sábado, 15 de agosto de 2009

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU - Joseph Alleine

Converter-se não significa ser justo moralmente. Deste modo não ireis além da justiça dos escribas e dos fariseus e, portanto, esta não vos levará ao reino de Deus (Mat. 5:20). Antes da conversão, Paulo também praticava a justiça dentro da lei, e assim era irrepreensível (Filip. 3: 6). O fariseu do Evangelho exclamava orgulhosamente: «Não sou ladrão, injusto, adúltero, etc.» (Luc. 18:11). É possível que as vossas qualidades vão ainda mais além mas, se fordes vós a justificar-vos, não tereis a bênção de Deus. Não condeno a moralidade, mas aconselho-vos a ir mais além. A piedade inclui a moralidade, assim como o Cristianismo a humanidade, e a graça a razão. Mas nada de confusões!

Converter-se não significa conformar-se externamente às normas de piedade. É certo que se pode ter um aspecto de santidade, mas não eficaz (II Tim. 3:5). Pode-se orar muito (Mat. 23: 14), jejuar frequentemente (Luc. 18:12), ouvir de bom grado (Mar. 6:20) a Palavra de Deus, ser diligente no serviço de Deus, mesmo dispendendo grandes somas (Isaías 1:11), e no entanto estar muito longe da conversão. É necessário mais alguma coisa do que frequentar a igreja, dar esmolas, orar e julgar-se filho de Deus. Hipocrisia e nada mais, mesmo que se desse toda a fortuna aos pobres, e o corpo às chamas (I Cor. 13:3).

Converter-se não é a fuga da corrupção pela educação, pelas leis humanas, ou ainda pela força das circunstâncias. É tão frequente e fácil confundir-se educação com graça. Se assim fosse quem melhor do que Joás? Enquanto viveu seu tio, Joiada, foi tão zeloso no serviço do Senhor que tomou a peito reparar a casa de Deus (II Reis 12:2-7). Aparências, que iludem! Muito gentil, sem dúvida, mas logo que o tio desapareceu, ei-lo caído na idolatria!
A conversão não consiste, pois, na iluminação ou na convicção, nem numa mudança superficial ou reforma parcial. Um apóstata pode ser um iluminado (Heb. 6:4), um Félix pode ficar espavorido (Act.24:25) e um Herodes praticar boas acções (Mar.6:20). Uma coisa é alarmar o pecado só por convicções, outra crucificá-lo pela graça da conversão. Com a consciência atormentada pelo pecado, muitos confundem convicção com conversão. Deste modo Caim teria passado por um convertido, até que a sufocou dedicando-se à construção e ao comércio. Outros julgam que já se encontram na realidade convertidos só porque se afastaram de caminhos desregrados, abandonaram más companhias ou outros prazeres e passaram a ser sóbrios e moderados, aliás, mais civilizados. Esquecem assim que há uma grande diferença entre santidade e civilização! Esquecem que muitos procuram entrar no reino dos Céus, e não estão muito longe dele. Enquanto a consciência os domina, há muitos que oram, ouvem, lêem e até se abstêm de pecar; mas depressa voltam a cair na vida pecaminosa de outrora. Quem mais religioso do que os judeus, quando a mão de Deus pesava sobre eles? No entanto, ainda não tinham passado as aflições e já estavam a esquecer-se de Deus. Podeis abandonar o pecado e fugir da corrupção do mundo, sem contudo modificardes a vossa inclinação natural.
Mediante um molde apropriado, um pedaço de chumbo pode transformar-se sucessivamente numa planta, num animal e até num homem, ou melhor, tomar a forma de planta, de animal e de homem, mas nunca deixará de ser um pedaço de chumbo. Assim o homem passar por várias transformações, desde a ignorância até à mais alta ciência, até à religião, inclusivamente, mas não deixará os seus instintos carnais nem a sua alma passará a ser regenerada, em suma, a natureza não se modificou.
Ouvi então, ó pecadores, como orientar a vossa vida. Porque vos iludis numa esperança infundada? Sei que é difícil afastar essa esperança, o que se torna desagradável não só para vós, mas até para mim. É o caso do cirurgião que, custe o que custar, tem de separar do corpo são o membro nocivo. Mas procurai compreender-me, meus amados irmãos, porque doutra maneira é grande o prejuízo. A casa ameaça ruína? Muito simples: que seja derrubada imediatamente, para que ninguém dum momento para o outro fique sepultado debaixo dos escombros. E então, mãos à obra. Surgirá uma nova construção mais bela, mais sólida e mais permanente. A esperança dos maus perecerá (Prov. 11:7). E não será melhor, ó pecador, deixares-te convencer pela Palavra de Deus, abandonando as tuas falsas esperanças, para que a morte não te surpreenda, e só no Inferno te venhas a arrepender? Eu seria um falso pastor, se não vos avisasse, vendo-vos tão tranquilos a assentar arraiais no terreno inconsistente e movediço do pecado. Deixai a consciência falar. O que é que vos recomenda, o nome de cristão que usais?
O serdes membro da igreja visível? O conhecimento que tendes dos princípios da vossa fé? A civilização de que gozais? O cumprimento dos deveres religiosos? Um rebate da consciência quando pecais? Digo-vos no Senhor que, perante o Tribunal de Deus, nada disso é suficiente, embora nada seja mau em si, mas não prova a vossa conversão, que é indispensável para vos salvardes. Quando vos resolveis então? Examinai o coração, e não espereis que seja só Deus a agir. Ou mudais de vida, ou estais irremediavelmente perdidos.
Se isto se passa com os que se dizem crentes e cristãos, que direi dos outros? Esses nem se dão ao trabalho de me ler ou ouvir. Mas fiquem sabendo que é a Deus que não ouvem nem lêem, e que estão ainda muito longe do Reino de Deus. Se quem acompanha as virgens prudentes ainda se arrisca a ficar à porta, que sucederá aos que seguirem o exemplo das loucas? Pode uma delas ser recta nas suas intenções e fiel na sua conduta, e não justificada diante de Deus? Que será de ti, pois, ó homem perverso, cuja consciência te diz que és falso em tudo? Se os homens podem ser iluminados e levados à prática externa dos deveres sagrados, e mesmo assim se perdem por não se converterem, que será de vós, ó miseráveis, que viveis sem Deus? E vós, ó pecadores, que mal pensais em Deus, e não orais, ou não quereis orar? Arrependei-vos e convertei-vos, afastando-vos do pecado pela justificação. Cristo está pronto a perdoar e a conceder de novo as Suas graças. Entregai-vos a Ele, para com Ele serdes santos. Doutro modo nunca O vereis. Porque não prestais atenção aos conselhos de Deus? Mais uma vez no Seu nome sou a avisar-vos. Sede sóbrios, justos e bons. Lavai as mãos, ó pecadores; purificai o coração, ó vós que estais indecisos! Deixai o mal e aprendei a fazer o bem (Prov. 1:23 e 9:6; Tito 2:12; Isaías 1:16,17). Se continuardes morrereis.

Sem comentários: