quarta-feira, 15 de junho de 2011

Daniel, O Profeta

Capítulo 11:21-25        
       21. Depois se levantará em seu lugar uma pessoa vil. Trata-se de Antíoco, cognominado Epifânio - "o Ilustre." Eles não lhe deram a honra do reino; ele estava em Atenas, na sua vinda de Roma, quando seu pai morreu; e Heliodoro tinha-se declarado rei, como vários outros tinham feito. Mas Antíoco subiu ao trono pacificamente, pois ele obteve o reino por via de adulações. Ele adulou Eumenes, rei de Pérgamo e Átalo, seu irmão e conseguiu o auxílio deles. Ele adulou os romanos e enviou embaixadores para rogar o favor deles e pagar-lhes os tributos em atraso. Ele lisonjeou os Sírios e ganhou a cooperação deles; e, assim como ele lisonjeou os Sírios, também eles o lisonjearam, dando-lhe o epíteto de Epifânio - "o Ilustre." Mas que ele era o que o profeta aqui lhe chama, uma pessoa vil, é perfeitamente evidente a partir do que Políbio diz dele, no Ateneu, lib.5: "Ele associava-se a todos os homens: ele frequentava os estabelecimentos inferiores e tagarelava com os operários; ele frequentava as tabernas comuns e comia e bebia com os piores companheiros, entoando canções devassas." Devido a este relato, um escritor contemporâneo e outros depois dele, em vez de Epifânio, chamaram-lhe Epimanes - "O Maníaco."   
       22. E com as forças de uma inundação. As forças que foram arrastadas ... de diante dele foram os seus concorrentes à coroa. Eles foram derrotados pelas forças de Eumenes e Átalo, e dispersos com a chegada de Antíoco vindo de Atenas, cuja presença confundiu todos os projectos deles. O príncipe da aliança. Refere-se a Onias, o sumo sacerdote, que ele removeu e em cujo lugar ele instalou Jason, que lhe tinha dado uma grande soma de dinheiro; e, em seguida, colocou o ímpio Menelau no lugar dele, por lhe oferecer uma quantia maior. Assim, ele agiu fraudulentamente na aliança que fez com Jason.
       23. Ele subirá. De Roma, onde tinha estado como refém para o pagamento do imposto lançado ao seu pai. Se tornará forte com pouca gente. No começo, ele tinha apenas uns poucos a abraçar a sua causa, quando chegou em Antioquia, estando o povo profundamente dividido entre os muitos pretendentes à coroa; mas sendo apoiado por Eumenes e Átalo, a pouca gente que o seguia aumentou e ele tornou-se forte.
       24. Ele entrará pacificamente na posse até mesmo dos lugares mais férteis. Exactamente as províncias mais ricas - Coelesíria e Palestina. Ele fará o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais. Ele tornou-se pródigo na sua generosidade e espalhou entre eles os despojos de seus inimigos, os saques de templos e as riquezas de seus amigos, bem como os seus próprios rendimentos. Ele gastou muito em espectáculos públicos e distribuiu presentes entre o povo. É-nos dito, em 1 Macabeus 3:30, que "na distribuição liberal de presentes, ele excedeu todos os reis que foram antes dele." Estas são quase as palavras do profeta. Ele maquinará os seus projectos. Quando Eulaeus e Lenaeus, que eram os tutores do jovem rei egípcio Ptolomeu Filométor, exigiram de Antíoco a restituição da Coelesíria e Palestina, o que ele recusou, ele previu que poderia encarar uma guerra com aquele reino; e, portanto, "ele projectou planos" - estabeleceu um sem número de planos para evitar isso, visitou as fortalezas e locais fronteiriços para ter a certeza de que estivessem preparados para a defesa. E ele fez isto por um tempo - ele ocupou alguns anos em preparações hostis contra o Egipto.        
       25. Ele suscitará a sua força. Antíoco marchou contra Ptolomeu, o rei do sul (Egipto), com um grande exército; e os generais egípcios tinham criado uma força poderosa. Sairá à batalha. Os dois exércitos se encontraram entre Pelusium e Monte Casius; mas ele (o rei do sul) não pôde resistir - o exército egípcio foi derrotado. Na campanha seguinte, teve maior sucesso: desbaratou o exército egípcio, tomou Mênfis e fez-se senhor de todo o Egipto, excepto Alexandria; ver 1 Macabeus 1:16-19. E todas estas vantagens ele as conseguiu por "maquinações ardilosas," provavelmente corrompendo os seus ministros e capitães. Ptolomeu Macron entregou Chipre a Antíoco; e os habitantes de Alexandria foram levados a renunciar à sua aliança com Ptolomeu Filométor, e tomaram Euergetes, ou Fiscon, seu irmão mais novo, e o fizeram rei em seu lugar. Tudo isso, sem dúvida, deveu-se aos subornos de Antíoco.

Sem comentários: