terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento..." (Romanos 12:1,2).

OBSTÁCULOS PARA SE CONSEGUIR A BÊNÇÃO

A santidade não tem pernas e não pode andar de um lado para outro visitando os preguiçosos, tal como um Cristão com essa natureza parecia pensar, quando me disse que certamente aquela experiência "viria a ele algum dia". Com toda a habilidade uma irmã observou -: "Ele também deveria esperar que o salão fosse a seu encontro".
O facto é que há obstáculos no caminho da santidade para a maior parte das pessoas. Entretanto, você que está procurando essa experiência deve tirar a ideia - de uma vez por todas - que esses empecilhos estão em Deus ou em qualquer outra circunstância, pois não estão. Eles se encontram, sim, em nós mesmos. Isto, sendo verdade, mostra que seria tolice extrema sentar-se com indiferença e esperar sossegadamente, com os braços cruzados, até que a experiência abençoada chegue. Esteja certo disse, ela não virá, tanto como uma colheita de batatas não sobrevirá ao indivíduo preguiçoso que se senta à sombra, nunca levanta a sua enxada e tão pouco move uma palha durante a primavera e verão. A regra do mundo espiritual é esta - : "Se alguém não trabalha, também não coma" e "Aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7).
Portanto, o sábio é começar logo através de um estudo diligente da Palavra de Deus, muita oração secreta, auto-exame imparcial de si mesmo, abnegação rígida, obediência integral a toda a luz recebida no presente, frequência contínua a reuniões entre o povo de Deus, a fim de sabermos então quais são esses obstáculos, e pela Graça Divina, deixá-los de lado, embora isso custe tanto sofrimento como se tivéssemos cortado a mão direita ou arrancado o olho direito.
A Bíblia nos diz - e o testemunho de todos os que são santificados concorda com a Sua Palavra - que os dois grandes empecilhos práticos à santidade são -:
1) Consagração imperfeita
2) Fé imperfeita.

Antes que um relojoeiro possa limpar e regular meu relógio, devo entregar o mesmo sem reservas em suas mãos. Antes que um médico proceda à minha cura, preciso tomar os remédios do modo e às horas que ele requeira. Antes que um capitão possa dirigir-me através do oceano profundo, devo entrar no navio e lá permanecer. Assim também, se desejo ter a Deus para purificar e regular meu coração com tudo quanto implica nisso, teria então ao mesmo para curar a minha alma pecadora e enferma; se quiser que Ele me dirija a são e salvo através do oceano da eternidade, é mister então que me deixe ficar em Suas mãos, permanentemente. Em outras palavras, preciso fazer tudo quanto Ele deseja. É mister que seja consagrado perfeitamente a Ele.

Sem comentários: