quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DEUS LIBERTA A NAÇÃO

Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.
E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.
E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em seus vestidos, sobre seus ombros. Fizeram pois os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios vasos de prata, e vasos de ouro, e vestidos. E o Senhor deu graça ao povo em os olhos dos egípcios, e emprestavam-lhes; e eles despojavam aos egípcios.
Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, coisa de seiscentos mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos. E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e vacas, uma grande multidão de gado.
E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egipto, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egipto; e não se puderam deter, nem prepararam comida.
O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egipto foi de quatrocentos e trinta anos. E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egipto.
Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egipto; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.
(Êxodo capº. 12 versos 31 a 42)

Sem comentários: