quinta-feira, 1 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 5:10-15

        10. Como os que removem o limite. Tão execráveis como aqueles que removem os marcos. Eles têm pulado sobre a cerca da lei e limpado todos os muros do direito; têm desprezado e quebrado todas as leis, humanas e divinas.
        11. Andar após o mandamento. O mandamento de Jeroboão de adorar os seus bezerros em Dã e Betel. Muitos deles não foram obrigados a fazer isso; eles o fizeram voluntariamente.
        12. Para Efraim como a traça. Eu os consumirei a pouco e pouco, como a traça corrói uma peça de roupa.
        13. Quando Efraim viu a sua enfermidade. Quando Israel e Judá ambos sentiram sua própria fraqueza para resistir aos seus inimigos, em vez de Me invocarem e de confiarem em Mim, buscaram alianças pecaminosas e confiaram nos seus ídolos. Rei Jareb. Este nome não aparece em nenhum lugar das Escrituras senão aqui e no capº. 10:6. A Vulgata e o Targum traduzem yareb por um "vingador," uma pessoa que eles consideravam capaz de livrá-los de seus inimigos. É sabido bem que Menaém, rei de Israel, procurou aliança com Pul e Tiglate-Pileser, reis da Assíria e Acaz, rei de Judá. Estes foram os protectores que Efraim procurou. Veja 2 Reis 15 e 16. Mas, longe de os curar, fazendo-os tributários, os Assírios tornaram sua ferida mais grave.
        15. Irei e voltarei para o meu lugar. Eu os abandonarei até que se reconheçam culpados. Isto teve o efeito desejado, como veremos no capítulo seguinte; pois eles se arrependeram e voltaram-se para Deus e Ele teve misericórdia deles.

Sem comentários: