quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Bíblia e a Vida Devocional

UM LÍDER ESPIRITUAL
           Têm sido usadas muitas expressões para descrever o papel do professor de adultos. Ele é um "aluno líder" ou "um líder de aprendizagem." Ele é um "treinador que joga", ou um "facilitador de experiências." Seja qual for a terminologia que se escolha para descrever o seu trabalho, o professor é mais do que aquele que simplesmente "serve informações no prato." Ele é um líder espiritual.
           "Como líder religioso, o professor está consciente da importância da qualidade da sua própria vida. Ele é sensível ao facto de que "a vida do professor é a vida de seu ensino." Ele é ávido de ver o fruto do Espírito a evidenciar-se em sua vida. Disse J. R. Miller das qualidades espirituais da vida de alguém: "A cultura humana, por si só, não as pode produzir. São frutos que não se cultivam no caule da natureza."
            Métodos e habilidades são importantes no ensino, mas eles são secundários. A tarefa do professor é primariamente religiosa. Se ele quiser aumentar a eficácia do seu ensino, deve dar atenção fiel à sua própria vida devocional. Que tremenda oportunidade cada um de nós, como professor, tem de fortalecer a sua vida devocional...!
           À medida que nos esforçamos (...) para levar outros a descobrir na Bíblia os abundantes recursos para nutrir a vida devocional, certamente vamos enriquecer as nossas próprias vidas. Professores e membros da classe podem compartilhar um novo senso da importância que a Bíblia dá ao viver pessoal. Só quando aceitarmos pessoalmente o desafio das lições (...), é que poderemos falar de forma significativa àqueles que participam das nossas aulas e que necessitam "de lançar-se ao aprofundamento" da vida cristã.
           O desafio ao professor para ser um verdadeiro líder espiritual é captado nas linhas de Horatius Bonar:
Tu mesmo deves ser verdadeiro,
Se queres a verdade ensinar;
Tua alma deve transbordar se tu,
Outra alma, almejas alcançar.
É preciso que o coração transborde
Para, aos lábios, discurso perfeito dar.

Pensa na verdade, e os teus pensamentos
A fome do mundo saciarão;
Fala a verdade, e cada palavra tua
Será uma semente fecunda;
Vive a verdade, e a tua vida será
Um grande e nobre credo.
- E.C.W. (Editor do Adult Bible Teacher, Vol. 62/Nº 3, 1972)

Sem comentários: