quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dez Mandamentos Para os Pais de Família

De O Arauto da Santidade
          O segundo mandamento é: Deverás estar mais interessado nas relações pessoais que em leis e regulamentos familiares.
          É necessário ter regulamentos e alguns são mais urgentes. Mas devem ser breves e fundamentais. As relações pessoais são mais importantes.
          A falta de atenção pessoal que muitos filhos enfrentam, condu-los, em muitos casos, a rebelião contra as normas estabelecidas. Há três necessidades básicas na criança: amor, respeito e consideração como pessoa. Se ela puder contar com estas três coisas, já não tende tanto a revoltar-se contra as normas morais estabelecidas.
          Em terceiro lugar, compartilharás a fé cristã. A Igreja e a Escola Dominical nunca poderão tomar o lugar dos pais no ensino da Palavra de Deus e em conduzir os filhos aos pés de Cristo.
          O exemplo é imprescindível no ensino, como dissemos atrás. Mas os pais devem também ensinar directa e verbalmente. Em Deuteronómio 6:6-7, Deus ordenou Moisés a instruir o povo nos seguintes termos:
          "Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te."

Sem comentários: