quarta-feira, 28 de março de 2012

O Livro de JOEL

Capítulo 1: 6-20

        6. Uma nação veio sobre a minha terra. Pouca dúvida há de que se quer dizer gafanhotos reais são; mas pensa-se que esta pode ser uma profecia dupla e que a destruição pelos Caldeus também pode ser entendida e que os quatro tipos de gafanhotos acima mencionados podem significar os quatro diferentes ataques feitos por eles à Judeia : o primeiro, no último ano de Nabonassar (pai de Nabucodonosor), que foi o terceiro de Jeoiaquim; o segundo, quando Jeoiaquim foi feito prisioneiro, no décimo primeiro ano do seu reinado; o terceiro, no nono ano de Zedequias; e o quarto, três anos depois, quando Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor. Outros dizem que eles significam quatro potências que têm sido inimigas dos Judeus: (1) A lagarta, os Assírios e os Caldeus. (2) O gafanhoto, os Persas e os Medos. (3) O gafanhoto, os Gregos e, particularmente, Antíoco Epifânio. (4) A lagarta, os Romanos.
        7. Fez da minha videira uma assolação. Os gafanhotos comeram todas as folhas, bem como a casca. Chasoph chasaphah, ele limpou-a toda, deixando-a nua; suddad sadeh, "o campo está feito uma desolação," v. 10; e kesod mishshaddai, uma destruição da parte do Todo-Poderoso, v.15, são todos paronomásias, com que este profeta parece deliciar-se.
        8. Lamenta como a virgem... pelo marido da sua mocidade. Virgem é uma versão muito imprópria aqui. O original é bethulah, que significa uma mulher jovem ou noiva, não uma virgem.
        9. Foi cortada a oferta de cereais e a libação. Neste versículo e nos seguintes, com uma variedade impressionante de expressões, refere-se às colheitas e às vinhas sendo destruídas pelos gafanhotos, à devastação total em plantas, árvores, cereais, etc., e faz-se a descrição deste quadro.
        14. Convocai uma assembleia solene. Esta parte devia ser traduzida assim - "Santificai um jejum, proclamai um tempo de contenção"; isto é, de total abstinência de comida e de todo trabalho secular. Todos os anciãos da terra e representantes do povo deviam ser reunidos no Templo para clamar ao Senhor, para confessar os seus pecados e orar por misericórdia. O Templo ainda não tinha sido destruído. Esta profecia foi comunicada antes do cativeiro de Judá.
        18. Como geme o gado! Como rincham os cavalos! Como zurram os jumentos!
        19. A ti, ó Senhor, clamo. Venha esta calamidade como for permitido, nós cometemos pecado e devemos humilhar-nos diante de Deus. O fogo consumiu os pastos. Isto pode referir-se quer a uma seca, quer aos efeitos dos gafanhotos.
        20. Os animais do campo suspiram a ti. Representa-se até os animais, selvagens e domésticos, como suplicando a Deus que tenha misericórdia deles e lhes envie forragem! Em Jeremias, capº. 14: 6, há uma descrição comovedora semelhante, dos efeitos de uma seca.

Sem comentários: