quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 2:1-5

        O profeta exorta o seu povo a falar e a agir como convém àqueles que alcançaram misericórdia de Deus; e a protestar veementemente contra a conduta da mãe deles (Samaria), que é ameaçada de cativeiro em virtude de ter abandonado a Deus e atribuído sua prosperidade aos ídolos, 1-5. Como uma ampliação desta ameaça, o profeta enumera uma série de aflições que viriam a acontecer-lhe para a levar ao sentimento de sua obrigação para com Deus; e da loucura de ir em busca dos ídolos e de atribuir-lhes erradamente as bênçãos da Providência, 6-13. Depois destas correcções, no entanto, Deus promete conduzir Israel em segurança para a sua própria terra; talvez aludindo à sua restauração do cativeiro babilónico; porque supõe-se que esta profecia foi anunciada cerca de 250 anos antes deste evento, 14-15. Além disso, Ele compromete-se a tratar com eles como um Marido terno e não como um amo severo, como eram os ídolos aos quais eles serviam, 16-17. O restante do capítulo promete ao povo de Deus, o verdadeiro Israel, protecção de todo o mal, com a posse de todas as bênçãos, sob um novo pacto; e isso, em termos plenos de beleza, energia e consolação. Céu e terra e tudo o que eles contêm; toda a natureza e o Deus da natureza são representados como aliando-se para fazer o povo de Deus feliz; de modo que, se eles apenas soprarem um desejo, uma parte da natureza, animada ou inanimada, ecoa-o a outra e todas se unem, em suave harmonia, para transmiti-lo ao ouvido do Todo-Poderoso. "Eu ouvirei, diz o Senhor, ouvirei os céus e eles ouvirão a terra; e a terra responderá ao trigo, ao vinho e ao óleo; e estes responderão a Jezreel."
        1. Dizei a vossos irmãos, Ami. Eu prefiro a tradução destes nomes próprios. Dizei a vossos irmãos, "Meu povo"; e às vossas irmãs, aquelas que "alcançaram misericórdia."
        2. Contendei com a vossa mãe. Povo de Judá, acusai a vossa mãe (Jerusalém), que abandonou o meu culto e se tornou idólatra; convencei-a da sua loucura e iniquidade, e fazei-a voltar para Aquele contra quem ela tão profundamente se revoltou.
        3. Para que eu não a deixe despida. Para que eu não a exponha à infâmia, à miséria e ao castigo. A punição de uma adúltera entre os antigos alemães era a seguinte: "Rapavam-lhe a cabeça, tiravam-lhe a roupa toda, na presença de seus familiares e, neste estado, atiravam-na da casa de seu marido." Veja em Isa. 3: 17; veja também Ezeq. 16: 39; 23: 26. E a faça como uma terra seca. Foi prometido aos israelitas, se fossem obedientes, uma terra que mana leite e mel; mas, se fossem desobedientes, o inverso. E é isto que Deus aqui ameaça contra Israel desobediente.
        4. Eles são filhos de prostituições. Eles são todos idólatras; e foram consagrados aos ídolos, de cujas marcas são portadores.
        5. Que me dão o meu pão. Veja a nota em Jeremias 44: 17-18, onde quase as mesmas palavras são encontradas e ilustradas.

Sem comentários: