sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

A SANTIDADE: COMO ALCANÇÁ-LA


O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6).

A vida eterna é esta – que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

Disse um velho professor de mais de oitenta anos, em uma reunião de Santidade: “Creio em santidade; não penso, porém, que se possa consegui-la de uma só vez, como vós dizeis. Creio que crescemos nela”.

Esse é um engano muito comum, só ultrapassado por outro, o que torna a morte como o elemento salvador do pecado e o doador de Santidade. Por isso é que centenas de milhares de pessoas não estão gozando dessa experiência abençoada. Não reconhecem a malignidade extrema do pecado, e tão pouco sabem que há o caminho tão simples da fé, através do qual o pecado pode ser destruído.

Plena santificação implica ao mesmo tempo em um processo de subtracção e adição. Primeiramente é mister que nos despojemos “de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências” (1 Pedro 2:1); de facto, a alma deve ser limpa de todo o mau génio e desejos egoístas que são tão opostos a Cristo. Pela própria natureza do caso, isso não se pode dar através do crescimento, pois tal purificação extrai algo da alma, enquanto que o crescimento acrescenta algo continuamente. A Bíblia diz: - “Agora, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena de vosso falar” (Colossenses 3:8). O Apóstolo fala de maneira tal como se o homem tivesse que tirar essas coisas de si mesmo, tanto como tiraria um casaco. Não é através do crescimento que um indivíduo tira o seu casaco, mas sim por um esforço activo, voluntário e imediato de todo o seu ser. Isso é subtracção.

Entretanto, o Apóstolo acrescenta: “Revesti-vos, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afectos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade” (Colossenses 3:12). Tampouco um homem põe seu casaco através do crescimento, mas sim por meio de um esforço semelhante de todo o seu ser.

Um homem pode crescer dentro de seu casaco, mas primeiramente precisa enfiá-lo. Assim também uma pessoa pode “crescer em graça”, tal como pode nadar dentro d’água.

Não é por meio do crescimento que são tiradas as ervas daninhas de seu jardim e sim arrancando-as e usando vigorosamente a pá e a enxada.

Não é por meio de crescimento que se espera que aquele queridinho fique limpo, quando ele se suja ao brincar com o gato e o cachorro. Ele poderia tornar-se homem e no entanto continuar cada vez mais sujo. Somente o lavar-se com água pura e suficiente pode fazer com que o mesmo fique mais apresentável. Assim é que a Bíblia fala d’Aquele que “nos ama e pelo Seu sangue nos libertou de nossos pecados” (Apocalipse 1:5). “O sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7). Samuel Logan Brengle (continua)

Sem comentários: