sábado, 30 de janeiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

AS TENTAÇÕES DE UM HOMEM SANTIFICADO

“Não veio sobre vós tentação, senão humana;…” (1 Coríntios 10:13).

Como pode um homem que está “morto para o pecado” ser tentado? Perguntou um Cristão9 sincero, porém não-santificado, há algum tempo. “Se forem destruídas as tendências e inclinações ao pecado, que haverá no íntimo da pessoa para reagir às solicitações do mal?”

Essa é uma pergunta que qualquer um faria mais cedo ou mais tarde. Quando Deus mostrou-me a resposta, lançou grande luz em meu caminho e ajudou-me a derrotar a Satanás em muitas batalhas cruentas.

O facto é que o verdadeiro homem santificado, que está “morto para o pecado” não tem dentro de si quaisquer inclinações que reagiriam normalmente às tendências humanas. Tal como Paulo declara -:”nossa luta não é contra a carne e o sangue” – contra as tentações sensuais, carnais e mundanas, que costumavam ter poder sobre ele, mas “contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes” (Efésios 6:12).

Se no passado ele tivesse sido bêbedo, não mais está tentado a se embebedar, pois que está “morto” e “sua vida está oculta com Cristo em Deus” (Colossenses 3:3).

Se tivesse sido orgulhoso e fútil, deliciando-se em roupas e jóias, agora não mais é fascinado pelo brilho barato, pela pompa supérflua e glória deste mundo, pois que actualmente está ligado às coisas que “são de cima” e não nas que são da terra (Colossenses 3:2). Tais coisas não têm valor algum para ele agora, como não teriam os braceletes, penas de águia e pintura de guerra de um indígena. Tendo ele antigamente ansiado por honrarias e glórias humanas, agora trata as mesmas como esterco ou qualquer remanescente imprestável, a fim de que possa ganhar a Cristo e receber a honra que vem apenas de Deus.

Tendo uma vez desejado riquezas e vida fácil, actualmente entrega com alegria todas as suas posses terrenas, bem como o conforto, a fim de que possa ter um tesouro no Céu e não se misturar “com as coisas desta vida”, para que de igual modo possa agradar Aquele que o escolheu como Seu Soldado” (2 Timóteo 2:4).

Não quero dizer que Satanás nunca mais apresentará qualquer desses prazeres mundanos e carnais, bem como honrarias, para induzir a alma a deixar a Cristo, pois que ele fará isso. O que, entretanto, quero dizer é que a alma, sendo agora “morta para o pecado”, tendo destruídas as raízes do pecado, não reage às acções satânicas, porém rejeita-as imediatamente. Pode ser que o Diabo envie uma adúltera bonita, assim como fez com José no Egipto; no entanto, esse homem santificado fugirá e clamará como José o fez -:”Como cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Génesis 39:9).

Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: