sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dez Mandamentos Para os Pais de Família

(De "O Arauto da Santidade")

          Em quarto lugar, "Aprenderás a Ouvir". Em tempos tão difíceis como estes em que vivemos, com tantas solicitações e encargos, os pais devem aprender a arte delicada de ouvir com amor e de conversar com os filhos. Sobre o que? Sobre assuntos pessoais e sobre assuntos espirituais. Os pais devem saber falar e escutar.
          Também, em quinto lugar, "Terás tempo para atender a todas as necessidades dos teus filhos." Este preceito está subentendido nos Dez Mandamentos, mas lembramo-lo aqui. Um dos maiores problemas da nossa época é que, embora os pais dêem aos filhos todas as comodidades, não se dão a si mesmos em compreensão e amor. Quando assim não acontece, buscam compensação fora de casa. Esta é uma das causas da desintegração da família, e o seu maior perigo.
          Em sexto lugar, "Reconhecerás os teus erros e faltas como pai de família." Uma das coisas mais difíceis de fazer é precisamente isso: reconhecer os próprios erros. O salmista perguntou: "Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos" (Salmo 19:12).
          Reconhecer os erros próprios é uma virtude necessária. Quando, na família, não estamos dispostos a reconhecer as nossas faltas, geralmente culpamos as outras pessoas - a esposa, os filhos, ou ambos.

Sem comentários: