segunda-feira, 12 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 9: 10-17

        10. Achei a Israel como uvas no deserto. Enquanto foram fiéis, eram-me tão aceitáveis, como seriam uvas maduras para um viajante sedento no deserto. E as suas abominações eram como aquilo que amaram. Ou, "Eles tornaram-se tão abomináveis como o objecto do seu amor."
        11. A sua glória voará. Ela saltará, subitamente, para longe deles e nunca mais voltará. Desde o nascimento. "Para que não haja nascimento, nem gestação, nem concepção." - Newcome.
        13. Efraim, assim como vi a Tiro. Tiro estava firmemente assentada numa rocha no mar; Samaria estava localizada numa montanha, ao mesmo tempo segura e agradável. Mas a firmeza e a beleza dessas cidades não as salvará da destruição. Efraim levará seus filhos ao matador. O povo será destruído ou levado ao cativeiro pelos Assírios.
        14. Dá-lhes, ó Senhor; o que lhes darás? Há uma beleza invulgar nestas palavras. O profeta, vendo os males que estavam, provavelmente, para cair sobre os seus conterrâneos, começa a fazer intercessão por eles; mas, quando ele tinha concebido a primeira parte da sua petição, "Dá-lhes, ó Senhor," a luz profética revelou-lhe que a petição não seria respondida e que Deus estava prestes a dar-lhes algo muitíssimo diferente. Então, mudando o seu pedido, que o Espírito Divino havia interrompido, dando a entender que não devia proceder em seu pedido, ele faz, então, a pergunta, "O que lhes darás?" e a resposta é: "Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos.” E isso ele tem ordem de anunciar. É provável que os israelitas se orgulhassem da fecundidade de suas famílias e da população numerosa do seu país. Deus agora diz-lhes que isto não será mais assim; suas esposas serão estéreis e a terra, amaldiçoada.
        15. Toda a sua malícia se acha em Gilgal. Embora não sejamos directamente informados do facto, temos, no entanto, razão para acreditar que eles houvessem sido culpados de algumas práticas escandalosas de idolatria em Gilgal. Veja capº. 4: 15.
        16. Efraim foi ferido. A coisa que está determinada considera-se como já realizada. Secou-se a sua raiz. Nunca mais serão um reino. E nunca tiveram qualquer sistema político desde seu cativeiro pelos Assírios até aos dias actuais. Sim, ainda que gerem. Veja a nota nos vs. 11-12.
        17. O meu Deus os rejeitará. Aqui o profeta parece pedir desculpas da severidade destas denúncias; e defender a justiça divina, da qual elas procederam. Porque eles não deram ouvidos à Sua voz é que o meu Deus, a Fonte da misericórdia e da bondade, os rejeitará. E vagabundos andarão entre as nações. E por onde têm andado vagabundos, quem pode dizer? E em que nações podem ser encontrados, ninguém sabe.


Sem comentários: