sexta-feira, 25 de março de 2011

Daniel, o Profeta

Daniel 8:5-7  
         5. Eis um bode. Este era Alexandre, o Grande; e uma cabra era um símbolo muito apropriado do povo Grego ou Macedónio. Vinha do ocidente. A Europa encontra-se para o oeste da Ásia. Sobre toda a terra. Levando tudo à sua frente. Sem tocar no chão. Parecia voar de conquista em conquista. No tempo em que Alexandre tinha 30 anos de idade ele já havia conquistado toda a Ásia; e, por causa da rapidez das suas conquistas, ele é representado como um leopardo com quatro asas, na visão anterior.
         
6. E dirigiu-se ao carneiro. Este verso e o seguinte dão conta da derrocada do império Persa por mão de Alexandre. E correu contra ele com todo o ímpeto da sua força. Os conflitos entre os gregos e os persas eram excessivamente severos. Alexandre primeiro venceu os generais de Dario, no rio Granico, na Frígia; em seguida, ele atacou e desbaratou Dario totalmente, no Estreito de Isso, na Cilícia; e, mais tarde, nas planícies de Arbela, na Assíria.
         
7. E lhe quebrou as duas pontas. Subjugou a Pérsia e a Média, saqueou e queimou a cidade real de Persépolis, a capital do império Persa e, mesmo em suas ruínas, uma das maravilhas do mundo até ao dia de hoje. Ele fez isso porque "foi movido de cólera" contra Dario, que havia procurado dissuadir seus capitães com subornos, e tinha trabalhado para induzir alguns de seus amigos a assassiná-lo. Alexandre, descobrindo isso, não quis ouvir nenhuma proposta de paz, e estava determinado a nunca descansar até que tivesse destruído Dario e todo o seu império. Na Média, Dario foi capturado e feito prisioneiro por alguns dos seus próprios súbditos que o atraiçoaram e, posteriormente, assassinado de forma vil. E o lançou por terra, e o pisou a pés. Destruiu totalmente a família, e deitou abaixo toda a monarquia.

Sem comentários: