quinta-feira, 22 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 12: 9-14       

        9. E eu ... o Senhor teu Deus. Eu, que te tirei da terra do Egipto, voltarei a fazer-te habitar em tendas. Isto parece ser uma ameaça. Eu vou reduzir-te a um estado tão miserável, na terra do teu cativeiro, como muitas vezes fostes por causa das tuas transgressões, no deserto.
        10. Também falei. Eu usei todos os meios e empreguei todos os métodos para instruir-te e salvar-te. Enviei profetas, os quais falaram claramente, exortando-te, advertindo-te, e rogando-te para voltares para Mim. Tiveram visões divinas, que declararam e interpretaram. Usaram comparações, "símbolos, metáforas, alegorias," a fim de fixar a tua atenção e trazer-te de volta ao que era o teu dever e do teu interesse.
        11. Iniquidade em Gileade. Gilgal e Gileade são igualmente perversos e igualmente idólatras. Gileade, que ficava além do Jordão, já havia sido subjugado por Tiglate-Pileser. Gilgal, que ficava aquém do Jordão, partilhará o mesmo destino, porque é, agora, tão idólatra quanto o outro. Os seus altares são como montões. Eles encontram-se por toda a parte. Toda a terra está entregue à idolatria.
        12. Serviu por uma mulher. Sete anos por Raquel. Por uma mulher guardou o gado. Sete anos por Léia, tendo sido enganado por Labão, que lhe deu primeiro Léia em vez de Raquel e, depois, fê-lo servir mais sete anos, antes de confirmar seu primeiro compromisso. Os críticos reclamam falta de combinação aqui. Porque é predito este facto isolado? Assim, em uma frase isolada, o profeta fala da baixa condição dos seus ancestrais e quão amplamente a providência de Deus os protegeu e abasteceu. Esta é toda a conexão que o lugar exige.
        13. Por um profeta (Moisés), o Senhor tirou Israel do Egipto, e por um profeta (Josué) foi ele preservado. Josué sucedeu a Moisés e introduziu os Israelitas na Terra Prometida; e quando eles passaram o Jordão, em Gilgal, ele recebeu o pacto da circuncisão - e, contudo, este mesmo lugar tinha agora sido convertido por eles em sede da idolatria!
        14. Por isso, deixará sobre ele o seu sangue. Ele não removerá a sua culpa.

Sem comentários: