domingo, 11 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

CAPÍTULO 9: 1-9

        O profeta condena os israelitas por seus sacrifícios e festas nas suas eiras, pelos quais atribuíam aos ídolos, como faziam os pagãos, o louvor por toda a sua abundância, 1. Razão pela qual são ameaçados de fome e exílio, 2-3, numa terra em que serão contaminados e terão falta dos meios de adoração ao Deus de seus pais ou para observar as solenidades apontadas por Ele, 4-5. Não só, mais; eles prontamente cairão diante do destruidor, serão sepultados no Egipto e deixarão desolados os seus próprios sítios agradáveis, 6-9. Deus é, então, introduzido a declarar o favor que Ele tinha, no princípio, para com o Seu povo, e o prazer que Ele tinha na obediência deles; mas, agora, eles tinham-se revoltado tão profundamente, toda a sua glória tomará asa, Deus os abandonará e a sua descendência será votada à destruição, 10-17.

        1. Não te alegres. Não imites os pagãos, nem sirvas aos seus ídolos. Não prostituas a tua alma e o teu corpo na prática das suas impurezas. Até agora, tens actuado como uma prostituta comum, que vai até aos lugares comuns de debulha; junta-se com o mais abjecto, a fim de obter um salário mesmo do grão que ali se debulha.
        4. Como o pão de pranteadores. Por lei, um corpo morto e tudo que se relacionava com ele, a casa onde repousa e as pessoas que o tocaram, ficavam todos contaminados e imundos e, tudo o que tocassem era considerado imundo. Veja Deut. 26: 14; Num. 19: 11, 13-14.
        5. Que fareis vós no dia da solenidade? Quando fordes despojados de tudo pelos Assírios; porque os Israelitas que permaneceram na terra após a sua sujeição aos Assírios adoraram o Deus verdadeiro e ofereceram-Lhe os sacrifícios indicados pela lei, embora de forma imperfeita e cismática; e foi uma grande mortificação para eles o serem privados das suas festividades religiosas numa terra de estranhos.
        6. Pois eis que eles se foram. Muitos deles fugiram para o Egipto, para evitarem a destruição, mas foram lá apenas para morrer. Os lugares agradáveis para a sua prata. As belas quintas ou moradias, que tinham comprado com o seu dinheiro, estando agora abandonadas e desabitadas, ficam cobertas de urtigas; e até mesmo nos seus tabernáculos, crescem espinhos e silvas de diferentes tipos.
        7. Os dias de visitação. De castigo. O profeta é um insensato. Que aparentava predizer, sob autoridade divina, paz e abundância; pois, eis que tudo é desolação. O homem espiritual. Ish haruach, "o homem de espírito," que estava sempre a fingir achar-se sob uma inspiração divina. É louco. Ele agora está enfurecido, ao ver tudo a acontecer contrariamente à sua previsão.
        8. A sentinela de Efraim. O profeta verdadeiro, estava com, fiel a, Deus. O profeta. O profeta falso é o laço do passarinheiro; está continuamente a enganar o povo e a fazê-los cair em armadilhas.
        9. Muito profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá. Isto relaciona-se com o estupro e assassinato chocantes da esposa do Levita mencionados em Juízes 19: 16, etc.

Sem comentários: