sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

OBSTÁCULOS PARA SE CONSEGUIR A BÊNÇÃO

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à dextra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Colossenses 3:1-3).

Consagração e fé são questões do coração. A dificuldade com um grande número de pessoas lá está; sem dúvida, entretanto, há alguns cuja dificuldade está em falharem na obtenção dessa bênção, em vista de buscarem algo de pequeno demais.

Santidade é uma grande bênção - a renovação do homem todo à imagem de Jesus. É a destruição completa de todo o ódio, inveja, malícia, impaciência, cobiça, orgulho, desejos sexuais, amor à vida fácil, admiração pessoal, amor àquilo que é resplandecente, vergonha da Cruz, vontade própria e outras coisas mais.. Faz com os que possuem tal bênção sejam "mansos e humildes de coração" (Mateus 11:29), tal como Jesus era, paciente, delicado, longânimo, cheio de amor, compaixão, ternura; cheio de fé, benevolente e zeloso em toda a boa obra e palavras.

Via a muitos conseguirem essa bênção de santidade porque haviam abandonado o fumo, vaidade de uma ou outra espécie, enquanto ainda estavam impacientes, embrutecidos, absorvidos com os cuidados desta vida. O resultado foi que logo ficaram desanimados. Concluindo que tal bênção não existia, tornaram-se abertamente contrários à doutrina da santidade. Sua dificuldade foi a de buscarem uma bênção pequena demais. Abandonaram a certas coisas exteriores, porém a vida íntima não tinha sido ainda crucificada. O mineiro pode tirar a sujeira do metal precioso, mas não pode refiná-lo. É preciso que o fogo faça isso e assim este será purificado. Assim também deixar de lado as coisas exteriores - isso é necessário - porém somente o baptismo de fogo do Espírito Santo poderá purificar os desejos secretos e afeições do coração, fazendo-o santificado. Para isso, é mister que você busque essa bênção com sinceridade, através da consagração e fé perfeitas.

Outros há ainda que não conseguem obter a bênção, pois que estão buscando alguma coisa bem diferente da santidade. Querem uma visão celestial, de bolas de fogo, algum anjo ou uma experiência que os salvará de todas as dificuldades e tentações e todas as enfermidades e erros, ou aspiram a que os pecadores caiam como mortos. Não tomam consideração para com o versículo que declara que "o intuíto da presente admoestação visa o amor que procede de coração puro e de consciência boa e de fé sem hipocrisia" (1 Timóteo 1:5), sendo que isso ensina que a santidade nada mais é do que um coração puro cheio do perfeito amor. Uma consciência limpa diante de Deus e dos homens, que vem de um desencargo fiel de dever e fé simples, sem hipocrisia alguma. Desprezam o facto de que pureza e perfeito amor são de tal modo semelhantes a Cristo e tão raros nesse mundo que em si são grandes bênçãos. Desprezam também o facto que, conquanto Jesus fosse um grande homem, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, era também um carpinteiro solitário, assumindo a forma de servo e "a Si mesmo Se humilhou" (Filipenses 2:7,8). Desprezaram de igual modo o facto de que o dever deles é ser tal como Jesus era "nesse mundo actual" e que esse mundo actual é o lugar de Sua humilhação, onde foi "desprezado e o mais rejeitado dentre os homens; sem beleza alguma que nos agradasse" (Isaías 53:2,3). "Neste mundo actual" Sua única beleza é aquela interior, de santidade (1 Crónicas 16:29). Esse espírito humilde de delicadeza e amor é "de grande valor diante de Deus" (1 Pedro 3:4).

Está a sua alma faminta e sedenta pela justiça do perfeito amor? Quer você ser como Jesus? Está preparado a sofrer por Ele e ser odiado por todos os homens por Sua causa? (Mateus 10:22). Então, (Hebreus 12:1,2), apresentai desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia""os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional" (Romanos 12:1) e "corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus" (Hebreus 12:1,2). Vá a Jesus com a mesma fé simples que você teve ao ser salvo. Apresente o seu caso diante d'Ele, peça a Ele que purifique todas as impurezas, aperfeiçoando a você em amor, crendo depois que Ele o fará. Se, então, você resistir a todas as tentações do Maligno que levam à dúvida, logo achará que todos os obstáculos terão desaparecido e poderá entãoo regozijar-se em seu íntimo, "com alegria indizível e cheia de glória" (1 Pedro 1:8): "O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo e o vosso espírito e alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Tessalonicenses 5: 23,24).
Samuel Logan Brengle

Sem comentários: