domingo, 3 de abril de 2011

Daniel, o Profeta

Capítulo 10
             Este capítulo e os dois seguintes dão conta da última visão de Daniel, em que se descreve a sucessão das monarquias persa e grega, juntamente com as guerras que teriam lugar entre a Síria e o Egipto, debaixo da última monarquia. A última parte da visão (a partir do capítulo 11:36) parece estar relacionada principalmente  com as perseguições da Igreja nos tempos do Anticristo, até ela ser purificada de todas as suas impurezas; após o que se seguirá o Reino glorioso dos santos, de que se fala nos capítulos sete e oito. Este capítulo começa com o relato do jejum e humilhação de Daniel, 1-3. Depois temos uma descrição da Pessoa Divina que apareceu ao profeta, não diferente daquela que apareceu ao apóstolo, na ilha de Patmos, 4-21. Veja Apocalipse 1:10-16.

            1. No terceiro ano de Ciro. O qual corresponde ao primeiro ano de Dario o Medo. O tempo indicado era demorado. Mas a "guerra prolongada"; haverá muitas disputas e guerras antes que estas coisas possam ser cumpridas.
            2. Eu ... estive triste por três semanas completas. Muito provavelmente, as semanas são contadas a partir do tempo da conclusão da última visão.
            3. Manjar desejável não comi. Este jejum foi antes uma abstinência geral, vivendo todo o tempo de alimentos grosseiros e desagradáveis​​, nada bebendo, senão água, não usando a banheira e, provavelmente, usando cilício próximo da pele, durante todo o tempo.  

Sem comentários: