quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Professor de Bíblia do Adulto

Ensino da Bíblia e Relevância
Por Esther Lense (continuação)
  
           Isso nos leva à nossa segunda palavra - comunicação. Eu garanto-lhe, é muito mais fácil deixar as verdades da mensagem da Bíblia, na antiguidade bíblica, encadernadas seguramente entre capas de couro. Mas ao fazê-lo falhamos em apontar a sua mensagem relevante para a nossa vida hoje.  Para trazer a Palavra à vida, nós precisamos de comunicá-la! Agora, eu sei que você está a dizer: "Bem, claro, isso é o que eu faço todos os domingos.  Afinal, o que é ensinar senão comunicação?" Bem, isso depende da relevância do seu ensino.
           Se formos monótonos em nossas atitudes, desleixados na nossa preparação, dispostos a deixar que a Bíblia permaneça inofensivamente no passado, então, não, não, não estamos a comunicar!  Mas nós temos alegria em tornar o nosso ensino aplicável, uma suprema confiança na justeza da Palavra de Deus e no poder do evangelho para este minuto, então, transmitiremos esse fervor e alegria àqueles que estão na nossa classe.
           Esta é a mensagem de Paulo em sua carta aos Colossenses: "Então, naturalmente, nós proclamamos Cristo!  Alertamos a todos que encontramos, e ensinamos a todos os que podemos, tudo o que sabemos sobre Ele, de modo a que, se possível, possamos trazer cada homem até à sua maturidade plena em Cristo Jesus.  Isto é o que eu estou a fazer em todo o tempo, com toda a força que Deus me dá" (Colossenses 1:28-29, Phillips).
           Este é o objectivo da comunicação! Viver, respirar e transpirar a Palavra de Deus. Uma definição de comunicação dada pelo dicionário é passar conhecimento ou informação de uma pessoa para outra.  Esta é uma excelente definição! Gosto disto!  Particularmente quando posso aplicá-la à Palavra.  Não há nada que eu gostaria de espalhar à volta mais do que o conhecimento do amor e da compaixão e da majestade de Deus e do meu Salvador.
          Talvez eu tenha escolhido uma palavra estranha para os meus propósitos, quando eu disse que temos de transpirar a Palavra.  Em certo sentido, transpirar significa "espalhar em todas as direcções." Paulo di-lo tão bem: "Porque nós somos o aroma de Cristo para Deus entre aqueles que se salvam e entre aqueles que se perdem, para uns, uma fragrância de morte, para morte, para outros uma fragrância de vida, para vida.  Quem é suficiente para estas coisas?  Porque nós não somos, como tantos outros, traficantes da palavra de Deus, antes, como homens de sinceridade, enviados por Deus, à vista de Deus, falamos de Cristo" (2 Coríntios 2:15-17, RSV).
           Temos definido as regras do nosso próprio jogo especial - comunicar por meio da relevância! Viver, respirar, ensinar a Palavra de Deus e a salvação de Jesus Cristo em cada momento da nossa vida, em cada pensamento do nosso dia, em cada acção que praticamos. E, ao fazê-lo, como podemos nós deixar de ser os ganhadores neste jogo que chamamos de vida!  E como ganhadores, nós, como Paulo, receberemos a coroa de louros da vitória e ouviremos dos lábios do Mestre: "Muito bem, servo bom e fiel; entra no teu descanso eterno comigo e com os santos."

Sem comentários: