domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 3

        Pelo acto do profeta de tomar de novo sua esposa, por quem ele (seu amigo ou marido) ainda conservava seu afecto, embora ela tivesse provado ser infiel; por Sua entrada num novo contrato com ela; e por dar-lhe esperanças de reconciliação, quando ela provasse por algum tempo, como se tivesse ficado num estado de viuvez, a sinceridade do seu arrependimento; é representada a maneira graciosa como Deus irá restaurar os Judeus do cativeiro babilónico, 1-4. Indica-se também, muito veementemente, que toda a casa de Israel será adicionada à Igreja de Cristo nos últimos dias, 5.
        1. Vai outra vez, ama uma mulher. Esta é uma ordem diferente da que foi mencionada no primeiro capítulo. A primeira indicava a infidelidade do reino de Israel e o divórcio entre Deus e eles. Ele os entregou aos seus inimigos e ordenou que fossem levados para o cativeiro. A mulher aqui mencionada representa uma que era uma esposa legítima e que se juntava a um amante; então, repudiada pelo marido; depois, arrependendo-se e desejosa de se juntar ao seu cônjuge; pondo termo ao seu comércio de adultério, mas ainda não reconciliada com ele. Este era o estado e a disposição dos judeus sob o cativeiro babilónico. Apesar de separados dos seus próprios ídolos, eles continuavam separados do seu Deus. Ele ainda é representado como tendo sentimentos afectuosos para com eles; aguardando o seu total arrependimento e contrição, a fim de renovar a aliança de casamento. Estas coisas são assinaladas pelas acções simbólicas do profeta.
        Amada de seu amigo. Ou "um amante do mal." Conforme o amor do Senhor. Esta mulher, que se tinha provado desleal a seu marido, ainda era amada por ele, embora ele pudesse não a reconhecer; como os Israelitas eram amados pelo Senhor, enquanto eles estavam a prestar atenção a outros deuses. Os garrafões de vinho, provavelmente, eram como os que se usava para as libações ou para beber nas festas dos ídolos.
        2. Quinze peças de prata. Se fossem siclos, o preço desta mulher era cerca de duas libras e cinco xelins. Um homer de cevada. Como o homer valia cerca de oito alqueires, um homer e meio seria cerca de doze ou treze alqueires.
        3. Tu ficarás comigo muitos dias. Ele não a levou para casa, mas fez um contrato com ela, pelo qual, se ela se abstivesse dos seus maus caminhos, ele a tomaria para si mesmo depois de um período suficiente de prova. No entretanto, deu-lhe dinheiro e cevada para sua subsistência, para que ela não se expusesse à tentação de se tornar novamente infiel. E assim eu quero ser também para ti. Ou seja, se tu, Israel, te mantiveres separado da idolatria e Me deres prova, pela tua abstinência total de ídolos, que serás Meu fiel adorador, eu te receberei novamente e, entretanto, sustentar-te-ei  com as coisas necessárias à vida, enquanto estiveres na terra do teu cativeiro.
        4. Muitos dias sem rei. Esta profecia tem sido literalmente cumprida, até aqui. Desde a destruição do Templo, pelos Romanos, eles não tiveram nem rei nem príncipe. Sem imagem ... éfode ... terafins. A Septuaginta: "Sem sacrifício, sem altar, sem sacerdócio e sem oráculos".
        5. Depois tornarão os filhos de Israel. Arrepender-se-ão das suas iniquidades e buscarão ao Senhor; porão de parte sua adoração falsa e servirão ao verdadeiro Deus em espírito e em verdade. E a Davi, seu rei. Ou, como o Targum: "Eles obedecerão ao Messias, o Filho de Davi, seu rei"; e assim olharão, com confiança, para Aquele a quem traspassaram e se lamentarão.

Sem comentários: