segunda-feira, 6 de junho de 2011

Daniel, O Profeta

Capítulo 11:6-10         
        6. Ao cabo de anos. Várias circunstâncias históricas são omitidas aqui. A filha do rei do Sul. Berenice, filha de Ptolomeu Filadelfo, rei do Egito, casou-se com Antíoco Theos, rei da Síria. Estes dois soberanos envolveram-se numa sangrenta guerra durante alguns anos; e chegaram a acordo para pôr-lhe termo por esse casamento, com a condição de que Antíoco repudiar sua esposa Laodice e os filhos dela, o que ele fez; e, tendo Berenice trazido uma imensa fortuna para o seu marido, parecia que todas as coisas corriam bem por algum tempo. Ela, porém, não conservará a força do braço. "A posteridade dela" não reinará nesse trono. Porque ela será entregue. Antíoco lembrou-se da sua ex-esposa, Laodice e dos filhos dela; e ela, temendo que ele pudesse chamar Berenice de novo, fez com que ele fosse envenenado e ela assassinada, e pôs seu filho Calínico no trono. E bem assim os que a trouxeram. Suas cortesãs egípcias, esforçando-se para defender sua patroa, foram muitas delas mortas. E aquele que a gerou. Ou, como a margem, "aquele que ela deu à luz"; o filho que foi assassinado, assim como a mãe, por despacho de Laodice. E aquele que lhe deu força. Provavelmente, seu pai Ptolomeu, que gostava excessivamente dela e que tinha morrido alguns anos antes. 
        7. Mas de um renovo da linhagem dela. Um ramo da mesma raiz de onde ela brotou. Trata-se de Ptolomeu Euergetes, seu irmão, que, para vingar a morte de sua irmã, marchou, com um grande exército, contra Seleuco Calínico, tomou alguns dos seus melhores lugares, de facto, toda a Ásia, desde o monte Taurus até à Índia e retornou ao Egipto com um espólio imenso, 40.000 talentos de prata, vasos preciosos e 2.500 imagens de seus deuses, sem que Calínico ousasse oferecer-lhe luta.        
        8. Por alguns anos ele deixará em paz. Seleuco Calínico morreu (como exilado) de uma queda do seu cavalo e Ptolomeu Euergetes sobreviveu a ele quatro ou cinco anos.        
        9. Assim, o rei do sul - Ptolomeu Euergetes - entrará no seu reino - o de Seleuco Calínico. E tornará. Ouvindo que tinha tido lugar, no Egipto, um tumulto, Ptolomeu Euergetes viu-se obrigado a voltar rapidamente a fim de o reprimir; doutro modo, ele tinha destruído totalmente o reino de Calínico.         
        10. Mas os seus filhos se movimentarão. Isto é, os filhos de Calínico, que eram Seleuco Cerauno e Antíoco, mais tarde chamado o Grande. Reunirão uma multidão. Seleuco Cerauno reuniu numerosas forças a fim de recuperar os domínios de seu pai; mas, não tendo dinheiro para pagar-lhes, elas se tornaram rebeldes e ele foi envenenado por dois dos seus próprios generais. Então, seu irmão Antíoco foi proclamado rei; de modo que apenas um dos filhos certamente veio, e arrasou, e passou adiante; ele retomou Selêucia e recuperou a Síria. Ele então voltou e subjugou Nicolau, o general egípcio; e parecia disposto a invadir o Egipto, pois ele até chegou à sua fortaleza, às fronteiras do Egipto.

Sem comentários: