sexta-feira, 9 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

CAPÍTULO 8:1-7

        Este capítulo começa ameaçando alguma invasão hostil, em frases curtas e interrompidas, plenas de rapidez e expressivas de repentino perigo e alarme: "A trombeta à tua boca. Ele virá como uma águia," 1. E por quê? Por causa da sua hipocrisia, 2; iniquidade, 3; traição (veja 2 Reis 15: 13, 17) e idolatria, 4; particularmente o culto dos bezerros de Dan e Betel, 5-6. A loucura e inutilidade de prosseguir más carreiras são então realçadas em termos breves, mas muito enfáticos. O trabalho dos ímpios é vão, como semear vento; e o seu fruto, destrutivo, como o furacão. Como o milho queimado no botão, a sua labuta não terá nenhuma recompensa; ou se tiver alguma, os inimigos a devorarão, 7. Eles mesmos, também, terão a mesma sorte e serão tratados pelos povos da Assíria e do Egipto como os cacos desprezíveis de um vaso quebrado, 8-9. A sua idolatria incorrigível é novamente declarada como a causa do seu cativeiro que se aproxima, sob o rei da Assíria. E, como eles se deleitavam em altares idólatras, lá eles vão tê-los em abundância, 10-14. As últimas palavras contêm uma previsão da destruição das cidades fortificadas de Judá, porque o povo confiou nelas para sua segurança e não no Senhor seu Deus.

        1. Põe a trombeta à tua boca. Soa outro alarme. Façam-nos saber que um inimigo se aproxima rapidamente. Como uma águia contra a casa do Senhor. Salmaneser, rei da Assíria, que, por sua rapidez, avareza, rapacidade e força, é, apropriadamente, comparado a este pássaro majestoso. Ele é representado aqui como rondando a casa de Deus, como a águia faz com a presa que ela acaba de avistar, e sobre a qual se posiciona imediatamente, para atacar.
        2. Israel clamará. A rapidez do voo da águia é bem imitada pela rapidez das frases neste lugar. Meu Deus, nós te conhecemos. O mesmo modo de sentir, da parte do mesmo tipo de pessoas, sob as mesmas sensações, como o que encontramos no Evangelho de São Mateus, capº. 7: 22-23: "Senhor, não profetizámos nós em teu nome? e em teu nome não expulsámos demónios? ... Então lhes direi: Nunca vos conheci. "
        4. Eles fizeram reis, mas não por mim. Propriamente falando, nenhum dos reis de Israel, desde a deserção das dez tribos da casa de David, foi ungido do Senhor. Eu não o soube. Não teve a minha aprovação. A palavra "conhecer" é, frequentemente, entendida neste sentido. Para serem destruídos. Ou seja, eles serão extirpados em consequência da sua idolatria.
        5. O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou. O Bispo Newcome traduz assim: "Afasta para longe de ti o teu bezerro, ó Samaria!" Abandona a idolatria; pois a minha ira está inflamada contra ti.
        7. Semearam ventos e colherão tempestades. Como o agricultor colhe o mesmo tipo de grão que ele semeou, mas em abundância muito maior, assim o que semeia o vento terá um furacão a colher. Não tem cana. Nada que produza uma flor. Se tiver uma flor, essa flor não produzirá fruto; se houver fruto, o semeador não comerá dele, porque estranhos o comerão. O significado é: o labor deste povo será absolutamente inútil e vão.

Sem comentários: