quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Professor de Bíblia do Adulto

Ensino da Bíblia e Relevância
     
Por Esther Lense
          Para muitas pessoas, o
 nome do jogo, estes dias, parece ser "relevância." Encontramos este termo que está a ser jogado contra nós em conexão com quase todos os tópicos, da psicologia aos anúncios de creme de barbear e desodorizantes. Ou a coisa é "comunicação"? Isto, também, temos introduzido em nós. Somos instados a comunicar melhor uns com os outros, com os nossos filhos, com os nossos cônjuges, com o mundo inteiro em torno de nós! Assim, agora a pergunta é - Como nos relacionarmos e como comunicar ao ensinar a Palavra de Deus?
          
Se queremos ser relevantes, podemos encontrar muitos exemplos adequados disso na Bíblia. Que relevância estava Jesus a apontar quando Ele disse às pessoas que elas eram o sal da terra? Ou quando Ele chamou a Si mesmo a Videira Verdadeira? Ele estava simplesmente a fazer uso da relevância de objectos cotidianos com os quais os ouvintes estavam familiarizados. As parábolas são ensaios breves excelentes em relevância. Muito bem! Mas existem muito poucos de nós que têm o dom de falar em parábolas. Isto é, sem dúvida, uma arte. Mas há uma maneira muito mais simples de fazer nossas lições relevantes.
          
O primeiro passo é simples - mas crucial. Ao determinar o tema da lição para um determinado domingo, dê a si próprio tempo para crescer na "sensação" do mesmo. Evite, por todos os meios, ser um preparador de lição de sábado à noite. Nenhum de nós gostaria de admitir ser um professor deste tipo. Não obstante, tenho a certeza de que todos nós temos sido culpados disso em alguma ocasião. Mas, para além do sentimento de frustração que vem de ficarmos mal preparados, temos negado a nós mesmos a alegria de uma relação nova e desafiadora com o material bíblico.
          
Comece a pensar na lição do próximo domingo quando deixar a sua sala de aula neste domingo! Torne-se uma esponja, se você gostar, absorvendo todas as fases do material. Mas - e esta é a questão importante - não se atenha apenas ao conteúdo da lição, ou ao material de fundo bíblico, ou mesmo à própria Bíblia. Treine-se para ver cada lição nos eventos que estão acontecendo a cada dia. Leia a mensagem em notícias diárias. Tome as personagens bíblicas e ponha-as em roupas modernas e ambientes modernos. Isto é ensino bíblico relevante. 
             Encontrei uma maneira de tornar relevante uma série de lições. Essa série era sobre personalidades do Velho Testamento.  Pus Caleb e Bezalel em fatos de macaco e tornei-os artesãos lutando com as pressões do século XX.  Meti Isaías em um fato de negócio e o coloquei na Assembleia das Nações Unidas.  E os problemas que encararam em suas novas colocações foram quase paralelos aos problemas que encontraram nos tempos bíblicos.  E suas soluções foram certamente semelhantes. Enquanto escrevo isto, eu posso mesmo ver um Josué em shorts de caqui, em pé, ao lado do General Dayan. E tenho certeza de que o que ele disse em 1250 A.C. é exactamente o que ele diria em A.D. 1972.  A Bíblia pode ser tornada viva hoje!  Ela não é só uma colecção de histórias sobre coisas e pessoas do passado. É uma história viva, com respiração, tremendamente excitante e emocionante, que é relevante agora!

Sem comentários: