quarta-feira, 8 de junho de 2011

Daniel, O Profeta

Capítulo 11:11-15
         11. O rei do sul. Ptolomeu Philopater, que sucedeu a seu pai, Euergetes. Sairá e pelejará contra eleEle saiu a Ráfia, onde foi recebido por Antíoco, quando uma terrível batalha foi travada entre estes dois reis. E ele (Antíoco, o rei do norte) porá em campo grande multidão. Somando 62.000 soldados de infantaria, 6.000 da cavalaria e 102 elefantes; mas ainda assim a multidão foi dada em sua mão, a mão do rei do sul; pois, Ptolomeu obteve uma vitória completa. Ráfia e outras cidades vizinhas pronunciaram-se a favor do vencedor e Antíoco viu-se obrigado a refugiar-se,
com o seu exército desbaratado, em Antioquia, a partir de onde ele enviou a propor a paz. Ver Políbio. lib. 5.
        12. O coração dele se exaltará. Tivesse Ptolomeu aperfeiçoado a sua vitória, ele podia ter desapossado Antíoco de todo o seu império; mas, dando lugar ao orgulho e a uma vida criminosamente sensual, fez as pazes em condições desonrosas; e, embora ele tivesse alcançado uma grande vitória, contudo, o seu reino não foi fortalecido por ela, porque os seus súbditos ficaram descontentes e rebelaram-se contra ele ou, no mínimo, tornaram-se-lhe consideravelmente desafectos. 
       13. O rei do norte tornará ... ao cabo de alguns anos. Cerca de 14 anos depois, Antíoco voltou, estando Philopater morto e sendo seu filho Ptolomeu Epifânio ainda menor. Ele trouxe um exército muito maior e mais riquezas; estas tinham sido ajuntadas numa expedição recente ao oriente.
       14. Se levantarão muitos contra o rei do sul. Antíoco e Filipe, rei da Macedónia, uniram-se para invadir o Egipto. Também os ladrões do teu povo. Os judeus, que se revoltaram contra a sua religião e se juntaram a Ptolomeu, sob Escopas. Se levantarão para estabelecer a visão. Ou seja, para construir, no Egipto, um templo como o de Jerusalém, esperando, assim, cumprir uma profecia de Isaías, capº. 30:18-25, que parecia dar a perceber que os judeus e os egípcios deviam tonar-se um só povo. Eles agora se afastaram de Ptolomeu e se juntaram a Antíoco e este foi o meio de contribuir grandemente para o cumprimento das profecias que anunciavam as calamidades que haviam de recair sobre os judeus. Mas eles cairão. Porque Escopas veio de Ptolomeu com um grande exército e, enquanto Antíoco estava envolvido em outras partes, submeteu Caelesíria e Palestina, subjugou os judeus, colocou guardas nas costas de Jerusalém e retornou ao Egipto com imensos despojos.
      15. Então o rei do norte. Antíoco veio a recuperar a Judeia. Escopas foi enviado por Ptolomeu para combatê-lo; mas ele foi derrotado perto das fontes do Jordão e obrigado a refugiar-se em Sidon com 10.000 homens. Antíoco perseguiu-o e o sitiou e ele viu-se obrigado, pela fome, a render-se incondicionalmente, e apenas suas vidas foram poupadas. Antíoco, depois, sitiou várias das cidades fortificadas e as tomou; em suma, arrastou tudo diante dele; de tal modo que o rei do sul, Ptolomeu e o seu povo escolhido, os seus mais hábeis generais, não foram capazes de se lhe opor.

Sem comentários: