quarta-feira, 7 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 7

        Aqui Deus queixa-se de que, embora tivesse empregado todos os meios na tentativa de reformar Israel, eles ainda persistiam na sua iniquidade, sem temerem as consequências, 1-2; de que aqueles que deviam reprimir os seus crimes estavam satisfeitos com eles, 3; e de que todos eles queimaram-se com o adultério, como um forno quando totalmente aquecido e pronto para receber a massa, 4. O quinto verso faz alusão a algumas atrocidades recentes; o sexto acusa-os de dividirem o seu tempo entre a inactividade e a iniquidade; alude o sétimo aos seus tumultos e conspirações civis (veja 2 Reis 15: 10, 14, 25); O oitavo, à sua adesão a nações idólatras; e o nono descreve a triste consequência. O décimo versículo reprova o seu orgulho e manifesto desprezo do culto a Deus; o décimo primeiro reprova o seu procedimento néscio de suplicar ajuda aos seus inimigos (veja 2 Reis 15: 19 e 17: 4); O décimo segundo e décimo terceiro ameaçam-nos com castigos; o décimo quarto acusa-os de hipocrisia nos seus actos de humilhação; o décimo quinto, de ingratidão; e a imagem do arco enganador, no décimo sexto verso, é bem expressiva de suas frequentes apostasias; e, pelas suas palavras duras contra Deus, serão visitados em se converterem num opróbrio na terra dos seus inimigos.
        1. Quando eu queria curar Israel. Assim que uma ferida era curada, outra era descoberta. Mal um pecado era apagado, outro havia sido cometido. O ladrão entra. Os seus próprios príncipes os despojam. A horda dos salteadores rouba por fora. Os Assírios, sob diferentes líderes, assolam e saqueiam o país.
        3. Eles alegram ao rei. Eles agradavam Jeroboão, consentido prontamente em suas medidas e juntando-se cordialmente a ele na sua idolatria.
        4. Como um forno aquecido pelo padeiro. A paráfrase de Calmet sobre este versículo e os seguintes expressa muito perto o sentido: Oséias faz uma comparação dupla dos israelitas: a um forno e à massa de farinha. Jeroboão acendeu o fogo no seu próprio forno - o seu reino - e colocou o fermento na sua massa; e depois foi descansar, para que o fogo pudesse ter tempo para aquecer o forno e o fermento para aumentar a sua massa, para que os princípios falsos que ele tinha introduzido pudessem infectar toda a população. O fogo espalhou-se muito rapidamente e a massa muito depressa ficou impregnada do fermento. Viu-se todo o Israel a correr para esta festa e a participar nestas inovações. Mas o que será do forno - o reino; e do pão - o povo? O forno será consumido por estas chamas; o rei, os príncipes, e o povo serão envolvidos no fogo, vers. 7. Israel foi colocado sob as cinzas, como um pão bem amassado e levedado; mas não tendo sido cuidadosamente virado, ficou queimado em um dos lados antes que aqueles que o prepararam pudessem comê-lo; e inimigos e estranhos vieram e arrebataram o pão. Veja os vers. 8-9. O seu cativeiro duradouro foi consequência de sua maldade e de se terem apostatado da religião de seus pais.
        7. Todos os seus reis estão caídos. Houve um massacre lamentável entre os reis idólatras de Israel; quatro deles tinham caído no tempo deste profeta. Zacarias foi assassinado por Salum; Salum, por Menaém; Pecaías, por Peca; e Peca, por Oséias, 2 Reis 15. Todos eram idólatras e todos tiveram uma morte prematura.
        8. Um bolo que não foi virado. No Oriente, depois de terem aquecido o fogão, varrem um canto, colocam o bolo nele e o cobrem com brasas; num curto espaço de tempo, viram-no, voltam a cobri-lo e repetem o processo várias vezes, até acharem que está suficientemente cozido.
        9. As cãs estão aqui e ali em cima dele, mas ele não sabe. O reino envelheceu na iniquidade; o tempo do seu cativeiro está próximo e eles não são capazes de compreender qualquer eminência de perigo.

Sem comentários: