sexta-feira, 23 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

CAPÍTULO 13

        Este capítulo começa com a observação de que o temor de Deus leva à prosperidade, mas o pecado à ruína; uma verdade muito evidentemente exemplificada no pecado e punição de Efraim, 1-3. Como circunstância agravante da sua culpa, Deus lembra-lhes de Seus favores antigos, 4-5; dos quais haviam abusado vergonhosamente, 6; e que agora expõem-nos a punições terríveis, 7-8. Ele, porém, modera essas terríveis ameaças com promessas graciosas; e, em resposta ao seu arrependimento, compromete-se a salvá-los, quando nenhum outro podia protegê-los, 9-11. Mas, ah! Em vez de se arrepender, Efraim está a encher completamente a medida de sua iniquidade, 12-13. Apesar disso, Deus promete empregar a Sua omnipotência em favor do Seu povo, e, assim foi o caso, levantá-lo dentre os mortos, 14; embora, no entretanto, eles devam ser visitados com grandes calamidades nacionais, comparadas, primeiro, ao nocivo e abrasador vento leste, 15, e descritas, imediatamente depois, nos termos mais claros, 16.

        1. Quando Efraim falava tremendo. Quando ele era manso e humilde, de coração quebrantado e contrito de espírito. Exaltou-se a si mesmo em Israel. Ele tornou-se grande aos olhos de Deus; subiu na estima divina, na proporção em que ele caiu na sua própria. Ele pecou em Baal. Ele tornou-se idólatra. Ele morreu. Saiu contra ele a sentença de morte, da parte da justiça divina.
        3. Por isso serão como a nuvem de manhã ... como o orvalho da madrugada ... como a palha ... como a fumaça. Emprega-se aqui quatro coisas que muito facilmente podem ser impelidas, e dissipar-se, para mostrar como eles seriam espalhados entre as nações e dissipados pelo cativeiro.
        4. Eu sou o Senhor teu Deus. Esta foi a primeira revelação que fiz da minha pessoa a ti e o primeiro mandamento que eu dei; e mostrei-te que, fora de Mim, não há nenhum salvador.
        5. Eu te conheci. Eu te aprovei.
        7. Observá-los-eis. O leopardo, o tigre e a pantera esconder-se-ão numa mata espessa, perto da qual eles esperam que passe qualquer presa; e, assim que ela se aproxima, salta-lhe repentinamente em cima.
        8. Como uma ursa ... arrebatarei. Esta é uma figura para denotar ferocidade excessiva. Veja 2 Sam. 17:8. E lhes romperei as teias do coração. Cada besta selvagem vai primeiro ao sítio do sangue quando tiver agarrado a sua presa, porque elas têm mais deleite neste fluido do que nas partes mais excelentes da carne.
        10. Dá-me um rei e príncipes. Referindo-se ao tempo em que descartaram a teocracia divina e escolheram Saul no lugar de Jeová.
        11. Dei-te um rei na minha ira. Trata-se de Saul, porque eles ofenderam muito a Deus quando eles clamaram para ter um rei como as nações pagãs que estavam ao redor deles. Tirei-o no meu furor. Permiti que ele e os Israelitas caíssem diante dos Filisteus.
        12. A iniquidade de Efraim está atada. Está registada no meu tribunal; a sentença de morte está de reserva, e será exibida em tempo útil.
        13. Dores de mulher de parto. Estes julgamentos virão de repente e inevitavelmente.
        14. Eu os resgatarei do poder da sepultura. No seu cativeiro, eles são representados como estando mortos e sepultados, que é uma visão semelhante à que Ezequiel teve dos judeus no cativeiro Babilónico, na sua visão do vale dos ossos secos. Ó sepultura, eu serei a tua destruição. Sheol, que nós traduzimos sepultura, é o "estado dos mortos." Maveth, que traduzimos morte, é o "princípio de corrupção" que torna o corpo incapaz de continuar a ser a habitação da alma e, finalmente, o decompõe. Sheol será destruído, pois deve libertar todos os seus mortos. Maveth será aniquilado, porque o corpo ressuscitará incorruptível. Veja o uso que o apóstolo faz desta passagem, 1 Coríntios 15: 54-55. O arrependimento será escondido dos meus olhos. A respeito destes pontos eu não "mudarei o meu propósito"; este é o significado de arrependimento quando atribuído a Deus.
        15. Ainda que ele dê fruto. Yaphri; um trocadilho sobre a palavra ephrayim, que vem da mesma raiz, parah, "ser fecundo, brotar, florescer." Virá o vento leste. Como o vento leste queima e cresta toda a vegetação, assim Salmaneser arruinará e destruirá o estado Israelita.
        16. Samaria ficará desolada. Esta era a capital do reino Israelita. O que se segue é uma simples declaração profética das crueldades que serão exercidas sobre este povo desventurado pelos Assírios na pilhagem da cidade.

Sem comentários: