terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Daniel, o Profeta

Capítulo 2:24-49

        24. Não destruas os sábios. O decreto foi suspenso até que se confirmasse que Daniel podia contar o sonho e dar a sua interpretação.
        27. Não é possível aos sábios. Não podem os vossos peritos, ajudados pelos vossos deuses, revelar-vos o segredo? Esta pergunta era necessária para que o rei pudesse ver a insensatez de depender dos primeiros e de adorar aos segundos. Os adivinhos. Uma das nossas palavras antigas: "Os contadores da verdade."
        28. Há um Deus no céu. Para O distinguir daqueles ídolos, obras de mãos humanas e dos falsos deuses em que os caldeus confiavam. Nos últimos dias. Uma frase que, nos profetas, geralmente quer dizer os tempos do Messias.
        31. Uma grande estátua. Representando as quatro grandes monarquias.
        32. A cabeça era de ouro fino. O império Babilónico, o primeiro e o maior. O peito e os braços de prata. O império Medo-Persa, sob o governo de Ciro, etc. O seu ventre e as suas coxas de bronze. O império Macedónio, sob Alexandre, o Grande e seus sucessores.
        33. As suas pernas de ferro. O governo Romano. Os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. O mesmo, misturado com as nações bárbaras e dividido em dez reinos.
        34. Uma pedra foi cortada. A quinta monarquia; o reino espiritual do Senhor Jesus, que é para durar para sempre e propagar-se por toda a terra.
        37. O Deus do céu. Não dado pelos teus próprios deuses, nem adquirido por tua própria habilidade e destreza; é uma dádiva de Deus. Poder. Para governar este reino. E força. Para defendê-lo contra todos os inimigos. E glória. Grande honra e dignidade.
        44. Um reino que não será jamais destruído. O império de Cristo extenso e em expansão. Não passará a outro povo. Todos os impérios anteriores engoliram um ao outro sucessivamente, mas este permanecerá até ao fim do mundo.
        45. Certo é o sonho. Ele contém uma representação exacta das coisas como elas hão-de acontecer. E fiel a sua interpretação. As partes do sonho foram explicadas de boa fé.
        46. O rei ... caiu com o rosto em terra. Prostrou-se; entre os antigos, este era o acto mais completo de adoração. Adorou a Daniel. Considerando-o um deus, ou um ser divino. Sem dúvida, Daniel não lho permitiu-o, porque aceitar isso teria sido idolatria grosseira.
        47. O vosso Deus é Deus dos deuses. Ele é maior que todos os outros. E o Senhor dos reis. Ele governa tanto o céu como a terra.
        48. Engrandeceu a Daniel. (1) Dando-lhe muitos e ricos presentes, (2), pondo-o por governador de toda a província de Babilónia, e (3), pondo-o por chefe ou presidente sobre todos os sábios.
        49. Daniel pediu ao rei e ele colocou Sadraque, Mesaque e Abednego, sobre os negócios da província de Babilónia. Ele queria que seus três companheiros fossem promovidos, os quais tinham compartilhado suas ansiedades e o ajudaram com as suas orações. A todos eles foram atribuídos lugares de confiança, em que poderiam fazer muita coisa boa e evitar muito mal. Daniel estabeleceu sua residência na corte do rei. Ou seja, era o oficial chefe do palácio e o maior confidente e conselheiro do rei.

Sem comentários: