sábado, 24 de janeiro de 2009

O Cristão e a Mordomia

Um rei antigo dos judeus adoeceu, certa vez. Ele havia sido, até então, um bom rei. Mas recebeu uma mensagem de Deus através do profeta Isaías. O rei chamava-se Ezequias. A mensagem dizia: "Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás." O rei Ezequias, ficou muito triste, desiludido, deitou-se na sua cama e voltou a cara para a parede, chorando e pedindo a Deus que o deixasse ficar mais algum tempo. Então, veio-lhe a mensagem de Deus, segunda vez, pelo mesmo profeta: "Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos..."
Esta é uma história comovente, que bem podia ser a história de qualquer cristão. Ensina-nos que estamos, aqui em baixo, às ordens de Deus, não por nossa conta e risco. O calendário que seguimos não é o nosso; ainda que não pareça assim, é o calendário de Deus. Deus pode dispôr de nós como bem entender, quando entender fazê-lo, pois Ele é o Senhor. Nós apenas somos mordomos dEle. E nós só chegamos a ser cristãos aprovados, se aprendermos a exercer uma boa mordomia para Deus. Mas porque isso?
Porque mordomia é um passo importante para a maturidade do cristão. O que é mordomia? Mordomia é o reconhecimento de que em Cristo “vivemos, e nos movemos, e existimos.
1. O cristão sabe que não pertence a si mesmo porque foi comprado com o preço do sangue de Cristo derramado na cruz por nossos pecados.
2. Reconhece Deus como seu Senhor e vive para Ele.
Toda a vida do cristão – personalidade, tempo, talento, influência, bens materiais, o seu todo, enfim – é dedicado a Cristo.
Isto é verdadeira mordomia cristã. Romanos 14:12 diz: “Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” 2 Coríntios 5:10 – “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo.”

Meu caro irmão cristão, se Deus hoje te enviasse a mensagem que Ele mandou a Ezequias, como reagirias? Como responderias? Tens a tua casa em dia? Estás ciente de que irás, um dia, dar conta da tua mordomia a Deus? Estás aproveitando a mordomia como uma oportunidade de te amadureceres para chegares diante de Deus maduro, com coisas boas para contar a Deus da tua vida activa cá na terra? Estás exercendo uma mordomia alegre das coisas de Deus?

Põe em ordem a tua casa, porque darás conta a Deus da tua mordomia.

Em Amós 4:12, diz a Palavra de Deus: "...Prepara-te, ó ... para te encontrares com o teu Deus."

Sem comentários: