, não para fazer a Sua vontade, mas a do Pai?
A vida santa requer de ti, meu irmão, que entronizes a Cristo como Senhor no teu coração. É Ele que faz, ou melhor, que fez as despesas para que vivas uma vida de santidade. Sua obra na Cruz do Calvário garante para todos os que crerem, não só o perdão, como também a santificação. O preço que Ele pagou inclui não só o resgate das treevas, mas a instalção no reino da luz. A vida santa requer que separes de todo o uso profano, mundano, o teu ser total e o consagres inteiramente ao teu Deus. Tens que, com a tua própria boca, declarar ao diabo que já não és mais propriedade dele e de o demonstrar com a tua auto-entrega a Deus, no altar. O Senhor ensinou: "Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça..." Deitai fora os deuses estranhos, os ídolos de ouro, de prata, de barro, de pau, de metal, de carne e osso, quaisquer que sejam seus formatos, símbolos do domínio demoníaco, e purificai-vos. Isto qualquer um pode fazer, se o quizer fazer. Deus te requererá sempre o fazeres aquilo que está ao teu alcance. Mas aquilo que não podes fazer, tens de deixar com Ele o fazê-lo. E o que não podes fazer é, a despeito de toda a azáfama em tentativa de ser obediente e tirar o "lixo" da casa do teu coração, do teu "templo", santificar a casa e torná-la apta para receber o Espírito de Santidade, que deseja dele fazer o Seu templo, a Sua morada. É Ele mesmo que vem com fogo purificador, incendeia todos os cantos e santifica a casa. Apossa-se de tudo o que és e consagraste, "espírito e alma e corpo", destrona o usurpador e este não terá mais domínio sobre a tua vontade, sobre as tuas emoções, sobre a tua mente, uma vez que o velho homem, no qual ele morava e sobre o qual exercia domínio quanto bastava para não servires a Deus em santidade e justiça, agora está morto. E, renascido para a vida e revestido do novo homem, vive na virtude de Cristo.
Meus irmão, separa-te de todo o pecado, de tudo o que em ti queira ao reino de Cristo se opor, entrega-te em consagração total (espírito, alma e corpo) ao Senhor, aguarda em oração no altar e o Espírito Santo virá inaugurar em mais uma criatura de Deus, a vida gloriosa de Cristo. Viverás à imitação de Cristo, porque fiel é Aquele que prometeu, o Qual o fará.

Sem comentários: