sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 2:14-23

        14. Eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. Depois de infligir muitos juízos sobre ela, restaurá-la-ei novamente. Vou tratá-la como um marido muito carinhoso faria a uma esposa infiel. Em vez de castigá-la publicamente como exemplo para os outros, ele leva-a aparte, fala e contende com ela; fá-la voltar à boa conduta; promete passar ao lado e perdoar tudo, se ela emendar os seus caminhos. Entretanto, ele fornece o que é necessário para as necessidades dela e para ela ficar confortavelmente sustentada; e assim, abrindo uma porta de esperança para ela, ela pode ser plenamente reconciliada; pode alegrar-se como no início, quando ele a tomou pela mão e ela tornou-se sua noiva.
        15. Ali ela cantará. Ela cantará ali a canção correspondente, como em ocasiões de festivais solenes e em cerimónias de casamento. O Livro dos Cânticos é deste tipo.
        16. Tu me chamarás Ishi. Isto é, "Meu Homem," ou, "Meu Marido," um título de amor e afecto; e não Baali, "Meu mestre," um título que suscitava medo e apreensão; o qual, conquanto bom, em si, tinha-se mostrado, agora, impróprio para ser aplicado a Jeová, por ter sido aviltado pela sua aplicação aos falsos deuses. Isto indicava que eles deviam evitar a idolatria escrupulosamente; e tiveram uma prova completa da ineficácia do seu culto idólatra tal que, após o seu cativeiro, nunca mais cultuaram aos ídolos.
        18. Farei por eles uma aliança. Promoverei um acordo entre eles e os pássaros, as bestas e os répteis, de modo a que não sejam lesados por eles; os seus rebanhos não sejam destruídos, nem as suas colheitas pilhadas. Também evitarei toda a espécie de guerra, para que eles nunca mais suportem as calamidades que derivam dessa fonte. Ademais, estarão a salvo de ladrões e sobressaltos nocturnos; porque eu os farei deitar em segurança.
        19. Desposar-te-ei comigo. O povo é representado sempre sob o símbolo de uma esposa infiel a seu marido. Em justiça. Em conformidade com a lei, a razão e a equidade. Em juízo. De acordo com o que é justo e conveniente. Em benignidade. Tendo o maior afecto e amor por ti. Em misericórdias. Perdoando e apagando todas as faltas passadas.
        20. Em fidelidade. Nunca mais te prostituirás com os ídolos, mas serás fiel Àquele que se chama a Si mesmo o teu Marido. Tu conhecerás ao Senhor. Da tua parte não haverá mais infidelidade, nem da Minha divórcio.
        21. Eu ouvirei, diz o Senhor. A frase é repetida para mostrar quão definitivamente o assunto estava decidido pelo Todo-Poderoso e quanto, implicitamente, poderiam depender da promessa divina.
        22. Responderá ao trigo, e ao vinho. Quando eles parecerem expressar o desejo de suprir as necessidades do homem. E estes responderão a Jezreel. O povo desamparado, que está a passar pela privação das coisas necessárias à vida.
        23. Semeá-la-ei. Aludindo à significação do nome Jezreel, "a semente de Deus." Então, ficará a impressão de que Deus mostrou misericórdia àqueles que não tinham alcançado misericórdia. Depois a aliança de Deus será renovada; pois Ele vai chamar Seu povo aos que não eram Seu povo; e chamarão a Jeová seu Deus aqueles que antes não O tinham como objecto do seu culto.
        As frases na última parte deste versículo são muito abruptas, mas extremamente expressivas; omitindo as palavras acrescentadas pelos tradutores e que enfraquecem a passagem, ela fica assim: "Eu vou dizer a não meu povo, Tu, meu povo; e ele dirá, Meu Deus.”


Sem comentários: