Ensinar para Transformar
Por W. Goddard Sherman
Por W. Goddard Sherman
O professor é muito mais do que uma fonte de informação. Transmitir factos é apenas uma parte da responsabilidade do professor. Nós não ensinamos apenas para partilhar conhecimentos, mas para transformar vidas. Assim que, a classe da Escola Dominical que permite a lição permanecer em uma época remota é um fracasso. Informação sobre a Bíblia ou os tempos bíblicos, deve ser compartilhada de tal forma que iremos encontrar ajuda para a vida e seus problemas hoje.
A Bíblia é um livro vivo; Deus é um Deus vivo; Cristo é um Salvador vivo. Não estudamos a Bíblia apenas para aprender o que Deus disse aos israelitas; procuramos ouvir o que Ele está a dizer a nós hoje.
O crescimento é o desafio emocionante com que o cristão é confrontado. O professor da Escola Dominical que tem sucesso confronta seus alunos cada semana com este desafio. Ele os ajuda a fazer-lhe face com uma fé fortalecida e um maior compromisso com Jesus Cristo.
A vida transformada só é possível quando nos tornamos insatisfeitos com o que nós mesmos somos, e captamos uma visão daquilo que Deus quer que sejamos - e do que através de Cristo podemos ser! Só quando ficamos perturbados por uma sensação de estarmos perdidos nos empenhamos para encontrar-nos, a nós mesmos, e ao nosso destino em Deus. É bom possuir um ornato de factos; é sempre desejável ter uma riqueza de informações. Mas procuremos ter a certeza de entendermos que a educação cristã genuína é mais do que isso. É um preencher da nossa natureza espiritual, bem como o expandir da nossa mente. A educação cristã faz mais do que ensinar-nos a respeito de Cristo; ela prepara-nos para sermos apreendidos por Cristo.
É responsabilidade da educação cristã guiar-nos ao poder transformador de Cristo. Não podemos mudar as pessoas, mas Cristo pode. Podemos compartilhar informações com os membros da classe. Mas a transformação acontece enquanto os levamos a Cristo. Uma analogia pode ser vista na força renovadora da primavera, vindo na esteira de um inverno frio e amargo. A primavera toca a terra com novidade e poder de revitalização; o que parecia morto salta para a vida uma vez mais. Após o inverno de ferrugem e esterilidade chega a primavera do amor de Cristo. Nele somos trazidos de volta à vida, através d’Ele toda a vida reveste-se de esperança e propósito e toma direcção.
O crescimento é o desafio emocionante com que o cristão é confrontado. O professor da Escola Dominical que tem sucesso confronta seus alunos cada semana com este desafio. Ele os ajuda a fazer-lhe face com uma fé fortalecida e um maior compromisso com Jesus Cristo.
A vida transformada só é possível quando nos tornamos insatisfeitos com o que nós mesmos somos, e captamos uma visão daquilo que Deus quer que sejamos - e do que através de Cristo podemos ser! Só quando ficamos perturbados por uma sensação de estarmos perdidos nos empenhamos para encontrar-nos, a nós mesmos, e ao nosso destino em Deus. É bom possuir um ornato de factos; é sempre desejável ter uma riqueza de informações. Mas procuremos ter a certeza de entendermos que a educação cristã genuína é mais do que isso. É um preencher da nossa natureza espiritual, bem como o expandir da nossa mente. A educação cristã faz mais do que ensinar-nos a respeito de Cristo; ela prepara-nos para sermos apreendidos por Cristo.
É responsabilidade da educação cristã guiar-nos ao poder transformador de Cristo. Não podemos mudar as pessoas, mas Cristo pode. Podemos compartilhar informações com os membros da classe. Mas a transformação acontece enquanto os levamos a Cristo. Uma analogia pode ser vista na força renovadora da primavera, vindo na esteira de um inverno frio e amargo. A primavera toca a terra com novidade e poder de revitalização; o que parecia morto salta para a vida uma vez mais. Após o inverno de ferrugem e esterilidade chega a primavera do amor de Cristo. Nele somos trazidos de volta à vida, através d’Ele toda a vida reveste-se de esperança e propósito e toma direcção.
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