segunda-feira, 13 de junho de 2011

Daniel, O Profeta


Capítulo 11:16-20          
       16. Ele se fincará na terra gloriosa. Judeia. Porque ele submeteu a Palestina; e os judeus lhe forneceram víveres e o ajudaram a reduzir a guarnição que Escopas havia deixado na cidadela de Jerusalém. Que por sua mão será consumado. Ou, "que será aperfeiçoado em sua mão." Porque Antíoco mostrou grande favor aos Judeus, ele trouxe de volta os que foram dispersos e os restabeleceu na terra; libertou os sacerdotes e levitas de todos os tributos.         
       17. E também firmará o propósito de vir. Antíoco propôs-se a fazer o seu exército marchar sobre o Egipto; mas pensou melhor seguir a via da fraude e, assim, propôs um tratado de casamento entre ele e sua filha Cleópatra, aqui chamada a filha de mulheres, por causa de sua grande beleza e talentos. E isso ele parece ter feito, tendo pessoas íntegras consigo. Ou, como a Septuaginta o lê, "E ele fará todas as coisas correctamente com ele;" ou seja, ele agiu como se não fosse influenciado por coisa nenhuma, senão as mais correctas intenções. Mas a sua intenção era que sua filha fosse uma armadilha para Ptolomeu e, por isso, propôs-se a corrompê-la para que ela pudesse trair o marido. Mas ela não ficará do seu lado. Pelo contrário, os interesses do seu marido tornaram-se-lhe mais caros do que os de seu pai e, por intermédio dela, Ptolomeu foi posto sobre sua guarda contra as intenções de Antíoco.        
       18. Virará o seu rosto para as ilhas. Antíoco armou uma grande frota de 100 navios de grande porte e 200 de menor calado e, com esta frota, subjugou a maioria dos lugares marítimos na costa do Mediterrâneo e tomou muitas das ilhas: Rodes, Samos, Eubaea, Colofon e outras. Mas um príncipe em sua própria defesa. Ou, "um capitão." O cônsul Acílio Glábrio fez que o seu opróbrio ... cessasse" derrotou e destroçou o seu exército no estreito das Termópilas, e expulsou-o da Grécia. Então, obrigou-o a pagar o tributo que ele esperava impor aos outros, pois ele lhe concederia a paz apenas soba condição de pagar os custos da guerra, 15 mil talentos. Sem o seu próprio opróbrio. Sem perder uma batalha, ou dar um passo em falso, Acílio deu lugar a que o opróbrio que ele estava a trazer  sobre os romanos recaísse sobre si mesmo.
       19. Ele voltará o seu rosto para as fortalezas da sua própria terra. Após esta derrota vergonhosa, Antíoco fugiu para Sardes, daí para Apamea e, no dia seguinte, entrou na Síria e alcançou Antioquia, sua própria fortaleza, de onde enviou embaixadores para tratar da paz; e foi obrigado a comprometer-se a pagar a enorme quantia de dinheiro acima mencionada. Mas tropeçará e cairá. Achando-se envolvido nas maiores dificuldades para ajuntar o montante estipulado, marchou sobre as suas províncias do leste para exigir os impostos em atraso; e, na tentativa de saquear o templo de Júpiter Belus, em Elymais, a populaça se lhe opôs e ele e seus servidores foram mortos. Este é o relato que Diodoro Siculo, Estrabão e Justino dão de sua morte.        
       20. Levantar-se-á, depois, em lugar dele um colector de impostos. Seleuco Filopater sucedeu a seu pai, Antíoco. Ele mandou o seu tesoureiro, Heliodoro, para se apoderar do dinheiro depositado no Templo de Jerusalém que é aqui chamada a glória do reino; ver 2 Macabeus 9:23. Ele estava tão apertado para pagar o imposto anual aos Romanos que se via obrigado a carregar os seus súbditos com impostos contínuos. Ele será destruído, sem ira - não a lutar contra um inimigo, nem batalha - à frente das suas tropas; mas de modo vil e traiçoeiramente, pela mão de Heliodoro, seu tesoureiro, que esperava reinar em seu lugar.

Sem comentários: