quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dez Mandamentos Para os Pais de Família

De O ARAUTO DA SANTIDADE -  
          De vez em quando, lemos artigos em revistas que seguem o modelo dos Dez Mandamentos,  mas com outros temas. Alguém propôs dez mandamentos para os pais de família que são compartilhados e comentados a seguir. É natural que haja quem queira acrescentar ou suprimir alguns. No entanto, todos são importantes para o lar cristão.
          O primeiro é: Não darás mau exemplo.
          Costuma-se dizer que um bom exemplo vale mais que um milhão de palavras. Isto é aplicável também ao cristão. Os aspectos mais importantes da vida cristã aprendem-se através da observação e não tanto da aprendizagem na Escola Dominical. É por isso mesmo que, em muitos aspectos, os filhos reflectem a atitude dos pais.
          Certa vez um general americano chamado Lee, saiu de casa e ia andando. Depois de avançar um pouco, olhou para trás e verificou que o filhinho de oito anos vinha atrás dele, esticando as pernas para pôr os pés exactamente  nas peugadas do pai.
          Isto proporcionou-lhe, num relance, o pensamento de que devia ter muito cuidado com o seu comportamento, pois, era observado pelo filho, que o tomava por modelo.

Sem comentários: