sábado, 4 de setembro de 2010

Dez Mandamentos para os Pais de Família

De "O Arauto da Santidade"
         O sétimo mandamento para os pais de família é Procurarás Manter-te Bem Disposto. Não há nada melhor que um sorriso para aliviar as cargas da vida. O bom humor é um dos dons mais preciosos que Deus nos deu. Por isso devíamos cultivá-lo sempre.
           Devíamos alegrar-nos e rir-nos com os outros - não rir-nos deles. Isso distingue entre a boa disposição e o sarcasmo. O sarcasmo destrói as boas relações entre os seres humanos. João Wesley disse: "Piedade com amargura é a religião do diabo." "Quem canta, seus males espanta", diz o povo. Por isso aprendemos na Bíblia que devemos louvar com salmos, hinos e cânticos espirituais. Isto caracteriza a religião de Jesus Cristo "piedade com alegria" ou "piedade com contentamento", como diz Paulo a Timóteo (1 Timóteo 6:5).

          O oitavo mandamento manda: "Tratarás com igualdade todos os teus filhos". Os filhos não poderão ser tratados todos da mesma maneira. Cada qual tem as sua personalidade e, como tal, tem as suas necessidades particulares. Mas todos devem ter o mesmo valor, como filhos.
         Um exemplo da Bíblia, das consequências gravosas de não tratar os filhos com igualdade é o caso de Isaque que preferia a Esaú, e Rebeca que preferiu Jacob - resultou na divisão da família - só Deus, mais tarde, acalmou os ânimos desunidos.
        
          O nono mandamento introduz a disciplina, ordenando: "Usarás Disciplina". Muitos confundem disciplina familiar com castigo. A palavra "corrigir" usada em Hebreus 12:6 significa "a educação total dos filhos." É a prova do amor paterno. A falta de disciplina no lar indica indiferença dos pais e não amor excessivo.

          Finalmente, o décimo: "Consentirás que os teus filhos saiam do lar a seu devido tempo." Em último lugar, mas nem por isso menos importante, vem o assunto da dependência dos filhos para com os pais. Bem-aventurados os pais e os filhos que não se separam antes do tempo, nem demasiado tarde.

Sem comentários: