quarta-feira, 14 de março de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 10: 9-15

        9. Desde os dias de Gibeá pecaste. Esta é uma outra referência ao horrível estupro e assassinato da esposa do Levita, Juízes 19: 13-14. Ali permaneceram eles. Apenas uma tribo foi quase destruída, a saber, a de Benjamin. Foram eles os autores do crime, os filhos da iniquidade; as outras foram sem falta e apenas defenderam os direitos da justiça e misericórdia.
        10. Quando se atarem a si próprios nos seus dois sulcos. "Quando forem castigados em virtude das suas duas iniquidades," ou seja, os bezerros em Dã e Betel (Newcome). Mas esta dupla iniquidade pode referir-se ao que diz Jeremias no, capº. 2: 13: "O meu povo fez duas maldades" - (1) "A Mim me deixaram"; (2) Juntaram-se a ídolos.
        11. Efraim é como uma bezerra que é domada. Uma bezerra completamente forçada ao jugo. Gosta de trilhar. Vai pacificamente no jugo; e está satisfeita porque, não estando amordaçada, ela come o milho. Forcei sobre a formosura do seu pescoço. Eu pus o jugo sobre ela, para que não trilhasse o milho apenas, mas puxasse o arado e arrastasse a grade. Jacó lhe desfará os torrões. Grade.
        12. Lavrai o terreno de poisio. Não se contentem com um sulco ligeiro; deixem a terra que foi arroteada (arada ligeiramente) ser aberta de novo, com sulcos profundos.
        13. Vós lavrastes impiedade. Trabalhastes no pecado. Ceifastes iniquidade. A punição devida à vossa iniquidade. Comestes o fruto da mentira. O vosso culto falso e os vossos falsos deuses trouxeram-vos para o cativeiro e para a miséria. Porque confiastes no vosso caminho. Confiastes nos vossos próprios conselhos e nos vossos valentes, e não no Deus que vos criou.
        14. Levantar-se-á um grande tumulto. Em breve o inimigo cairá sobre o teu povo e tomará todas as tuas fortalezas. Como Salmã destruiu a Bete-Arbel. Alguns pensam que se faz aqui uma alusão à destruição de Arbela, uma cidade da Arménia, por Salmaneser, aqui chamado Salmã; e isso, enquanto ele ainda era apenas general das forças da Assíria e não rei. Penso que a história a que isto se refere é desconhecida.
        15. Assim vos fará Betel. Será esta a consequência da vossa idolatria. Numa manhã o rei de Israel será completamente destruído. Subitamente, inesperadamente. Oseias, o rei de Israel, será destruído pelos Assírios.

Sem comentários: