quarta-feira, 21 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

CAPÍTULO 12: 1-8

        O profeta, em termos muito directos, descreve a inutilidade e a devastação resultante de seguir um percurso de vícios; particularmente, como o percurso seguido por Efraim, que abandonou a Deus e rogou a aliança dos príncipes idólatras, 1. Judá também é reprovado, 2. Ele é lembrado do favor extraordinário de Deus a seu pai, Jacob, concedendo-lhe o direito de primogenitura; e exortado a seguir o exemplo dele, a lutar com Deus (o Anjo do concerto, o mesmo imutável Jeová), para uma bênção; e a amar a misericórdia e executar a justiça, 3-6. Efraim é acusado de perseguir práticas que são enganosas, embora fingindo integridade, 7-8. Deus, então, ameaça privar este povo das suas posses, 9, uma vez que haviam rejeitado todos os meios de correcção, 10, e se entregado à impiedade total, 11. E, como um agravamento da sua culpa, eles são lembrados dos começos tão humildes de que haviam sido levantados, 12-13. Declara-se que os juízos divinos prestes a cair sobre Israel são o resultado de grande provocação, 14.

        1. Efraim apascenta-se de vento. Ele forma e segue conselhos vazios. Segue o vento leste. Eles não são apenas vazios, mas perigosos e destrutivos. O vento leste era um vento abrasador, devastador e nocivo. Ele multiplica mentiras diariamente. Ele promete a si mesmo a segurança das alianças estrangeiras. Fez uma aliança com os Assírios, e enviou uma subvenção de azeite para o Egipto. O último o abandonou; o último o oprimiu.
        2. O Senhor também com Judá tem contenda. O resto da profecia diz respeito tanto a Judá como a Israel. Ele reprova a ambos por sua ingratidão ameaça-os com a ira de Deus.
        3. Pegou do calcanhar de seu irmão. Veja em Gén. 25: 26 e 32: 24, etc
        4. Ele teve poder sobre o anjo. Que representava o invisível Jeová. Ele chorou e fez uma súplica. Pediu com lágrimas que Deus o abençoasse e prevaleceu. A particularidade do seu choro não é mencionada em Génesis. Em Betel o encontrou. Foi lá que Deus fez essas promessas gloriosas a Jacó em relação à sua posteridade. Veja em Gén. 28: 13-15.
        5. O Senhor é o seu memorial. Ele é o mesmo Deus como quando Jacó, com tanto sucesso, lutou com ele.
        6. Por isso, volta-te para o teu Deus. Porque Ele é o mesmo e não pode mudar. Busca-O tão fielmente e tão fervorosamente como fez Jacó, e O encontrarás, o mesmo Ser misericordioso e compassivo.
        7. Ele é um mercador. Ou um "Cananeu," referindo-se aos Fenícios, famosos por seu movimento comercial. Efraim é tão corrupto quanto eram esses traficantes pagãos. Tinha, como muitos, em todos os tempos, têm tido, um peso e um peso - o mais pesado para comprar e um mais leve para vender.
        8. Tornei-me rico. Eles vangloriavam-se das suas riquezas, não obstante a forma injusta em que foram adquiridas.

Sem comentários: