quarta-feira, 30 de março de 2011

Daniel, O Profeta

CAPÍTULO 9
        Daniel, compreendendo, pelas profecias de Jeremias, que o cativeiro de 70 anos estava a chegar ao fim, derrama sua alma em oração fervorosa a Deus e suplica, sinceramente, o perdão e a restauração para o seu povo cativo, 1-19. No tempo em que ele está suplicando,
assim, a Deus, em favor de Israel, o anjo Gabriel é enviado para o informar acerca das setenta semanas proféticas, ou 490 anos naturais, que deviam decorrer a partir da data do decreto para reconstruir Jerusalém e o Templo, até à morte do Messias, 20-27; uma profecia que foi cumprida, com muita exactidão, pelo evento, de acordo com o cálculo dos melhores cronologistas. Dean Prideaux declara ter o começo destas setenta semanas proféticas acontecido no mês de Nisã, no ano 4256 do período Juliano, que corresponde a A.M. 3546, ou 458 A.C., de acordo com o relato Ussherian. Como são terrivelmente cegos os judeus, os quais, em contradição com uma profecia tão clara, ainda esperam o Messias, que foi morto e, depois de sofrer, entrou na Sua glória!
        1. No ano primeiro de Dario. Este é o mesmo Dario o Medo mencionado antes, que sucedeu a Belsazar, rei dos caldeus. Ver o capº. 5:31.
        2. Eu, Daniel, entendi pelos livros. A profecia a que se refere aqui encontra-se em Jeremias 25:12; 29:10. As pessoas devem ter ficado convencidas da inspiração divina de Jeremias ou as suas profecias não teriam sido tão rapidamente coligidas nem tão cuidadosamente preservadas. Parece que havia, então, uma cópia delas nas mãos de Daniel.
        3. Eu dirigi o meu rosto ... para o buscar com oração. Ele descobriu que o tempo do livramento prometido podia não estar a grande distância; e, como não via nada que indicasse um fim rápido do seu cativeiro opressivo, ele estava muito aflito e suplicou, fervorosamente, a Deus, que lhe pusesse um fim rápido; e suas próprias palavras mostram com quanta sinceramente ele procurou. Orou, suplicou, jejuou, pôs saco sobre seu corpo e colocou cinzas sobre a cabeça. Ele aplicou-se àquele tipo de oração prescrita por Salomão, em sua oração na dedicação do Templo. Ver 1 Reis 8:47-48.
        4. Que guardas o concerto. Fidelidade e verdade são características de Deus. Ele jamais tinha quebrado Seus compromissos com os Seus seguidores e estava sempre a mostrar misericórdia aos homens.
        7. E a todo o Israel; aos de perto e aos de longe. Ele ora tanto por Judá como por Israel. Os últimos foram mais dispersos e tinham estado por muito mais tempo em cativeiro.
        9. A misericórdia e o perdão. Da bondade de Deus fluem as misericórdias de Deus; das Suas misericórdias, perdão.
        11. Por isso a maldição ... se derramou sobre nós. É provável que ele aqui aluda à punição de certos criminosos derramando metal derretido em cima deles; por isso ele usa a palavra tittach, "é derramado," como o metal derretido.
        14. O Senhor vigiou sobre o mal. Em consequência das nossas múltiplas rebeliões, Ele tem esperado este momento por uma oportunidade de trazer essas calamidades sobre nós.
        17. Faze resplandecer o Teu rosto. Dá-nos uma prova de que Tu estás reconciliado connosco.
        19. A Tua cidade e o Teu povo se chamam pelo Teu nome. A Cidade Santa, a cidade do grande Rei. Eu acho quase impossível que qualquer pessoa séria leia estas palavras impressionantes e intercessoras sem sentir uma medida do fervor do profeta.

Sem comentários: