terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Romance Com Fim Feliz

Um dos romances mais encantadores de sempre encontra-se na Bíblia Sagrada. Rute é curto, o cenário é bucólico. Pode-se ler todo em poucos minutos. Se tomar um pouco de tempo para o conhecer ou rever, e às suas personagens, vai deleitar-se muito. Especialmente se gosta de romances com fim feliz. Eu já o li muitas vezes e sempre gosto. Na sua parte final, está registado o seguinte:

“Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho. Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom, e Esrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom, e Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, e Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.”

Eu sei que, depois de ler a história toda e conhecer o começo triste de Rute e o fim feliz que lhe caiu em sorte, não deixará o leitor de ter uma reacção. Cada um faz a sua apreciação à sua maneira. Com muita pena minha, não vou ter acesso ao seu comentário, mas vou compartilhar com o leitor um que chegou às minhas mãos:

“Um dia uma pessoa sábia disse-me: Nunca te precipites a julgar algo, quer seja bênção ou maldição. A história de Noemi lembra-me este facto. O nome Noemi significa «o meu deleite». Mas quando coisas más lhe aconteceram, Noemi quis mudar o seu nome para que estivesse em consonância com as circunstâncias da sua vida. Após a morte do seu marido e filhos, Noemi disse: «a mão do Senhor se descarregou contra mim» (Rute 1:13). Quando as pessoas a saudaram, ela disse: «Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso» -v.20. Em vez de julgar as suas circunstâncias à luz da sua identidade como seguidora do único e verdadeiro Deus que havia proclamado amor infalível para com o Seu povo, Noemi fez aquilo que a maioria de nós tende a fazer: julgou Deus à luz das suas circunstâncias. E julgou de forma errada. A mão de Deus não tinha sido contra ela. De facto, Noemi tinha um tesouro oferecido por Deus que ela ainda não tinha descoberto. Apesar de Noemi ter perdido o seu marido e dois filhos, tinha-lhe sido dado algo totalmente inesperado – uma nora devota e um neto que pertenceria à linhagem do Messias. Como a vida de Noemi nos mostra, por vezes a pior coisa que nos pode acontecer pode abrir a porta para o melhor que Deus tem para nos oferecer. Os propósitos de Deus para os acontecimentos de hoje só podem ser visíveis amanhã.”

O que resta é, em nos apanhando a viver uma situação de aparente desventura, evitar a precipitação para correr atrás de solução humana, à revelia dos métodos e processos divinos, mas perseverar na confiança e esperança. “Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé…” Hebreus 10:37,38.

Sem comentários: