sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Daniel, o Profeta

Capítulo 1:3-21

3. Chefe dos seus eunucos. Esta palavra eunucos quer dizer oficiais perto de ou no palácio, quer literalmente eunucos ou não.

4. Crianças. "Jovens, homens novos;" e assim a palavra deve ser entendida através deste livro. Instruídos em toda a sabedoria. Antes, pessoas capazes de qualquer tipo de realização literária, para que pudessem ser colocadas sob instrução apropriada.

6. E entre eles. Sem dúvida alguma, vários jovens da nobreza de outras províncias; mas os quatro mencionados aqui eram judeus e supõe-se terem sido todos de linhagem real.

7. Aos quais o chefe dos eunucos deu nomes. Esta mudança de nomes era um sinal de domínio e autoridade. Era costume dos proprietários impor novos nomes aos seus escravos; e, muitas vezes, os governantes, ao subirem ao trono, assumiam um nome diferente do que tinham antes. Daniel significa "Deus é o meu Juiz." Mudaram-lhe o nome para Beltessazar; em Caldeu, “O tesouro de Bel." Hananias significa "O Senhor tem sido gracioso para mim," ou “Aquele a quem o Senhor é gracioso." Este nome foi mudado para Sadraque, Caldeu, que tem sido traduzido de diversas formas: "A inspiração do sol"; "Deus, o autor do mal, seja propício para connosco";  "Que Deus nos preserve do mal". Misael significa "Aquele que vem de Deus”. Chamaram-lhe Mesaque, que em Caldeu significa "Aquele que pertence à deusa Sesaque", uma célebre divindade dos babilónios, citada por Jeremias, capítulo 25:26. Azarias, que quer dizer "O Senhor é o meu Ajudador", mudaram para Abed-nego, que em Caldeu é "O servo de Nebo" que era uma das suas divindades.

11. Então disse Daniel a Melzar. Melzar era um oficial subordinado a Aspenaz, cuja ocupação era atender à alimentação, ao vestuário, etc., desses cativos reais.

12. Dê-nos legumes a comer. Sementes ou grãos, tais como cevada, trigo, centeio, ervilhas, etc. Embora uma dieta vegetal pudesse ter produzido esta salubridade de todo o sistema em geral, e, particularmente, do semblante, como mencionado aqui, devemos, contudo, entender que houve uma bênção especial de Deus nisto, porque esta dieta livre foi considerada num contexto religioso.

21. O primeiro ano do rei Ciro. Isto é, até ao fim do império caldeu. E encontramos Daniel vivo no terceiro ano de Ciro; ver cap. 10:1.

Sem comentários: