quinta-feira, 31 de março de 2011

Daniel, o Profeta

Daniel 9:21,24            21. O varão GabrielOu o anjo Gabriel, que me apareceu como um "homem." Veio voando rapidamenteDeus ouve, com prazer, orações tão fervorosas, humildes, urgentes; e envia uma rápida resposta. O próprio Gabriel recebeu ordem, nesta ocasião, para se apressar mais do que o normal.          24. Setenta semanas estão determinadasEsta é uma profecia muito importante e tem dado origem a uma variedade de opiniões em relação à maneira própria de interpretação; mas a principal dificuldade, se não a única, é encontrar o momento a partir do qual estas setenta semanas devem ser contadas. O que aqui é dito pelo anjo não é uma resposta directa à oração de Daniel. Ele ora para saber quando terminam as setenta semanas do Cativeiro. Gabriel mostra-lhe que estão determinadas setenta semanas em relação ao resgate de um outro tipo de cativeiro, as quais deverão ter início com a saída do édito para restaurar e reconstruir Jerusalém e deverão ter o seu término com a morte do Messias, o Príncipe e a abolição total dos sacrifícios judaicos. Nos quatro versos seguintes ele entra nos pormenores desta deliberação muito importante e deixa-os com Daniel para o seu conforto, o qual os deixou à Igreja de Deus para a confirmação da sua fé e como uma testemunha da verdade da revelação divinaDe todos os escritores que eu tenho consultado sobre esta mais nobre profecia, Dean Prideaux parece-me o mais claro e satisfatório. Na minha interpretação, por conseguinte, vou seguir o seu método e, com frequência, emprestar suas palavras. Setenta semanas estão determinadas. - Os Judeus tinham anos sabáticos, Levítico 25:8, pelos quais os seus anos eram dividido em semanas de anos, como nesta importante profecia, contendo cada semana 7 anos. Portanto, as 70 semanas de que aqui se fala montam a 490 anos. No vers. 24 são mencionados seis eventos que seriam as consequências da encarnação de nosso Senhor: (I) Extinguir ("reprimir") a transgressão, o que foi efectuado por meio da pregação do evangelho e pelo derramamento do Espírito Santo entre os homens. (II) Dar fim aos pecados; antes "dar fim aos sacrifícios por pecado," o que nosso Senhor fez quando ofereceu Sua alma e Seu corpo imaculados, na Cruz, uma vez por todas. (III) Efectuar a reconciliação ("fazer reparação ou expiação") pela iniquidade. (IV) Trazer a justiça eterna, "a justiça, ou o Justo, de todas as eras." (V) Selar ("finalizar ou completar") a visão e a profecia; isto é, pôr fim à necessidade de quaisquer revelações adicionais, completando o cânon das Escrituras e cumprindo as profecias que diziam respeito à Sua pessoa, ao Seu sacrifício e à glória que havia de se seguir. (VI) E ungir o Santo dos Santos, kodesh kodashim, "o santo dos santos." Mashach, "ungir" (de onde vem mashiach, "o Messias," o Ungido), significa, em geral, consagrar ou nomear para algum cargo especial. Aqui significa a consagração ou a nomeação do nosso bendito Senhor, o Santo de Israel, para ser o Profeta, Sacerdote e Rei da humanidade.

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