terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Livro de OSÉIAS

  Capítulo 4:12-18  

         12. A sua madeira. Eles consultam seus deuses de madeira. E a sua vara lhe declara. Eles usam a adivinhação por varas; ver Ezequiel 21.
        13. É boa a sua sombra. As suas “filhas cometeram prostituição e as suas esposas cometeram adultério." (1) As suas divindades eram adoradas com prostituição. (2) Eles bebiam muito no seu culto aos ídolos, v 11 e, assim, suas paixões se inflamavam. (3) Os bosques pequenos e densos eram favoráveis às práticas das prostituições e adultérios aqui mencionados. Em imitação a estes, algumas nações têm os seus jardins públicos.
        14. Não castigarei. "Por que haveríeis de ser mais feridos? Revoltar-vos-íeis cada vez mais.” Quando Deus, em juízo, remove as sentenças, o caso dessa gente é um caso perdido. Enquanto há esperança, há repreensão. Mesmos se desviam. Há uma referência aqui a certas orgias não deviam ser descritas. O estado das pessoas por este tempo deve ter sido abominável, além de qualquer precedente - animal, sensual, bestial, diabólico: mulheres consagrando-se para servir os seus ídolos na prostituição pública; pessoas desmembradas como os Galli ou sacerdotes de Cibele; homens e mulheres agindo de modo contrário à natureza; e todos juntando-se para praticar actos diabólicos.
        15. Não se faça culpado Judá. Israel era totalmente dissoluto; e Judá não era assim. Aqui ele é exortado a manter a sua integridade. Se o primeiro quiser ir para o que antes era Betel, a "casa de Deus," agora, Bete-Áven, "casa da iniquidade," porque Jeroboão estabeleceu ali os seus bezerros, não os imite Judá. Gilgal era o lugar onde a aliança da circuncisão foi renovada, quando o povo passou o Jordão; mas tornou-se vergonhoso com o culto de ídolos, depois de Jeroboão haver estabelecido a idolatria.
        16. Israel voltou para trás. Eles são intratáveis, como uma novilha ou boi não domados que puxam para trás, ao invés de se submeterem ao jugo. Os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso. Uma espécie de ironia. Irás para a Assíria, e serás disperso entre as nações; podes divertir-te no extenso império, para onde vais ser levado em cativeiro.
        17. Efraim. As dez tribos. Deixai-o sozinho. Eles são incorrigíveis; deixai-os entregues às consequências da sua conduta corrupta.
        18. A sua bebida é ácida. Ou melhor, "Ele está perdido no seu vinho." As tentações da idolatria levaram-nos para longe. Seus príncipes amam com vergonha. Melhor, "têm amado a vergonha"; eles ufanam-se das suas abominações. Dai vós. Talvez seja melhor ler: "Os seus príncipes têm cometido, etc. Eles têm amado presentes. Que vergonha!"

Sem comentários: