segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VEM E SEGUE-ME

(continuação)
         O que há de mais importante, na vida, do que andar com Deus e fazer-se conhecido d'Ele?
         A Bíblia traz a biografia de um homem que "andou com Deus". Não diz o texto sagrado que ele era rico, mas, também, não nos informa se ele, alguma vez, houvera padecido de necessidade que não tivesse sido suprida. Notavelmente breve é essa biografia, mas de uma beleza admirável. Encontra-se em Génesis 5:24 e diz: "E andou Enoque com Deus; e não se viu mais porquanto Deus para Si o tomou. Sobre isso, comentou-se:

             "O escritor desta pequena memória não relata que ele andara na alta sociedade, que se relacionara com os maiores, ou que fora o melhor amigo dos filhos dos poderosos da terra. Não! O seu amigo mais
chegado era Deus! Para ele a riqueza mais preciosa era andar com Deus. Talvez tivesse poucos amigos ou não os tivesse; contudo, não andava sozinho. Deus estava ao seu lado, ele seguia o seu Senhor e a Sua presença dava-lhe satisfação. Quanto poder há na proximidade do Omnipotente!"

          Para andarmos com Deus, temos de andar por fé e não por vista. Há momentos na vida em que não podemos falar da presença de Deus em termos de sentir, de sentimentos, assim como há dias em que não vemos o sol. Como é que sabemos, então, que Ele está connosco? Pela fé, assim como, não vendo o sol, sabemos que ele não deixou de existir, apenas não se fez visível. Sabemos que Ele está connosco porque honramos a Sua Palavra com a nossa obediência amorosa, porque conservamos a boa consciência à luz do Seu Espírito Santo, porque testemunhamos convictamente da Sua graça, enfim, porque Lhe damos a devida honra e o louvor que merece, Ele Se manifesta no meio do louvor do Seu povo. Ele estará, inquestionavelmente, perto de nós.
          Para caminharmos com Deus e O seguirmos por esta vida, temos de o fazer nas Suas veredas, "o caminho santo. O imundo não passará por ele, mas será para aqueles: os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão." Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. Quem quer palmilhar esta elevada senda de santidade deve possuir mãos limpas e coração puro.
          E Enoque não se viu mais, porquanto Deus, para Si, o tomou.O comentador prossegue: "É a vida feliz para todo o sempre, o término da história de Enoque, o homem que seguiu ao Senhor, andou com Deus".
         Certa vez, uma criança contou assim este evento: "Enoque andou com Deus um dia; no outro dia também andou com Ele; no dia seguinte andou, e continuou a andar sempre, até que entrou em Casa com Deus". Quem andar com Deus aqui, andará com Ele na glória. Se quisermos a Sua companhia mais tarde, é necessário que nos acostumemos a possuí-la agora, seguindo o Mestre.
          Anda com Ele hoje, leitor, sejas jovem, adolescente ou criança, ou idoso. Anda com Ele amanhã. Anda com Ele em toda a tua vida, elegendo-O como a tua ambição número um. No dia glorioso que vem presto, verá o cumprimento da promessa inigualável: "comigo andarão em vestidos brancos, por toda a eternidade". Busca ao Senhor, teu Deus e faze-Lhe uma oração, dizendo-Lhe que tens muitos desejos, sonhos, frustrações talvez, que tens falta de muita coisa que gostarias de possuir, mas andar com Ele é a tua maior aspiração, e estás disposto a abrir mão de tudo, menos da Sua companhia, na expectativa gloriosa de entrares com Ele em "Casa".
          Dize-Lhe em oração: "Ensina-me, Senhor, a compreender que um grande espírito pode viver numa casa pequena; que as atitudes semelhantes às de Cristo valem mais do que toda a riqueza do mundo; que confiar em Ti é libertar-me de preocupações. Ensina-me a amar ao próximo com todo o coração, a ser recto e que, ao seguir-Te, descubra a Tua vontade para a minha vida neste mundo e no céu. Amém."

Sem comentários: