segunda-feira, 14 de março de 2011

Daniel, o Profeta

Daniel 7:5-8 
         5. Outro animal ... semelhante a um urso. Este era o império Medo-Persa, aqui representado sob o símbolo do urso, porque as maiores espécies destes animais foram encontradas na Média, um país montanhoso, frio e áspero, coberto de mato. Os Medos e Persas são comparados a um urso por causa da sua crueldade e sede de sangue, sendo o urso um animal muito voraz e cruel. O urso é denominado por Aristóteles, um animal que devora tudo; e os Medo-Persas são conhecidos por terem sido grandes ladrões e saqueadores. Veja Jeremias 51:48-56. Os persas foram famosos pela crueldade de seus castigos. Se levantou sobre um dos seus lados. Ciro surgiu nas fronteiras da Caldeia e, assim, o urso pareceu pôr-se em posição de ataque ao leão. Na boca trazia três costelas. O estarem as costelas entre os dentes do urso pode mostrar como Babilónia, Lídia e Egito foram triturados e oprimidos pelo urso-os Persas; embora, como as costelas fortalecem o corpo, eles fossem um poderoso apoio para seus conquistadores.
        
6. Outro, semelhante a um leopardo ... quatro asas ... quatro cabeças. Este foi o Império da Macedónia ou Grécia e Alexandre, o Grande, o seu rei. Quatro asas de uma ave. O império babilónico foi representado com duas asas, e elas marcaram suficientemente a rapidez das conquistas de Nabucodonosor. Mas o Macedónico aqui tem quatro asas; pois nada, na história do mundo, foi igual às conquistas de Alexandre, que percorreu todos os países desde a Ilíria e do Mar Adriático ao Oceano Índico e ao rio Ganges; e em doze anos subjugou parte da Europa e toda a Ásia. O animal tinha também quatro cabeças. Represent
ando o império após a morte de Alexandre, dividido entre os seus quatro generais: Cassandro, que reinou sobre a Macedónia e a Grécia; Lisímaco, sobre a Trácia e a Bitínia; Ptolomeu, sobre o Egipto; e Seleuco, sobre a Síria. Foi-lhe dado dominion. Não foi devido à habilidade, coragem e valentia de Alexandre e suas tropas que ele fez essas conquistas maravilhosas; as nações foram-lhe dadas. Pois, como diz o Bispo Newton, se ele não tivesse sido assistido pelo ilimitado poder de Deus, como poderia ele, com apenas 30.000 homens, ter superado Dario com 600.000; e, em tão pouco tempo, ter posto os países desde a Grécia até à longínqua Índia em sujeição?
         
7. Eu vi ... um quarto animal ... tinha grandes dentes de ferro. Admite-se geralmente que este é o império Romano. Era espantoso, terrível e extremamente forte; ele devorava ​​e fazia em pedaços, e pisava o que sobejava, ou seja, o que restava dos reinos anteriores, com os seus pés. Reduziu a Macedónia a uma província romana, cerca de 168 anos antes de Cristo; o reino de Pérgamo, cerca de 133 anos; a Síria, cerca de 65; e o Egipto, cerca de 30 anos antes de Cristo. E, além dos restos do império macedónio, subjugou muitas outras províncias e reinos; de tal modo que, por uma figura muito comum, podia dizer-se que devorou toda a terra, destruiu-a calcando-a aos pés, e fê-la em pedaços; e tornou-se, com efeito, naquilo que os escritores latinos têm prazer de chamar-lhe: "o império do mundo inteiro." E tinha dez chifres. Os dez reinos em que o império romano foi posteriormente dividido.
         
8. Outro pequeno chifre. Entre os escritores protestantes, este é considerado tratar-se do papado.

Sem comentários: